Sobre a Revista

Geopauta: Revista de Geografia da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia – UESB, associada ao Programa de Pós-Graduação em  Geografia, http://www2.uesb.br/ppg/ppgeo/  Vinculada ao Departamento de Geografia-DG.  Enquadra-se à grande área  de Ciencias humanas do CNPq/Capes. Visa fortalecer a veiculação científica da Geografia. 

O acesso eletrônico amplia seu raio de ação, possibilitando acesso gratuito à produção científica veiculada,

 A revista tem por objetivos a divulgação de trabalhos científicos, resultantes de pesquisas densas, vinculadas a projetos de pesquisa e seus respectivos pesquisadores, pesquisas de mestrado, doutorado e outros.

 A revista Geopauta não cobra nenhum tipo de taxa para submissão e publicação  dos textos de cada artigo submetido; Os autores não receberão nenhuma remuneração pela submissão e publicação do artigo 

PÚBLICO ALVO/MISSÃO

Tem como público alvo pesquisadores da Geografia e ciências afins.

A revista Geopauta tem a missão de divulgar pesquisas e reflexões sobre temas relacionados à ciência geográfica e áreas afins. Publicar resultados de pesquisas; textos teóricos e temáticos nos mais diferentes temas e categorias da geografia e áreas afins, com resultados de pesquisa, estudos de caso e práticas.

Busca promover o debate acadêmico na geografia e a inovação cientifica nas ciencias humanas e sociais. 

Preprints

A Revista irá avaliar artigos submetidos no modelo preprint Scielo e outros repositórios a partir de 2022,

 

Seções da Revista 

A Revista classificará as colaborações de acordo com as seguintes seções:

  1. Artigos:   textos inéditos que contenham relatos completos de estudos ou pesquisas concluídas, práticas e relatos de experiencia ou notas de pesquisa de campo
  2. Eventualmente serão publicados artigos em dossiês temáticos desde que os artigos dos dossiês contenham textos inéditos 
  3. Ensaios: Destina-se a um texto argumentativo, que pode ser a apresentação de um estudo ou o desenvolvimento de um tema no escopo da revista.

A critério da Comissão Editorial poderão ser publicados artigos relevantes e obras clássicas de divulgação nacional e internacional, de acordo com as regras relativas a direito autoral.

 Endogenia

Não será permitido a publicação de mais de um artigo por autor  no mesmo ano (salvo em edições especiais que não sejam indexadas no roll regular de publicação da revista). Não será permitida a inclusão de autores após o início do processo de avaliação do manuscrito. cada artigo poderá ter no máximo três autores 

Será permitido a publicação de, no máximo, 30% de artigos de autores vinculados a UESB por edição. O trâmite editorial dos artigos endógenos seguirá os mesmos padrões do fluxo de autores externos.

Periodicidade

Quadrimestral até dezembro de 2019 com submissões de fluxo continuo 

Em 2020  e 2021 a  periodicidade de publicação  da revista foi trimestral com submissões de fluxo continuo 

A Partir de 2022 publicaremos os textos em modalidade de publicação contínua (rolling pass). A publicação contínua ou rolling pass é a publicação de artigos conforme vão sendo aprovados, por ano. Não há fascículos, nem periodicidade. Não há periodicidade fechada em meses. Essa medida minimiza o problema do tempo de publicação entre o aceite e a divulgação do artigo aprovado, justamente pela grande demanda de submissões recebidas pela Revista. Também consideramos uma forma de dar visibilidade e ampliar o acesso aos artigos já arbitrados, permitindo que sejam editorados, formatados, validados os DOI e publicados continuamente.

Revista incluída no Repositório Institucional da UESB http://periodicos2.uesb.br/

Ética, Má Conduta, Negligência e  Conflito de Interesse  

Geopauta preza pela integridade da construção do conhecimento, o acordo sobre padrões éticos internacionais, esperados por parte de todos os envolvidos com a publicação: autores, editores, revisores e editora. Os casos de má conduta e negligência serão investigados pelo conselho cientifico e  em caso de relação de proximidade com pessoas, instituições ou lugares, a atenção deve ser redobrada para evitar um conflito de interesse. Neste sentido solicita-se aos autores e revisores contatarem com o Conselho Editorial da Revista em caso de se evidenciar: Ligações e conflitos pessoais e institucionais (de caráter familiar e partidário) entre revisores e autores; 

 Geopauta  está comprometida em atender e manter os padrões de comportamento ético em todas as etapas do processo de publicação. Acompanhamos de perto as associações que são referência, como o Comitê de Ética da Publicação (COPE), ABEC, WMADHELSINKI

 Geopauta é signatária das boas práticas preconizada pela DORA,  (declaração de São Francisco sobre avaliação de pesquisa).

