v. 8 n. 2 (2020): Ensino de Língua Portuguesa, leitura e produção de texto na educação básica

Publicado: 2020-12-30

Editorial

  • Apresentação da Edição

    Benedito Eugênio
    1 - 3
    DOI: https://doi.org/10.29327/232521.2.2-6

Artigos - Dossiê

  • Autobiografia na sala de aula: Um processo discursivo de autoria

    Luciane Botelho Martins
    4 - 20
    DOI: https://doi.org/10.29327/232521.2.2-1
  • A atuação docente e a reescrita de textos escolares

    Carlos Eduardo Navarro Aquino, Rogério Soares de Oliveira
    21 - 42
    DOI: https://doi.org/10.29327/232521.2.2-2
  • Tópico discursivo e construção do ponto de vista na tessitura argumentativa de redações de vestibulandos

    Raul Guilherme Candido da Silva, Suzana Leite Cortez
    43 - 62
    DOI: https://doi.org/10.29327/232521.2.2-3
  • A (re)construção do objeto de discurso ‘bullying’ no texto opinativo: Em foco, as expressões referenciais diretas em dois momentos de produção

    Daniele Bertollo, Alcione Tereza Corbari
    63 - 82
    DOI: https://doi.org/10.29327/232521.2.2-4
  • O trabalho com a produção textual escrita nos anos iniciais do ensino fundamental: das orientações currículares às ações em sala de aula

    Douglas Corrêa da Rosa
    83 - 103
    DOI: https://doi.org/10.29327/232521.2.2-5
  • O PIBID e suas contribuições para o despertar do senso crítico, ativo e responsivo: a utilização da linguagem como prática social

    Ana Cecília Teixeira Gonçalves, Janaína Raquel Vogel, Jeize de Fátima Batista, Rafaela Oppermann Miranda, Vanessa Scheunemann Antunes
    123 - 138
    DOI: https://doi.org/10.29327/232521.2.2-7
  • O papel dos recursos tecnológicos na prática escolar de ensino de Língua Portuguesa

    Guilherme Arruda do Egito, Edmilson Luiz Rafael
    139 - 157
    DOI: https://doi.org/10.29327/232521.2.2-8
  • Língua Portuguesa e multiletramentos, perspectivas da Base Nacional Comum Curricular-EM

    Shirley Adriana de Sousa Silva
    158 - 177
    DOI: https://doi.org/10.29327/232521.2.2-9
  • Reflexões sobre o ensino/aprendizagem de Língua Portuguesa nos cursos de Letras: implicações na educação básica

    Francisco Fábio Pinheiro de Vasconcelos
    178 - 193
    DOI: https://doi.org/10.29327/232521.2.2-10
  • A mídia somos nós: Uma proposta didática de Língua Portuguesa

    Mayara Polizer Nunes, Vanessa dos Santos Araujo
    194 - 213
    DOI: https://doi.org/10.29327/232521.2.2-11
  • Infográfico como gênero multimodal motivador: Proposta de ensino de leitura e escrita

    Rai Machado de Araripe
    214 - 232
    DOI: https://doi.org/10.29327/232521.2.2-12
  • Verbovisualidade em tempos de pandemia: uma análise dialógica

    Anderson Silva
    233 - 251
    DOI: https://doi.org/10.29327/232521.2.2-13
  • Letramento literário: uma sequência didática de leitura do conto “A Solução”

    Jaqueline Castilho Machuca, Liciáuria Marques Rocha, Francisco Rogiellyson da Silva Andrade
    252 - 271
    DOI: https://doi.org/10.29327/232521.2.2-14