OS FINS DA EDUCAÇÃO EM PAULO FREIRE E KANT
Palavras-chave:
Homem, Educação, Inacabamento, AutonomiaResumo
O objetivo desta pesquisa é proporcionar uma reflexão acerca do pensamento de Kant e Paulo Freire sobre a educação, buscando apresentar a importância e a finalidade que esses autores atribuem a ela. Kant e Freire concebem a educação como um substrato indispensável no processo construtivo do homem, defendem a tese de que o homem não nasce pronto e acabado, mas é um ser inacabado e é devido a esse inacabamento que a educação possui uma função primordial, que é direcionar e possibilitar ao ser humano as condições necessárias para a construção de sua autonomia. Esta reflexão se baseará de maneira específica a partir das obras Sobre a Pedagogia e Pedagogia da Autonomia, que são de grande relevância para tratar da temática proposta neste artigo.
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Como Citar
DE JESUS SILVA, E. OS FINS DA EDUCAÇÃO EM PAULO FREIRE E KANT. Filosofando, [S. l.], v. 3, n. 2, 2018. Disponível em: https://periodicos2.uesb.br/index.php/filosofando/article/view/2189. Acesso em: 5 nov. 2024.
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Seção
Artigos