Sequência didática e comunidades tradicionais: análise do letramento científico crítico

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22481/odeere.v6i2.9790

Palavras-chave:

letramento científico, questões sociocientíficas.

Resumo

Apresentamos os resultados de uma pesquisa qualitativa, envolvendo a elaboração e aplicação de uma sequência didática numa escola pública do Estado da Bahia, Brasil, localizada no contexto de comunidades tradicionais. Os dados foram coletados após a aplicação de uma sequência didática que gerou a oportunidade de tomada de decisão por parte dos estudantes diante de uma problemática dos transgênicos, relacionada ao seu cotidiano. Os resultados mostram os níveis e estágios de letramento científico alcançados por cada grupo e foram analisados a partir do modelo proposto por Conrado (2017). Os grupos apresentaram dificuldades argumentativas, no entanto, as decisões apresentadas demonstram o exercício da criticidade, importante para as tomadas de decisões reais em seu cotidiano. Dessa forma, o presente trabalho permitiu realizar reflexões sobre o que pode ser melhorado na sequência didática no que tange a sua abordagem, visando ampliar os níveis e estágios de letramento alcançados pelos estudantes e abrindo margem para trabalhos futuros contendo ajustes que contribuam para o desenvolvimento da criticidade por parte dos estudantes.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Geane Machado Araujo, Universidade Estadual de Feira de Santana / Univeversidade Federal da Bahia

Graduada em Ciências Biológicas Licenciatura pela Universidade Estadual de Feira de Santana, Mestranda em Ensino, Filosofia e História das Ciências pela Universidade Federal da Bahia. Atualmente é professora da rede particular de ensino e participante do Grupo de pesquisa Investigações em Etnobiologia e Ensino de Ciências (GIEEC). E-mail: geanemachadoaraujo@gmail.com

Geilsa Costa Santos Baptista, Universidade Estadual de Feira de Santana

Possui graduação em Licenciatura em Ciências Biológicas pela Universidade Estadual de Feira de Santana (1995), Especialização em Saúde Aplicada ao Ensino de Biologia pela Universidade Federal da Bahia (2000), Mestrado em Ensino, Filosofia e História das Ciências pela Universidade Federal da Bahia (2007) e Doutorado em Ensino, Filosofia e História das Ciências pela Universidade Federal da Bahia (2012), com estágio na Universidade do Minho, Portugal. Participa como membro da Associação Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências (ABRAPEC), da Sociedade Brasileira de Etnobiologia e Etnoecologia (SBBE) e da Red Latinoamericana por la Defensa del Patrimonio Biocultural. É professora Titular no Departamento de Educação da Universidade Estadual de Feira de Santana-BA e no
Programa de Pós-Graduação em Ensino, Filosofia e História das Ciências (UFBA-UEFS). Fundadora e coordenadora do Grupo de Investigações em Etnobiologia e Ensino de Ciências (GIEEC-UEFS). E-mail: geilsabaptista@gmail.com

Camila Cunha, Universidade Federal da Bahia

Graduada em Ciências Biológicas Licenciatura pela Universidade Federal de Sergipe, Mestre em Ensino de Ciências e Matemática (PPGECIMA/UFS) e doutoranda no Programa de Pós-graduação em Ensino, Filosofia e História das Ciências (PPGEFHC/UFBA/UEFS) da Universidade Federal da Bahia e Universidade Estadual de Feira de Santana. Atualmente é professora substituta do Departamento de Educação da Universidade Federal da Bahia e Membro do Grupo de Investigações em Etnobiologia e Ensino de Ciências (GIEEC/UEFS). E-mail: cunhacamila17@gmail.com

Referências

BAPTISTA, G. C. S. A Contribuição da etnobiologia para o ensino e a aprendizagem de Ciências: estudo de caso em uma escola pública do Estado da Bahia. 2007.

BAPTISTA, G. C. S. Importância da demarcação de saberes no ensino de Ciências para sociedades tradicionais. Ciência & Educação, 16(3), 679-694, 2010.

CERQUEIRA, R. J., ANDENA, S. R. Levantamento da fauna de vespas (Hymenoptera, Vespidae, Polistinae) na região do Arraial do Retiro, distrito de Coração de Maria, Bahia. Anais Seminário de Iniciação Científica, n. 21, 2017.

CHASSOT, A. Alfabetização científica: uma possibilidade para a inclusão social. Revista brasileira de educação, v. 22, n. 1, p. 89-100, 2003.

CONRADO, D. M. Questões sociocientíficas na Educação CTSA: contribuições de um modelo teórico para o letramento científico crítico. 2017.

CONRADO, D. M., EL-HANI. Questões sociocientíficas e dimensões conceituais, procedimentais e atitudinais dos conteúdos no ensino de ciências. In: CONRADO, D. M, NUNES-NETO, N. Questões sociocientificas: fundamentos, propostas de ensino e perspectivas para ações sociopolíticas. Salvador: EDUFBA, 2018, 570 p.

