O perfil pedagógico e a percepção de professores baianos sobre a alfabetização de crianças com deficiência intelectual
DOI:
https://doi.org/10.22481/sertanias.v5i1.15142Resumen
Este artigo tem o objetivo de descrever o perfil pedagógico dos professores baianos que trabalham com crianças com Deficiência Intelectual (DI) e identificar suas percepções sobre a alfabetização de crianças com DI moderada. Trata-se de uma pesquisa quantitativa transversal realizada com coleta de dados online. Os resultados demonstram que 91,9% dos professores concordam que ambos os modelos de ensino (individualizado e inclusivo) - quando aplicados de maneira complementar - são eficientes para a alfabetização de alunos com DI moderada; no cenário do ensino regular, 88,2% dos professores participantes sentem dificuldade para ensinar crianças com DI; 83,8% consideram que o ensino utilizado atualmente é ineficiente para a alfabetização de crianças com o perfil clínico de DI moderada; 84,6% se sentem preocupados quando informados que irão ensinar crianças com DI. A análise de regressão evidencia que o conhecimento dos professores para alfabetizar crianças com DI moderada diminui a possibilidade de eles se sentirem despreparados para intervenções pedagógicas; considerar que o ensino regular é capaz de promover a alfabetização de uma criança com DI moderada diminui a confiança na possibilidade de aprendizagem com adaptação curricular. Por outro lado, os professores concordam que o ensino utilizado é pouco eficiente para a alfabetização de crianças com DI moderada, o que representa uma das dificuldades.
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