Relações étnico-raciais, escola e formação continuada de professores: uma experiência na comunidade do Curuzu-Salvador/BA
DOI:
https://doi.org/10.22481/odeere.v7i2.11069Palavras-chave:
Curuzu, Escola, Estudos africanos e afro-brasileiros, Formação de professores, Lei 10639/03Resumo
O presente trabalho tem como objetivo refletir sobre a experiência pedagógica na comunidade do Curuzu por meio da coordenação pedagógica na Especialização Lato-Sensu intitulada “Metodologia dos Estudos Africanos e Afro-Brasileiros” das Faculdades Integradas Olga Mettig em 2007. O Objetivo Geral foi a capacitação de profissionais de educação e áreas afins sobre a lei 10.639 e sua operacionalidade no trabalho pedagógico, seja ele, realizado em sala de aula ou em outro espaço coletivo de aprendizagem. Os Objetivos específicos foram: fornecer subsídios pedagógicos sobre a lei 10.639 e promover interação pedagógica entre as várias matrizes culturais formadoras do território brasileiro. Este curso pretendeu atender a operacionalidade da lei 10.639/03 tendo como principal público – alvo educadores e graduados na área de ciências humanas e sociais. Os principais resultados dessa experiência estão em torno do acesso aos educadores e educadoras a teorias decoloniais e antirracistas.
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