Estamos implementando o SciELO. Guide to promoting the opening, transparency, and reproducibility of research published by SciELO journals: https://wp.scielo.org/wp-content/uploads/Guia_TOP_en.pdf e o Guia de Boas Práticas para o Fortalecimento da Ética na Publicação Cientifica: https://wp.scielo.org/wp-content/uploads/Guia-de-Boas-Praticas-para-o-Fortalecimento-da-Etica-na-Publicacao-Cientifica.pdf

Formulário de Conformidade com a Ciência Aberta: https://wp.scielo.org/wp-content/uploads/Formulario-de-Conformidade-Ciencia-Aberta.docx

Casos de controversia -  Ações contra a prática de má conduta e negligência 

os casos de controvérsia e má conduta derivados do processo de submissão e publicação  de artigos sarão resolvidos conforme a individualidade de cada caso. Neste sentido solicita-se aos autores e revisores ou qualquer outra pessoa contatarem com o Conselho Editorial da Revista em caso de se evidenciar um caso de constroversia e má conduta de ambas as partes. Todas as partes devem ter oportunidade de ampla defesa de seus argumentos;

-Em casos em que ficar comprovada a má conduta, serão tomadas providências legais para a resolução do problema ou até mesmo exclusão do artigo  quando for o caso. 

Ensaios clínicos

A revista Geopauta está classificada como um periódico da área de Geografia que faz parte da grande área do CNPq em Ciências humanas e até o presente momento não publicou nenhum artigo com ensaios clínicos.  Caso venha receber algum artigo que contenha ensaios clínicos (clinical trials), os autores deverão providenciar o registro prévio dos ensaios a serem publicados. Devem apresentar o respectivo número de identificação e a aprovação no comitê de ética para que o manuscrito seja avaliado pela Geopauta.

Processo de avaliação pelos pares (peer review)

Os artigos recebidos na submissão da revista Geopauta passarão por revisão técnica. Antes de ser encaminhado para avaliação e poderão neste caso poderão ser rejeitados já nessa primeira etapa da submissão. Para assegurar a integridade da avaliação por pares cega, devem-se tomar todos os cuidados possíveis para não revelar a identidade dos autores e avaliadores ente os mesmo durante o processo. Assim: Os autores devem excluir os nomes  do texto substituindo por “autor” e ano em notas, títulos do artigo em partes do conteúdo do texto. Deve ser removida a identificação do(s) autores das propriedades do documento Word (no menu Arquivo>Propriedades), iniciando em Arquivo, no menu principal, clicando na sequencia: Arquivo> Salvar como...>Ferramentas, Salvar.

Primeiramente será feita uma analise criteriosa do artigo pelo corpo editorial da revista, observando a relevância do tema, as normas técnicas gerais da Revista expostas no escopo da submissão de artigos; no template da revista, seguido por uma rigorosa avaliação das normas editorias da Geopauta.  A avaliação do artigo será embasada na originalidade, relevância científica, correção, clareza e qualidade gráfica das ilustrações, dentre outros. 

Posteriormente os artigos, aprovados nessa primeira etapa serão encaminhados para avaliação por pareceristas externos  ou do conselho cientifico da revista escolhidos no sistema duplo-cego por especialidade e/ou afinidade ao tema dos trabalhos a serem apreciados, tais trabalhos poderão ser avaliados e reavaliados conforme a necessidade indicada em cada parecer e conforme os encaminhamentos da comissão editorial da revista.

A revista disponibiliza um formulário de avaliação que será encaminhado para os pareceristas ad hoc. Os pareceres poderão ser de recomendado para publicação, recomendado com correção/revisão obrigatória do texto ou não recomendado para publicação. Em caso de artigo com parecer não recomendado este poderá ser reencaminhado para avaliação numa etapa posterior caso seja julgado relevante pela comissão editorial para os temas de publicação da revista.

Os trabalhos recebidos para análise devem ser tratados como documentos confidenciais. Os pareceristas devem registrar a declaração de conflito de interesses, disponibilizada no formulário de avaliação. Devem ainda manter a confidencialidade de qualquer informação fornecida pelo editor ou pelo autor, sem conservar nenhuma cópia do manuscrito. Não devem usar em proveito próprio informações ou ideias obtidas na leitura dos trabalhos.

