Articulando Ações com o Gestar

Autores

  • Adriana Cruz de Souza Colégio Modelo Luis Eduardo Magalhães

Palavras-chave:

Conhecimento, Contextualização, Interdisciplinaridade

Resumo

O presente artigo apresenta um relato das atividades desenvolvidas com o programa Gestar na Escola, no Colégio Estadual Camilo de Jesus Lima, localizado no município de Vitória da Conquista-Bahia, pelos professores de Matemática das séries finais do ensino fundamental II (6ª ao 9º ano), no decorrer do ano de 2014. Através de técnicas e materiais adequados foram desenvolvidas atividades para explorar o que há de mais divertido, prático e criativo na Matemática, como forma de envolver os alunos na busca do novo conhecimento. Neste sentido, o programa Gestar na Escola revela-se de grande importância para o desenvolvimento de estratégias eficazes para o ensino-aprendizagem, uma vez que permitiu aos alunos o domínio de conteúdos básicos de forma prática e contextualizada, tornando a aprendizagem significativa. As atividades aqui relatadas fizeram parte dos projetos que foram aplicados na escola, utilizando a contextualização e a interdisciplinaridade como forma de integrar os alunos e ao mesmo tempo formalizar conceitos. Assim, os conhecimentos prévios dos alunos interagem com as novas informações através da motivação ocorrendo uma efetiva compreensão dos conteúdos estudados e um novo conhecimento é formado, deixando de lado a educação baseada na formação de modelos, memorizações, e fragmentações. Dessa forma os resultados obtidos foram notados no dia-a-dia dos alunos, que passaram a dar sentido em simples atividades escolares.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Adriana Cruz de Souza, Colégio Modelo Luis Eduardo Magalhães

Adriana cruz de Souza possui graduação em Licenciatura em Ciências com Habilitação em Matemática e Especialização em Curso de Pós-graduação Latu Sensu em Matemática pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB). Atualmente é professora titular do Colégio Modelo Luis Eduardo Magalhães em Vitória da Conquista-Bahia.

Referências

BRASIL/MEC. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares

Nacionais: Matemática. Brasília: 1997.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da Autonomia: Saberes Necessários à Prática Educativa.

São Paulo: Paz e Terra, 1994.

LORENZATO, Sérgio. Por que não ensinar Geometria? Educação Matemática em

Relato de Experiência Revista, SBEM, 1995.

NACARATO, Adair Mendes; PASSOS, Cármen Lucia Brancaglion. A geometria nas séries

iniciais: uma análise sob a perspectiva da prática pedagógica e da

formação de professores. São Carlos: EDUFSCAR, 2003.

PAVANELLO, Regina Maria. Geometria: Atuação de professores e aprendizagem nas

séries iniciais. In: Anais do I Simpósio Brasileiro de Psicologia da

Educação Matemática. Curitiba: 2001.

PERRENOUD, P. Práticas pedagógicas, profissão docente e formação: perspectivas

sociológicas. Lisboa: Dom Quixote, 1993.

TOMAZETTI, E. Estrutura conceitual para uma abordagem do significado da

interdisciplinaridade: um estudo crítico. UFSM, n. 10, p. 1-43, 1998.

ZABALA, Antoni. A prática educativa. Tradução: Ernani F. da F. Rosa. Porto Alegre:

ArtMed, 1998.

Downloads

Publicado

2016-12-30

Como Citar

SOUZA, Adriana Cruz de. Articulando Ações com o Gestar. Com a Palavra, o Professor, [S. l.], v. 1, n. 1, p. 24–36, 2016. Disponível em: https://periodicos2.uesb.br/cpp/article/view/17390. Acesso em: 20 maio. 2026.