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  • CHAMADA PARA DOSSIÊ - V 5 n. 2 - 10ª Edição - Tema: POLÍTICAS, GESTÃO E FINANCIAMENTO DA EDUCAÇÃO EM TERRITÓRIOS DIFERENCIADOS: CAMPO, INDÍGENAS E QUILOMBOLAS

    2024-08-05

    Organizadores: Arlete Ramos dos Santos (UESB), Luciélio Marinho (UFPB), Joedson Brito dos Santos (UFCG)

    O contexto recente de experiência e regime político democrático, instaurado, no país, a partir da Constituição Federal de 1988, reafirmou os direitos sociais, dentre eles o direito à educação como condição para constituição de um país e sociedade mais justa e de bem estar social para todos. Tal processo favoreceu a criação de mecanismos e espaços públicos de participação social em decisórios, e um movimento de lutas e por conseguinte permitir o protagonismo das classes populares lutarem pelo direito à educação em territórios diferenciados. Nesse contexto ocorreu avanços nas políticas e programas educacionais, bem como nos mecanismos e na política de financiamento do direito à educação, mesmo que, ainda persistam as limitações e contradições, sobretudo, quando se trata de pensar o financiamento como política pública de educação para as populações subalternas, nos termos gramsciano. Nesse sentido, é necessário destacar a necessidade de socializarmos estudos e pesquisas sobre as políticas educacionais e as formas de luta para garanti-las ou conquistá-las que estão a acontecer nos territórios diferenciados que compreendem os povos do campo, das águas e das florestas. Sobretudo, entendendo o contexto atual do capital neoliberal, as investidas do neoconservadorismo e a implementação dos mecanismos da Nova Gestão Pública na Educação. Assim, convidamos a toda a comunidade científica para a submissão de artigos ao Dossiê Gestão, Políticas e Financiamento da Educação em Territórios diferenciados: campo, indígenas e quilombolas. Esta chamada está aberta até o dia 15 de outubro de 2024 e a previsão de publicação é para dezembro de 2024.

    Datas importantes:

    Último dia para submissão: 15/10/2024

    Resultado: 15/11/2024

    Publicação: 30/12/2024

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  • Aberta chamada para Submissão de Artigos para a 8ª Edição (jan. -jun. 2024).

    2023-11-08

    A 8ª Edição da Revista de Políticas Públicas e Gestão Educacional (POLIGÉS), jan. 2024 / jun. 2024, será estruturada com Artigos voltados para os campos das Políticas Públicas e Gestão da Educação, podendo contemplar: Artigos de revisão - revisão crítica da literatura sobre temas pertinentes à POLIGES (máximo de 25 laudas); e Artigos de campo - resultado de pesquisa de natureza empírica (máximo de 25 laudas).

    O artigo deve, efetivamente, representar contribuição para a área, ou seja, deve tratar de um tema relevante, a fundamentação teórica deve ser atual e refletir o estado da arte na área, o método científico deve ser explicitado e as análises e conclusões devem ser claras e alinhadas ao objetivo proposto.

    A POLIGES publica trabalhos das seguintes áreas:

    Política e Gestão da Educação Básica e Ensino Superior.
    Políticas de formação de docentes e dirigentes educacionais.
    Política de Planejamento, Financiamento, Currículo e Avaliação educacional.
    Direitos humanos, diversidade e inclusão social.

    Acompanhe nosso cronograma:

    Lançamento da chamada: 08/11/2023.
    Submissão dos trabalhos: 08/11 a 30/04/2024.
    Divulgação dos trabalhos selecionados: 10/05/2024.
    Revisão dos trabalhos pelos autores: 11/05 a 10/06/2024.
    Publicação: até 30/06/2024.

    Veja demais informações no site da Revista, link: https://periodicos2.uesb.br/index.php/poliges/management/settings/announcements

    Saiba mais sobre Aberta chamada para Submissão de Artigos para a 8ª Edição (jan. -jun. 2024).
  • Aberta chamada para Submissão de Artigos para a 7ª Edição (jul. - dez. 2023) da Revista POLIGÉS: DOSSIÊ: “Gestão Educacional e Políticas Públicas: desafios e resistências no cenário brasileiro”.

    2023-05-08

    Dossiê: “Gestão Educacional e Políticas Públicas: desafios e resistências no cenário brasileiro”.

    A educação é um direito fundamental de todos os cidadãos e uma das principais ferramentas para a construção de uma sociedade mais justa e igualitária. No Brasil, porém, a gestão educacional e as políticas públicas enfrentam diversos desafios e resistências que precisam ser abordados e discutidos de maneira profunda e abrangente.