Após o envio dos pareceres, os autores serão comunicados da decisão editorial. Caso sejam solicitadas alterações, os autores deverão atentar-se aos prazos estabelecidos para o envio da versão corrigida do artigo. O artigo só será publicado mediante o envio das correções e/ou das justificativas de não alteração e neste caso cabe à comissão editorial decidir sobre a reavaliação do artigo para publicação ou não. A comissão editorial encaminhará ao(s) autor(es) as alterações recebidas no parecer, os pareceristas podem propor correção, supressão e ou acrescentar trechos e seções, apontar descrições ambíguas, redundantes, incoerentes ou uso indevido de terminologias e conceitos etc. Os pareceres têm caráter consultivo, sendo o editor da submissão o responsável pela decisão final sobre a publicação do artigo.

Ciência Aberta- Preprints- review

 

O movimento Ciência Aberta propõe diretrizes para a prática científica colaborativa, compartilhada e pública. Em consonância com as diretrizes de Ciência Aberta, a Geopauta adota uma série de práticas, como a política de acesso livre, o código de boas práticas para editores e o uso de redes sociais para divulgação de trabalhos publicados. Caso o autor tenha intenção de publicar no formato preprints disponibilizamos o formulário em conformidade com a Ciência Aberta do SciELO e indicamos, conforme a declaração Ciência Aberta  que arquivos contendo Dados da Pesquisa (códigos, métodos e outros materiais utilizados e resultantes das pesquisas) sejam disponibilizados no próprio manuscrito ou em repositório online aberto, e serão avaliados nessa modalidade. Além disso disponibilizamos o link de outras plataformas públicas,  como PreprintsPreprints SciELOarqxivPsyarxiv, para que, sendo o caso, sejam discutidos abertamente, antes de serem publicados.

 O(a)(s) autor(as)(es) que submetem artigo no  preprint Scielo e ou nas demais plataformas públicas de preprints deverão indicar se querem que o artigo seja avaliado pela Revista Geopauta.. Caso ocorra essa indicação a comissão editorial da revista Geopauta  irá aplicar as etapas descritas na seção critérios de avaliação peer review   da Geopauta  assim, se o artigo submetido no sistema preprint  tenha atingido as condições mínimas da revista este será encaminhado para parecer pela comissão editorial. Nessa etapa da avaliação o parecerista deverá indicar se concorda ou não com a divulgação do nome no parecer em caso afirmativo o parecer deve ser assinado  pelo parecerista  ao qual terá o nome divulgado no sistema preprint.

Palavras-Chaves

No sentido de garantir veiculação ideal do artigo submetido e facilitar pesquisa com as novas ferramentas, especial atenção deve ser dedicada no momento de indicação das palavras-chaves no tópico 3.4 (Indexação da Submissão), com escolha daquelas representativas do conteúdo do trabalho.

 Idiomas de Publicação

Com vistas a ampliação do raio de abrangência a Geopauta  realiza esforços no sentido de disponibilizar trabalhos em português, em espanhol e Inglês, com pelo menos 30% de artigos traduzido para a lingua inglesa. Os originais serão publicados conforme submissão e aprovação por parecer.

Todos os artigos devem obrigatoriamente ter o resumo em inglês, espanhol e português. as Versões Finais dos artigos aprovados são publicados no site da revista  Geopauta e nos Indexadores Scielo, Redalyc, Doaj e demais bases que compartilham artigos publicados em revistas de acesso aberto 

Os manuscritos devem ser redigidos em linguagem acessível, evitando-se o jargões teóricos  e as formulações de difícil interpretação pelo leitor, desde que não prejudique a qualidade do trabalho, os trabalhos em Português deverão expressamente seguir as normas da ABNT, 10520/2002, ABNT 6023/2018 e ABNT  14724/2011, ABNT 6022/2018 para os artigos de autores de outros países deverão submeter em inglês ou espanhol  podendo estar no formato APA6ªEDIÇÃO, com tradução para o português e nas normas da ABNT

Arquivamento

Geopauta utiliza o sistema LOCKSS e CLOCKSS para armazenar e distribuir o conteúdo da revista a bibliotecas participantes

Patrocinio da Revista

Edições UESB. CNPq

A Política de Acesso Livre/Repositórios

 Geopauta oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento. 

