OS FINS DA EDUCAÇÃO EM PAULO FREIRE E KANT

Autores/as

  • EVERTON DE JESUS SILVA

Palabras clave:

Homem, Educação, Inacabamento, Autonomia

Resumen

O objetivo desta pesquisa é proporcionar uma reflexão acerca do pensamento de Kant e Paulo Freire sobre a educação, buscando apresentar a importância e a finalidade que esses autores atribuem a ela. Kant e Freire concebem a educação como um substrato indispensável no processo construtivo do homem, defendem a tese de que o homem não nasce pronto e acabado, mas é um ser inacabado e é devido a esse inacabamento que a educação possui uma função primordial, que é direcionar e possibilitar ao ser humano as condições necessárias para a construção de sua autonomia. Esta reflexão se baseará de maneira específica a partir das obras Sobre a Pedagogia e Pedagogia da Autonomia, que são de grande relevância para tratar da temática proposta neste artigo.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Cómo citar

DE JESUS SILVA, E. OS FINS DA EDUCAÇÃO EM PAULO FREIRE E KANT. Filosofando, [S. l.], v. 3, n. 2, 2018. Disponível em: https://periodicos2.uesb.br/index.php/filosofando/article/view/2189. Acesso em: 3 jul. 2024.