Educação em direitos humanos na formação docente para os anos iniciais: Ciência e arte no estudo da cultura alimentar

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22481/riduesb.v8i1.11732

Resumo

Neste trabalho, relatamos e discutimos uma experiência de formação inicial docente para os Anos Iniciais e Educação de Jovens e Adultos (EJA), voltada para a Educação em Direitos Humanos (EDH), a partir da relação entre Ciência e Arte, no trabalho com a cultura alimentar como tema de estudos. Para isso, assumimos a perspectiva de EDH para a transformação social e, em termos pedagógicos, a proposta CTS-ARTE e a interdisciplinaridade para repensar o currículo escolar. A prática de formação inicial contemplou o planejamento de atividades de ensino pelos licenciandos para desenvolvimento com estudantes dos Anos Iniciais e da EJA. Em termos pedagógicos, as propostas de EDH na escola contemplaram a abordagem de temas sociais com relações interdisciplinares entre Ciência e Arte. O estudo da cultura alimentar, no contexto da EDH, possibilitou dar visibilidade a pessoas envolvidas em práticas históricas e culturais relacionadas à alimentação. Concluímos que a inserção da EDH, a partir do diálogo Ciência e Arte, contribuiu tanto para a inserção de temas sobre alimentação e o empoderamento de pessoas e comunidades tradicionais, quanto para uma relação mais próxima dos licenciandos com o conteúdo de Ciências nos Anos Iniciais e na EJA.

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Publicado

2023-06-26

Como Citar

PESSOA, Wilton Rabelo; PEREIRA, Ramiely Yasmine Rosa. Educação em direitos humanos na formação docente para os anos iniciais: Ciência e arte no estudo da cultura alimentar. Revista de Iniciação à Docência, [S. l.], v. 8, n. 1, p. e11732; 1–19, 2023. DOI: 10.22481/riduesb.v8i1.11732. Disponível em: http://periodicos2.uesb.br/rid/article/view/15968. Acesso em: 5 jul. 2025.