Geopauta publica sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.  Atribuição CC BY

Autorização para publicação de trabalhos

Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à Geopauta a primeira publicação com o trabalho simultaneamente licenciado em CC BY.que permite que outros compartilhem com reconhecimento da autoria na publicação inicial nesta revista.

Geopauta atribui a licença CC BY.  onde é permitido sem restrições:

Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato para qualquer fim, mesmo que comercial. desde que lhe atribuam o devido crédito pela criação original.

Adaptar — remixar, transformar, e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercial desde que lhe atribuam o devido crédito pela criação original.

Detecção de plágio 

Os artigos encaminhados à avaliação passarão por revisão técnica para a análise de plágio na plataforma Plagium e sempre confrontando com outros aplicativos de antiplagio dentre eles o CopyspIder disponível no portal de periódicos da UESB. A equipe editorial confere os dados  faz uma varredura em todo o texto do arquivo docx submetido pelo autor. No caso de plágio direto(copia e cola), basta um parágrafo sem a devida citação para que o artigo seja devolvido ao autor, indicando o problema. No caso de plágio mosaico; plágio parafraseado e autoplagio serão considerados plagio textos em que ultrapassem até 16% de similaridade do total de texto escrito sem a devida citação. Nestes casos o artigo é devolvido ao autor para fazer as alterações necessárias e submeter o artigo novamente à revista.

Política de Errata e Retratação

Conforme as diretrizes do COPE,  do Council of Science Editors  e do Scielo, a retratação é um instrumento público para registrar problemas em artigo publicado (Retratação Parcial) ou comunicar o seu cancelamento (Retratação Total) e é parte integral do sistema de comunicação científica. A Errata - se refere a emendas ou alterações em partes do artigo. As correções podem ser em título do artigo, nomes dos/as autores/as e erros tipográficos ou de diagramação.

A Revista Geopauta irá proceder conforme os critérios estabelecidos pelo COPE,  do Council of Science Editors  e do Scielo,  para analisar pedidos de retratação derivados de conflitos de interesse, detecção de plagio após publicação, e publicações de erratas.  Caso fique constatado a necessidade de publicar uma retratação esta será feita na pagina da Revista e em todos os repositórios da qual os nossos artigos são indexados. No entanto, o artigo retratado não será suprimido do veículo onde foi originalmente publicado.

O texto da retratação com a justificativa encaminhada pelo  autor e revisada pelo editor seguida dos dados básicos do artigo, como: título, autor, afiliação e resumo, bem como toda a nova estrutura textual será postada no texto de retratação . Para retratação parcial, apenas será suprimido a parte na qual se identificou o problema. Em ambos os casos, o PDF original é mantido, mas com o texto da retratação agregado antes do texto completo original e com tarjas de marca d’água que o identificam como artigo retratado.

Supervisão etica 

Os procedimentos para supervisão e publicação de errata segue a orientação das bases internacionais do COPE,  do Council of Science Editors  e do Scielo,  e visa preservar o registro original do manuscrito informando,todavia sobre eventuais correções, entendemos que a publicação de uma errata é necessária quando o(s) autor(es) do artigo ou editor, identificam um ou mais erros de diagramação e informações cruciais tipo (data trocada)  para o entendimento do texto no artigo já publicado, nestes casos serão adotados os procedimentos próprios da revista de correções dos manuscritos, e os procedimentos dos demais repositórios dos nossos artigos já publicados baseados nas normas citadas dos comitês  do COPE,  do Council of Science Editors  e do Scielo.

Principios para promoção da diversidade, equidade, inclusão e acessibilidade na pesquisa e na publicação científica.(DEIA)

Para a promoção da diversidade, equidade, inclusão e acessibilidade na pesquisa e na publicação científica, a Revista Geopauta adota as políticas recentes do COPE Comitê de Ética em Publicações ( Committee on Publication Ethics – COPE). Também  recomenda-se que os autores que publicam na Geopauta, pareceristas e toda equipe da revista devem sempre observar as diretrizes sobre Equidade de Sexo e Gênero em Pesquisa (Sex and Gender Equity in Research – SAGER). As diretrizes SAGER compreendem um conjunto de diretrizes que orientam o relato de informações sobre sexo e gênero no desenho do estudo, na análise de dados e nos resultados e interpretação dos achados. Além disso, a Geopauta observa a política de equidade de gênero na formação de seu corpo editorial, vem assumindo o compromisso com os princípios éticos de diversidade, equidade e inclusão, incluindo o desenvolvimento e a implementação das políticas editoriais voltadas para a promoção da diversidade e equidade na pesquisa cientifica.