Contando uma História do Movimento da Matemática Moderna em Jequié: memórias de dois professores

Autores

  • Naiane Nogueira Borges Souza Southwest Bahia State University image/svg+xml
  • Januária Araújo Bertani Southwest Bahia State University image/svg+xml

DOI:

https://doi.org/10.23864/cpp.v4i1.425

Palavras-chave:

História, Matemática

Resumo

Este artigo tem como objetivo analisar algumas formas de apropriação das recomendações do Movimento da Matemática Moderna de dois professores de Matemática que atuaram no curso secundário no período de 1960 a 1970 em Jequié-BA. Nesta pesquisa, como aporte teórico e metodológico, utilizamos a História Oral em que as narrativas trouxeram as memórias desses professores sobre as propostas de mudanças curriculares e metodológicas que ocasionaram no período um profundo impacto, causando resistência nos professores do curso secundário de Jequié, pois tanto os novos conteúdos que seriam inseridos no currículo, quanto as metodologias de ensino, seriam grandes desafios para as práticas docentes. Para atender essa demanda, esses professores participaram de cursos que foram promovidos pela Campanha de Aperfeiçoamento e Difusão do Ensino Secundário (CADES), tendo o intuito de se adaptarem àsnovas recomendações para o ensino de Matemática.   

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Januária Araújo Bertani, Southwest Bahia State University

Professora da Universidade Estadual do
Sudoeste da Bahia (UESB). Doutora em Ensino, Filosofia e
História das Ciências pelo Universidade Federal da
Bahia/Universidade Estadual de Feira de Santana
(UBBA/UEFS). Atua no Curso de Licenciatura em Matemática
com Enfoque em Informática.

Referências

AKSENEN, M. E. B. M. Desvelando os Exames de Admissão ao ginásio na educação Paranaense. Revista HISTEDBR On-line, Campinas, n. 58, p. 230-243, set. 2014.

BERTANI, J. A. Formação de Professores de Matemática: um estudo histórico comparativo entre Bahia e Portugal (1945-1968). 2012. 217 p. Tese (Doutorado em Ensino, Filosofia e História das Ciências) – Universidade Federal da Bahia; Universidade Estadual de Feira de Santana, Salvador, 2012.

BRAGA, M. N. S. O Programa de Treinamento e Aperfeiçoamento de Professores de Ciências Experimentais e Matemática – PROTAP (1969-1974): Sua contribuição para a Modernização do Ensino de Matemática. 2012. 94 p. Dissertação (Mestrado em Ensino, Filosofia e História das Ciências) – Universidade Federal da Bahia; Universidade Estadual de Feira de Santana, Salvador, 2012.

BÚRIGO, E. Z. Movimento da Matemática Moderna no Brasil: Estudo da Ação e do pensamento de Educadores Matemáticos nos anos 60. 1989. 286 p. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 1989.

CIDREIRA, A. Entrevista concedida a Naiane Novaes Nogueira. Jequié, 03 e 18 nov. 2013.

CHARTIER, R. Cultura escrita, literatura e história. Conversas de Roger Chartier com Anaya, Rosique, Goldin e Saborit. Porto Alegre: Artmed, 2001.

CONGRESSO NACIONAL DE ENSINO DA MATEMÁTICA NO CURSO SECUNDÁRIO, 1., 1955, Salvador. Anais... Salvador: Universidade da Bahia, 1955.

CONGRESSO NACIONAL DE ENSINO DA MATEMÁTICA, 2., 1957, Porto Alegre. Anais... Porto Alegre, 1957.

DIAS, A. L. M. et al. Uma História da Educação Matemática na Bahia. In: SIMPÓSIO NACIONAL DE HISTÓRIA, XXVI, 2011, São Paulo. Anais... São Paulo: ANPUH, 2011.

FARIAS, M. S. Entrevista concedida a Naiane Nogueira Borges Souza. Jequié, 5 nov. e 11 dez. 2013.

FREIRE, I. A. A.; DIAS, A. L. M. Seção Científica de Matemática do CECIBA: propostas e atividades para renovação do ensino secundário de matemática (1965-1969). Bolema, Rio Claro, v. 23, n. 35B, p. 363-386, abr. 2010.

GARNICA, A. V. M. A História Oral como recurso para a pesquisa em Educação Matemática: um estudo do caso brasileiro. In: CONGRESO IBEROAMERICANO DE EDUCACIÓN MATEMÁTICA, V, 2005, Porto. Actas... Porto, 2005.

LANDO, J. C. Práticas, Inovações, Experimentações e Competências Pedagógicas das Professoras de Matemática no Colégio de Aplicação da Universidade da Bahia (1949-1976). 2012. 307 p. Tese (Doutorado em Ensino, Filosofia e História das Ciências) – Universidade Federal da Bahia; Universidade Estadual de Feira de Santana, Salvador, 2012.

RIOS, D. F. Memórias de Ex-alunos do Colégio de Aplicação da Bahia: contribuições para a História da Educação Matemática. Bolema, Rio Claro, v. 30, n. 56, p. 991-1011, set./dez. 2016.

SANTOS, J. C. T. Demonstrações Matemáticas na Coleção de livros didáticos “Matemática Moderna” publicada na década de 1960, na Bahia. 2013. 81 p. Monografia (Graduação em Licenciatura em Matemática com Enfoque em Informática) – Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, Jequié, 2013.

SILVA, M. C. L.; CAMARGO, K. C. Martha Dantas: O ensino da Geometria na Bahia. Revista Diálogo Educacional, Curitiba, v. 8, n. 25, p. 701-714, mai./ago. 2008.

SOARES, F. Os congressos de ensino da Matemática no Brasil nas décadas de 1950 e 1960 e as discussões sobre a Matemática Moderna. In: SEMINÁRIO PAULISTA DE HISTÓRIA E EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, 1., 2005, São Paulo. Diálogos Temáticos 5: História da Educação Matemática. São Paulo: IME-USP, 2005.

TARDIF, M. Saberes docentes e formação profissional. 4. ed. Rio de Janeiro: Vozes, 2002.

Downloads

Publicado

2019-04-26

Como Citar

NOGUEIRA BORGES SOUZA, Naiane; ARAÚJO BERTANI, Januária. Contando uma História do Movimento da Matemática Moderna em Jequié: memórias de dois professores. Com a Palavra, o Professor, [S. l.], v. 4, n. 8, p. 184–201, 2019. DOI: 10.23864/cpp.v4i1.425. Disponível em: https://periodicos2.uesb.br/cpp/article/view/17769. Acesso em: 9 jun. 2026.