CRESWELL, J. W. Projeto de pesquisa: métodos qualitativo, quantitativo e misto. 3ª ed. Porto Alegre: ArtMed, 2010.

DIEGUES, A. C. e ARRUDA, R. S. V. (Orgs). Saberes tradicionais e biodiversidade no Brasil. Brasília: Ministério do Meio Ambiente; São Paulo: USP, 2001.

FREIRE, P. Pedagogia do oprimido, 17ª. ed. Rio de Janeiro, Paz e Terra, 1987.

GUILHERME, L. R. G. Fundamentos da Análise de risco: Conceitos em análise de risco ecológico e para a saúde humana. Biotecnologia Ciência & Desenvolvimento, n. 34, p. 10-12, 1 fev. 2005.

HODSON, D. Going beyond STS: Towards a Curriculum for Sociopolitical Action. Science Education Review, v. 3, n. 1, p. 2-7, 2004.

HODSON, D. Looking to the Future: Building a Curriculum for Social Activism. Auckland: Sense, 2011.

HODSON, D. Realçando o papel da ética e da política na educação científica: Algumas considerações teóricas e práticas sobre questões sociocientíficas. In: CONRADO, D. M. e NUNES-NETO, N. Questões sociocientíficas: fundamentos, propostas de ensino e perspectivas para ações sociopolíticas (Org.). Salvador: EDUFBA, 2018. 570 p.

LOPES, C. V. Al.; ALBUQUERQUE, G. S. C. de. Agrotóxicos e seus impactos na saúde humana e ambiental: uma revisão sistemática. Saúde em Debate, v. 42, p. 518-534, 2018.

PAIVA, A. S. et al., Validação de uma sequência didática sobre mitose e câncer articulada com discussões éticas e ações sociopolíticas. VIII Encontro Regional de Ensino de Biologia RJ/ES – 11 a 13 de setembro de 2017. Rio de Janeiro, RJ. UNIRIO – UFRJ – IBC.

PEDRANCINI, V. D., CORAZZA-NUNES, M. J., GALUCH, M. T. B., & Nunes, W. M. C. (2008). Saber científico e conhecimento espontâneo: Opiniões de alunos do ensino Médio sobre transgênicos. Ciência & Educação,14(1), 135-146.

PÉREZ, L. F. M. Questões sociocientíficas na prática docente: ideologia, autonomia e formação de professores. São Paulo: Editora Unesp, 2012.

PINAZZA, L. A.; ALIMANDRO, R. A segunda revolução verde. AgroANALYSIS, v. 18, n. 10, p. 37-43, 1998.

SANTOS, W. L. P. Educação científica humanística em uma perspectiva freireana: resgatando a função do ensino de CTS. Alexandria Revista de Educação em Ciência e Tecnologia, v.1, n.1, p. 109-131, mar. 2008.

SANTOS, W. L. P. Educação científica na perspectiva de letramento como prática social: funções, princípios e desafios, Revista Brasileira de Educação, v. 12, n. 36, p. 474-550, 2007.

SILVA, L. F.; CARVALHO, L. M. A temática ambiental e o processo educativo: o ensino de física a partir de temas controversos. Ciência & Ensino, Campinas, v. 1, n. esp., nov. 2007.

SILVA, M. L. S.; BAPTISTA, G. C. S. Conhecimento tradicional como instrumento para dinamização do currículo e ensino de ciências. Revista Gaia Scientia, vol. 12(4): 90-104, 2018.

SOARES, M. Letramento: um tema em três gêneros. 3ª ed. Belo Horizonte: Autêntica editora, 2009. 128p.

SOCOLOSKI, T. S. Letramento científico crítico e gênero notícia de PC: análise de atividades didáticas de leitura em língua inglesa. 2011. Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade Federal de Santa Maria, 2011.

SOUZA, A. F.; FARIAS, G. B. Percepção do conhecimento dos alunos do ensino médio sobre transgênicos: concepções que influenciam na tomada de decisões. Experiências em Ensino de Ciências – V6(1), pp. 21-32, 2011.

VIEIRA, C. T.; VIEIRA, R. M. (2014). Construindo Práticas Didático Pedagógicas Promotoras da Literacia Científica e do Pensamento Crítico. Documentos de Trabajo e Iberciencia. N. 2. Madrid: Iberciencia.

WESTON, A.; MURCHO, D.; BRANQUINHO, J. A arte de argumentar. Lisboa: Gradiva, 1996.

ZABALA, A. A prática educativa: como ensinar. Porto Alegre: ArtMed, 1998.

Downloads

Publicado

2021-12-29

Como Citar

Araujo, G. M., Baptista, G. C. S., & Cunha, C. (2021). Sequência didática e comunidades tradicionais: análise do letramento científico crítico. ODEERE, 6(2), 116-133. https://doi.org/10.22481/odeere.v6i2.9790