OS FINS DA EDUCAÇÃO EM PAULO FREIRE E KANT

Authors

  • EVERTON DE JESUS SILVA

Keywords:

Homem, Educação, Inacabamento, Autonomia

Abstract

O objetivo desta pesquisa é proporcionar uma reflexão acerca do pensamento de Kant e Paulo Freire sobre a educação, buscando apresentar a importância e a finalidade que esses autores atribuem a ela. Kant e Freire concebem a educação como um substrato indispensável no processo construtivo do homem, defendem a tese de que o homem não nasce pronto e acabado, mas é um ser inacabado e é devido a esse inacabamento que a educação possui uma função primordial, que é direcionar e possibilitar ao ser humano as condições necessárias para a construção de sua autonomia. Esta reflexão se baseará de maneira específica a partir das obras Sobre a Pedagogia e Pedagogia da Autonomia, que são de grande relevância para tratar da temática proposta neste artigo.

Downloads

Download data is not yet available.

How to Cite

DE JESUS SILVA, E. OS FINS DA EDUCAÇÃO EM PAULO FREIRE E KANT. Filosofando, [S. l.], v. 3, n. 2, 2018. Disponível em: https://periodicos2.uesb.br/index.php/filosofando/article/view/2189. Acesso em: 3 jul. 2024.