A pedagogia crítica de Paulo Freire na constituição da identidade profissional de uma formadora de professores de Física em uma cultura de paz, solidariedade e transformação social

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22481/riduesb.v8i1.11729

Resumo

No Brasil há um número importante de investigações que visam compreender as práticas, os discursos e as concepções dos formadores de professores. Isso é necessário, pois elas têm um papel fundamental na formação inicial e continuada, bem como na promoção de políticas, modelos e programas para professores. Sendo assim, este artigo tem como objetivo analisar o papel da pedagogia crítica de Paulo Freire na constituição da identidade de uma futura formadora de professores de Física em uma cultura de paz, solidariedade, transformação e justiça social a partir do diálogo entre “amigas críticas”, ressignificando o termo na perspectiva dialógico-problematizadora freiriana. A constituição da pesquisa se deu por meio da realização de uma entrevista. Os aportes teóricos e metodológicos que sustentaram o desenvolvimento da pesquisa foram a Análise de Discurso Pecheutiana e os referenciais da área de formação de professores. A partir da análise de dados, foi possível compreender que a formação da futura formadora se inscreve na esperança e no amor, como escuta atenta e luta pela transformação social. Ademais, concluímos que os amigos críticos se constituem na escuta e solidariedade, pois o formador, segundo Freire (2020), precisa aprender a ouvir, estimular a fala e administrar o silêncio.

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Publicado

2023-06-26

Como Citar

GUZMAN, Lisbeth Lorena Alvarado; BELÍSSIMO, Jéssica Reis; NARDI, Roberto. A pedagogia crítica de Paulo Freire na constituição da identidade profissional de uma formadora de professores de Física em uma cultura de paz, solidariedade e transformação social. Revista de Iniciação à Docência, [S. l.], v. 8, n. 1, p. e11729; 1–18, 2023. DOI: 10.22481/riduesb.v8i1.11729. Disponível em: http://periodicos2.uesb.br/rid/article/view/15980. Acesso em: 5 jul. 2025.