Educação para a Cultura de Paz e Formação de Professores

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22481/riduesb.v8i1.11675

Resumo

O presente artigo objetiva compreender algumas das bases epistemológicas para o incremento de uma educação para a cultura de paz e as possibilidades de uma formação docente humanista que aponte para essa rota. A metodologia adotada neste trabalho é de natureza qualitativa, de base fenomenológica, fundada no método interpretativo. É ainda, uma investigação da ordem descritiva e de revisão bibliográfica, em que tomamos Morin (2000, 20003) e Pecotche (2014, 2015, 2017, 2018, 2019) como marcos referenciais primários. A educação humanista voltada para a temática da cultura de paz, ainda precisa ser compreendida, divulgada e praticada. Constatamos que para atingir esse desiderato, é preciso revisitar os alicerces da formação docente, razão pela qual elencamos oito pontos necessários à práxis. O artigo visa promover uma reflexão sobre o compromisso ético de se desvincular individualmente das práticas sociais da contracultura de paz, o que nos leva a repensar os modelos educacionais atualmente utilizados na formação de professores.

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Publicado

2023-06-26

Como Citar

MACEDO, Sheyla Maria Fontenele; NOGUEIRA MAGALHÃES, Karen Ingred; SOUZA, José Mário de. Educação para a Cultura de Paz e Formação de Professores. Revista de Iniciação à Docência, [S. l.], v. 8, n. 1, p. e11675; 1–19, 2023. DOI: 10.22481/riduesb.v8i1.11675. Disponível em: http://periodicos2.uesb.br/rid/article/view/16225. Acesso em: 5 jul. 2025.