O potencial da modelação e reescrita para aprender a escrever

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22481/lnostra.v12i2.15749

Palavras-chave:

Reescrita; Modelação; Escrita; Ler para aprender; Pedagogia genológica; Gênero textual.

Resumo

O presente texto incide na reescrita como instrumento de apropriação dos recursos linguísticos encontrados num texto tomado como modelo. Tem por base a colocação em prática da atividade de reescrita delineada pela pedagogia Ler para Aprender/ LpA (Reading to Learn/ R2L), proposta pela Escola de Sydney. No âmbito da reescrita, surge a questão de conhecer os processos que os alunos colocam em prática, tendo como referência o texto original, para elaborarem a sua reescrita. Para aprofundar esse conhecimento, o estudo apresentado teve como objetivos analisar a capacidade de os alunos do 5.º ano realizarem a reescrita de uma narrativa, segundo um novo problema, e caracterizar as reescritas que apresentaram quanto aos requisitos de coerência textual, em conformidade com o género, e quanto às relações das formulações reescritas com a formulação do texto original. Metodologicamente, realizada a reescrita, de acordo com a sequência de atividades previstas pelo programa LpA, procedeu-se à análise comparativa em relação ao original. Esta análise incide sobre a adequação ao género dos novos problemas, a presença dos passos constantes do original, a existência de paralelismo com frases originais e a transposição de propriedades linguístico-discursivas para os novos problemas. Os resultados mostraram que os alunos deste nível são capazes de efetuar a reescrita, apresentando um novo problema adequado ao género, e que as reescritas revelam diferentes graus de proximidade com o texto original, que se refletem no conteúdo e na formulação linguística, a qual pode ser retomada ou transformada, mantendo valores semânticos salientes no original. Em conclusão, a reescrita a partir de um texto modelar constitui um instrumento pedagógico, para os alunos se apropriarem das características de um género textual e da linguagem que lhe é própria.

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Biografia do Autor

Luís Filipe Barbeiro, Escola Superior de Educação e Ciências Sociais - Instituto Politécnico de Leiria

Professor catedrático no Instituto Politécnico de Leiria e Coordenador Principal do Instituto Politécnico de Leiria.  Agregado em Literacias e Ensino do Português em 2012 pela Universidade do Minho.

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Publicado

2024-12-27

Como Citar

Barbeiro, L. F. . (2024). O potencial da modelação e reescrita para aprender a escrever. Língu@ Nostr@, 12(2), 90-113. https://doi.org/10.22481/lnostra.v12i2.15749