2022: Equidade na formação inicial: Edição Especial da 8ª Jornada Internacional de Alfabetização

					Visualizar 2022: Equidade na formação inicial: Edição Especial da 8ª Jornada Internacional de Alfabetização
A presente edição trata-se de ensaios produzidos e divulgados durante a 8a Jornada Internacional de Alfabetização por palestrantes de mesas redondas, coordenadores de simpósios temáticos e ministrantes de cursos.
Publicado: 2022-12-19

Ensaios - Jornada Internacional de Alfabetização

  • Uma abordagem à cópia e ao ditado a exemplo de uma escrita vista como modo de aprendizagem e motor da neuroplasticidade

    Maria da Graça Lisboa Castro Pinto
    2-22
    DOI: https://doi.org/10.29327/232521.9.1-10
  • Metodologia inovadora para alfabetizar para a escrita

    Leonor Scliar-Cabral
    23 - 44
    DOI: https://doi.org/10.29327/232521.9.1-11
  • A consciência textual no aprendizado inicial da leitura: fundamentos e ensino

    Vera Wannmacher Pereira
    45 - 62
    DOI: https://doi.org/10.29327/232521.9.1-12
  • Para além da consciência fonológica: oralidade e o ensino da língua escrita nos anos iniciais do EF

    Clarice Staub Lehnen, Gabriela C. M. de Freitas
    63 - 75
    DOI: https://doi.org/10.29327/232521.9.1-13
  • Leitura: o papel dos marcadores prosódicos na compreensão

    Doralice Leite Ribeiro Alves, Marian dos Santos Oliveira, Vera Pacheco, Lucrécia de Aquino Santos, Lucas Viana Alencar Alencar
    76 - 99
    DOI: https://doi.org/10.29327/232521.9.1-14
  • Elaboração de sequências didáticas e atividades por nível de escrita

    Nandyara de Souza Santos Sampaio, Rosangela Alves de Oliveira Santos
    99 - 120
    DOI: https://doi.org/10.29327/232521.9.1-15
  • Competências preditoras da alfabetização: foco na consciência fonológica

    Cristiane Vieira Costa Abreu, Ducirlândia Ferraz de Souza, Ronei Guaresi
    122 - 131
    DOI: https://doi.org/10.29327/232521.9.1-16
  • Dificuldades acentuadas de aprendizado: rastreio e possibilidades de intervenção.

    Lucimauro Palles da Silva, Ronei Guaresi
    132 - 141
    DOI: https://doi.org/10.29327/232521.9.1-17