Territórios quilombolas em cidades negras no brasil: primeiras observações censitárias para as políticas públicas

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22481/odeere.v8i3.13873

Palavras-chave:

Cidades Negras, Políticas públicas, Quilombolas, Quilombos

Resumo

O texto traz abordagens antropológica, histórica, geográfica e sociológica dos quilombos e quilombolas e das cidades negras no Brasil. Do ponto de vista teórico metodológico, para compor as ideias de cidades negras e quilombos, utilizamos as informações dos Censo Demográfico do IBGE, de 2010 e 2022. O primeiro, para compor as urbes negras da Bahia e, o segundo, para fins de constituir os territórios quilombolas no Brasil, nas regiões do país, nos estados e nos municípios com as maiores taxas (em dados absolutos) de população quilombola. Na história do Censo do IBGE, é a primeira vez que se faz a contagem da população quilombola e dos quilombos. Essa conquista é importante para a construção de políticas públicas para a população quilombola, negra e políticas de base antirracista.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

BOTELHO, Denise e FILHO, Osmar da Costa Valle. Educação antirracista: uma década de legislação afirmativa. OLIVEIRA, Reinaldo e Oliveira, Regina Marques de Souza (orgs.) Dilemas da Raça: Empoderameto e resistência. São Paulo, Editora Alameda, 2017. CARNEIRO, Edson. O Quilombo de Palmares. Rio de Janeiro, Editora WMF Martins, 2011. DOMINGUES, Petrônio e GOMES, Flávio. História dos Quilombos e memória dos Quilombos no Brasil: Revisitando um diálogo ausente na lei 10.639/2003. Revistada ABPN, volume 5, número 11,pp.5-28, 2013.https://abpnrevista.org.br/site/article/view/187FREYRE, Gilberto. Casa Grande e Senzala. Editora Companhia das Letras, São Paulo, 2005.HAESBAERT, Rogério. Territórios alternativos. Editora Contexto, São Paulo, 2006.LEITE, Ilka Boaventura. O projeto político quilombola: desafios, conquistas e impasses atuais. Revista de Estudos Feministas, volume 16, número 3, pp. 965-979, 2008.https://www.scielo.br/j/ref/a/PkRZPC6gwHRkLMMKkPxCvyd/?format=pdfLEITE, Ilka Boaventura. Os Quilombos no Brasil: Questões conceituais e normativas. Revista Etnográfica, volume IV, pp. 333-354, Florianópolis, 2000.https://acervo.socioambiental.org/acervo/documentos/os-quilombos-no-brasil-questoes-conceituais-e-normativasMOURA, Clóvis. Os Quilombos e a rebelião negra. Editora Brasiliense, São Paulo, 1987.

MUNANGA, Kabengele. Diversidade, Identidade, Etnicidade e Cidadania. São Paulo. Ação Educativa, 2010.MUNANGA, Kabengele. Identidade e Democracia: algumas reflexões sobre os discursos antirracistas no Brasil.SPINK, Jane Paris (org.). A cidadania em construção: uma reflexão transdisciplinar. São Paulo: Cortez, 1999.NASCIMENTO, Abdias. O Genocídio do Negro Brasileiro. Editora Paz e Terra, Rio de Janeiro, 1978.OLIVEIRA, Reinaldo José. Cidades negras no Brasil: A Bahia de todos os santos, orixás, inkices e caboclos. Revista Latitude, Dossiê Cidades Negras nas Américas> políticas de enfrentamento ao racismo, volume 17, número 1, pp. 136-160, 2023. https://dossiestematicoslppqualis.blogspot.com/2021/12/revista-latitude-cidades-negras-nas.htmlOLIVEIRA,Reinaldo José de. Cidades negras no Brasil: Territórios e Cidadania.Revista Da Associação Brasileira De Pesquisadores/as Negros/As (ABPN),Dossiê A Cidade, a urbanização e as relações étnico raciais no Brasil, na África e na Diáspora, 12(34), 287–314. Recuperado de https://abpnrevista.org.br/site/article/view/1128OLIVEIRA, Reinaldo José de. Territorialidade Negra e Segregação Racial na cidade de São Paulo: A luta por cidadania no século XX. São Paulo, Editora Alameda, 2016. REIS, João José. Rebelião Escrava no Brasil –A História do Levante dos Malês em 1835. Companhia das Letras, São Paulo, 2003.SANZIO, Rafael. A espacialidade do brasil africano, a governança secular escravocrata & as perspectivas de uma articulação antirracista para o território nacional. Revista ANPEG, volume 18, número 36, 2022. SILVA, Carlos Benedito Rodrigues da. Das terras da Primavera à Ilha do Amor: reggae, lazer e identidade cultural. Editora Pitomba, São Luiz, 2016. VARGAS, João da Costa. “Desindentificação” a lógicas da exclusão antinegra no Brasil. PINHO, Osmundo e Vargas, João da Costa. Antinegritude–o impossível sujeito negro na formação social do Brasil. Cruz das Almas e Belo Horizonte, Editora UFRB e Fino Traço, pp. 13-30.

Downloads

Publicado

2023-12-21