Programa Residência Pedagógica: contribuições para a formação inicial de professores de matemática

Autores

  • Adriele Oliveira Costa

DOI:

https://doi.org/10.22481/riduesb.v8i1.12397

Resumo

Este trabalho tem como objetivo analisar a contribuição do Programa de Residência Pedagógica (PRP) para a formação inicial do professor de Matemática, em particular uma experiência vivenciada pela autora e, desse modo, compreender como se caracteriza a relação entre a instituição e escola. Esta pesquisa teve como procedimento metodológico duas fontes principais, sendo a pesquisa bibliográfica, com amparo na literatura existente sobre o PRP. E a outra parte da pesquisa, aconteceu por meio da observação participativa. Concluímos que, o PRP permite ao estagiário desenvolver a prática docente em um ambiente supervisionado, promovendo a apropriação de conteúdos teóricos, metodológicos e práticos, que estão intimamente relacionados com a construção do conhecimento sobre o ensino da matemática. Além disso, as atividades desenvolvidas no PRP promovem a reflexão do estagiário sobre sua prática de ensino, favorecendo o uso de múltiplos recursos de aprendizagem e a construção de um aprendizado significativo.

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Publicado

2023-08-09

Como Citar

COSTA, Adriele Oliveira. Programa Residência Pedagógica: contribuições para a formação inicial de professores de matemática. Revista de Iniciação à Docência, [S. l.], v. 8, n. 1, p. e12397, 2023. DOI: 10.22481/riduesb.v8i1.12397. Disponível em: http://periodicos2.uesb.br/rid/article/view/16638. Acesso em: 5 jul. 2025.