Proposta de uma política de segurança da informação para um departamento de polícia técnica

Autores

  • Mariana Oliveira Santos Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia
  • Saulo Correa Peixoto Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia
  • Alex Ferreira dos Santos Universidade Federal do Recôncavo da Bahia
  • Robson Hebraico Cipriano Maniçoba Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia

DOI:

https://doi.org/10.22481/exon.v8i1.20439

Palavras-chave:

Informação, Segurança da Informação, ABNT NBR ISO/IEC 27002

Resumo

Este trabalho tem como objetivo comprovar a necessidade e a importância da aplicação de normas de segurança da informação em uma instituição pública e criar uma Política de Segurança da Informação voltada para a mesma. A metodologia teve caráter bibliográfico, de campo e participante. O cenário escolhido para a aplicação foi o Departamento de Polícia Técnica (DPT), mais especificamente a Coordenadoria Regional de Polícia Técnica (CRPT) de Jequié-BA. O viés triangular da pesquisa foi crucial para se chegar a uma análise de conformidade dos principais aspectos relacionados à segurança da informação dentro do órgão publico em cotejo com a norma ABNT NBR ISO/IEC 27002. Esses resultados confirmaram que o DPT/CRPT de Jequié-BA necessita urgentemente de um bom gerenciamento de segurança da informação. Também foi realizada uma análise dos objetivos, principais aspectos e padrões da norma ABNT NBR ISO/IEC 27002, procurando obter maior embasamento para em seguida criar a Política de Segurança da Informação, legitimando a necessidade e a importância do estabelecimento e gestão de normas de segurança da informação em uma instituição de segurança pública.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. Tecnologia da informação – Técnicas de segurança – Código de prática para a gestão da segurança da informação. ABNT NBR ISO/IEC 27002, 2005.

A. S. Netto, “Gestão da Segurança da Informação: fatores que influenciam sua adoção em pequenas e médias empresas”. Dissertação de Mestrado. Universidade Municipal de São Caetano do Sul, São Caetano do Sul/SP, 2007.

F. N. F. Ferreira e M. T. Araújo, “Política de Segurança da Informação Guia Prático Para Elaboração e Implementação”. 2ª edição, Editora Ciência Moderna, 2008.

DPT – Departamento de Polícia Técnica. Institucional DPT. Disponível em: < http://www.dpt.ba.gov.br/index.php?site=1&modulo=eva_conteudo&co_cod=23>. Acessado em 20/11/2015.

S. C. Vergara, “Projetos e Relatórios de Pesquisa em Administração”. 3ª Edição, São Paulo/SP, Editora Atlas, 2000.

F. S. Kauark; F. C. Manhães e C. H. Medeiros, “Metodologia da Pesquisa – Um Guia Prático”. Itabuna/BA, Editora Via Litterarum, 2010.

S. C. Vergara, “Métodos de Pesquisa em Administração”. 3ª Edição, São Paulo: Atlas, 2009.

M. S. Oliveira, “Aplicação das normas ABNT NBR ISO/IEC 27001 e ABNT NBR ISO/IEC 27002 em uma média empresa: Uma visão da implementação”. Trabalho de Conclusão de Curso. Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, Jequié/BA, 2013.

L. Bardin, “Análise de Conteúdo”. 70ª Edição. Editora Almedina Brasil, São Paulo-SP, 2011.

E. S. Gualberto, “Um estudo de caso sobre a gestão da segurança da informação em uma organização pública”. Trabalho de Conclusão de Curso de Graduação. Universidade de Brasília. Brasília-DF, 2010.

S. C. Peixoto, “A Eficiência da Descentralização na Computação Forense do Departamento de Polícia Técnica do Estado da Bahia”. Dissertação de Mestrado, Fundação Getúlio Vargas, Rio de Janeiro/ RJ, 2012.

Downloads

Publicado

2017-06-29

Como Citar

SANTOS, Mariana Oliveira; PEIXOTO, Saulo Correa; SANTOS, Alex Ferreira dos; MANIÇOBA, Robson Hebraico Cipriano. Proposta de uma política de segurança da informação para um departamento de polícia técnica . Exatas Online, [S. l.], v. 8, n. 1, p. 13–18, 2017. DOI: 10.22481/exon.v8i1.20439. Disponível em: https://periodicos2.uesb.br/exon/article/view/20439. Acesso em: 2 out. 2026.