An´alise de viabilidade da utiliza¸c˜ao de energia solar fotovoltaica para o bombeamento de ´agua na comunidade de Itaitu, Jacobina-BA
DOI:
https://doi.org/10.22481/exon.v5i1.19482Keywords:
Energia Solar Fotovoltaica, Água, Agricultura FamiliarAbstract
A gera¸c˜ao fotovoltaica tem surgido como uma alternativa de fornecimento de energia sustent´avel, notadamente em localidades isoladas onde investimentos na expans˜ao da rede convencional de energia el´etrica tˆem custos proibitivos, normalmente proporcionados pela distˆancia, acidentes geogr´aficos, ou ainda, pela baixa quantidade de energia el´etrica requerida. Este artigo tem como objetivo dimensionar sistemas de abastecimento de ´agua utilizando energia solar fotovoltaica economicamente vi´aveis voltados para a agricultura familiar. Estes sistemas permitir˜ao que o p´ublico beneficiado continue produzindo o necess´ario para a sobrevivˆencia, e com a facilidade do manejo da ´agua, a possibilidade do aumento e diversifica¸c˜ao da produ¸c˜ao. Neste trabalho ´e constru´ıdo um simulador de um painel fotovoltaico e realizado separadamente um estudo de viabilidade econˆomica para a aquisi¸c˜ao do sistema. N˜ao levando em considera¸c˜ao os reajustes econˆomicos comuns aos sistemas abastecimento de energia el´etrica convencional e fotovoltaico, o agricultor consegue em dez anos o retorno do investimento da aquisi¸c˜ao dos equipamentos solares.
Downloads
References
KOLLING E. et al”, An´alise operacional de um sistema fotovoltaico de bombeamento de ´agua, Ed. Engenharia Agr´ıcola, S˜ao Paulo (2004)
ALMEIDA L.M.G.; PERDIGAO M.S.D.; FRANCISCO N.M.T., ˜ Pain´eis solares activos, Universidade Federal de Juiz de Fora, Minas Gerais (1999)
Inova¸c˜ao Tecnol´ogica, http://www.inovacaotecnologica.com.br/noticias, acesso em 19 de janeiro de 2013
LOXSOM F.; DURONGKAVEROJ P., Estimating the performance of a photovoltaic pumping system, Ed. Solar Energy, Oxford (1994)
SILVA C.D., Potˆencia gerada e eficiˆencia dos m´odulos fotovoltaicos em fun¸c˜ao da radia¸c˜ao global incidente para bombeamento de ´agua, Semin´ario de Energia na Agricultura, Minas Gerais (2000)
BRAGA B. et al, Introdu¸c˜ao `a Engenharia Ambiental. O desafio para o desenvolvimento sustent´avel, 2a Ed., Pearson Prentice Hall, S˜ao Paulo (2005)
DYSON F., O Sol, o Genoma e a Internet, Companhia as Letras, S˜ao Paulo (2001)
CRESESB, Centro de Referˆencia para a Energia Solar e E´olica S´ergio de Salvo Brito, CEPEL, Rio de Janeiro (2000)
ORTIZ, L. S., Fontes Alternativas de Energia e Eficiˆencia Energ´etica Op¸c˜ao para uma pol´ıtica energ´etica sustent´avel no Brasil, Funda¸c˜ao Heinrich Boll, Bras´ılia (2002)
VANNI, S. R., Estudo da Viabilidade Econˆomica de Fontes Alternativas de Energia de uma Comunidade T´ıpica da Regi˜ao Nordeste do Brasil, IPEN - Instituto de Pesquisas Energ´eticas e Nucleares, S˜ao Paulo (2008)
CASTRO, A. C et al, Diagn´ostico dos Impactos Negativos da Atividade Miner´aria na Microrregi˜ao Econˆomica do Piemonte da Diamantina, Diocese de Senhor do Bonfim, Senhor do Bonfim (2012)
MARQUES, J. P. P. T., Modela¸c˜ao e Controle de Conversor DC/AC para interliga¸c˜ao de pain´eis fotovoltaicos `a Rede, Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto, Lisboa (2009)
PATEL M. R., Wind and Solar Power Systems Design Analysis and Operation”, CRC Press Taylor e Francis Group, New York (2006)
BORNIA A.C., An´alise gerencial de custos: aplica¸c˜ao em empresas modernas., Artmed Editora, S˜ao Paulo (2001)
CREPALDI S. A, Contabilidade gerencial 2., Atlas, S˜ao Paulo (2002)
PEREIRA E. B. et al, Atlas Brasileiro de Energia Solar, INPE Insituto Nacional de Pesquisas Espaciais, S˜ao Paulo (2006)
SHAYANI R.A.; OLIVEIRA M.A.G.; CAMARGO I.M.T, Compara¸c˜ao do custo entre energia solar fotovoltaica e fontes convencionais, V CBPE - Congresso Brasileiro de Pol´ıticas P´ublicas para Energia, Bras´ılia (2006)
Wind Project, http://www.isecmarwind.com, ISECMAR - Instituto Superior de Engenharia e Ciˆencias do Mar, acesso em 11 de janeiro de 2013
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2026 Exatas Online

This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Você é livre para:
Compartilhar - copia e redistribui o material em qualquer meio ou formato; Adapte - remixe, transforme e construa a partir do material para qualquer propósito, mesmo comercialmente. Esta licença é aceitável para Obras Culturais Livres. O licenciante não pode revogar essas liberdades, desde que você siga os termos da licença.
Sob os seguintes termos:
Atribuição - você deve dar o crédito apropriado, fornecer um link para a licença e indicar se alguma alteração foi feita. Você pode fazer isso de qualquer maneira razoável, mas não de uma forma que sugira que você ou seu uso seja aprovado pelo licenciante.
Não há restrições adicionais - Você não pode aplicar termos legais ou medidas tecnológicas que restrinjam legalmente outros para fazer qualquer uso permitido pela licença.