    É neste contexto que se insere o Dossiê intitulado “Gestão Educacional e Políticas Públicas: desafios e resistências no cenário brasileiro”. Esta publicação visa fomentar o debate e a reflexão sobre temas relevantes e urgentes relacionados à educação.

    Além disso, o Dossiê também tem como objetivo tecer reflexões sobre ações da gestão educacional para materializar as políticas públicas, bem como os desafios e resistências enfrentados pelos atores educacionais, destacando as diferentes formas de resistência que têm surgido no cenário educacional brasileiro. Para esta proposta elencamos os seguintes eixos temáticos:

    Monitoramento e avaliação de políticas públicas educacionais e dos planos decenais de Educação;

    Garantia do acesso e permanência dos alunos na escola;

    Financiamento da educação;

    Redução das desigualdades educacionais, socioeconômica e racial existente e

    Formação inicial e continuada de professores.

    A publicação deste Dossiê que comporá a 8ª Edição da Revista POLIGÉS é, portanto, de extrema importância para todos os interessados em promover uma educação de qualidade e acessível para todos os brasileiros. Ao reunir artigos e análises de especialistas e pesquisadores renomados, o Dossiê traz uma visão ampla e diversificada sobre as questões educacionais em nosso país, permitindo uma compreensão mais profunda e crítica dos desafios e das resistências enfrentados.

    Por tudo isso, espera-se que esta publicação seja amplamente divulgada e discutida, no âmbito acadêmico, movimentos sociais, organizações da sociedade civil, ou mesmo entre os gestores públicos e profissionais da educação.  Assim, cumprirá seu papel de contribuir na construção de uma educação mais justa e inclusiva para todos os brasileiros.

    Destacamos os seguintes prazos para a publicação do Dossiê:

    Lançamento da chamada: 08/05/2023

    Submissão dos trabalhos: 08/05 a 30/09/2023

    Divulgação dos trabalhos selecionados: 10/10/2023

    Revisão dos trabalhos pelos autores: 11/10 a 30/11/2023

    Publicação do Dossiê: 05/12 a 31/12/2023

    Organizadores:

    Edcleide da Silva Pereira Novais (UNEB)

    Daniel Santos Braga (UEMG)

    Ana Maria Alves Saraiva (UFMG)

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  • DOSSIÊ: Os desdobramentos do Golpe e o processo de esfacelamento da gestão democrática na Educação

    2022-12-01

    Organizadores:

    Profa. Dra. Ennia Débora Passos Braga Pires (UESB)
    Prof. Dr. Adenilson Sousa Cunha Junior (UESB)
    Prof. Dr. Vanderlei Pinheiro Bispo (EAFEUSP)

    Convidamos os pesquisadores e pesquisadoras que estudam a política e a gestão da educação para submissão de textos no Dossiê “Os desdobramentos do Golpe e o processo de esfacelamento da gestão democrática na Educação”. O objetivo é socializar estudos e reflexões sobre os impactos para a educação brasileira do golpichment jurídico-parlamentar-midiático de 2016 e seus desdobramentos seguintes.
    A proposta do Dossiê se orienta pela intenção de pôr em relevo uma discussão crítica sobre desmonte da educação no Brasil nos últimos anos tendo como marco de análise as medidas tomadas no âmbito educativo pelo governo ilegítimo que se seguiu ao golpe, os interesses por ele atendidos e o descaminhos das políticas educacionais com o Governo Bolsonaro. Para isso, destacamos os seguintes eixos temáticos:
    O desmonte das políticas públicas, os movimentos neoconservadores e os impactos na educação, as contrarreformas e os retrocessos na educação;
    Os reflexos do golpe na gestão democrática da educação;
    Estudos e pesquisas acadêmicas sobre as políticas educacionais implementadas no Brasil a partir de 2016.

    Destacamos os seguintes prazos para a publicação do Dossiê:

    Lançamento da chamada: 30/11/2022

    Submissão dos trabalhos: 30/11/2022 a 20/03/2023

    Divulgação dos trabalhos selecionados: 19/04/2023

    Revisão dos trabalhos pelos autores: 20/04 a 20/05/2023

    Publicação do Dossiê: 20/06 a 30/06/2023

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  • Chamada para Dossiê: Fazer política e prática de documentação.

    2022-04-27

    Coordenadores:

    Danilo César Souza Pinto (UESB)

    Bruna Potechi (UFSCar)

    Lecy Sartori (UNIMES)

    Diante do atual contexto político e sanitário de implementação de um governo conservador e neoliberal juntamente com os efeitos da Pandemia da COVID 19, visamos discutir como ações políticas, direitos e “futuros possíveis” são feitos e refeitos por meio de artefatos documentais. Esperamos reunir pesquisas em instituições, setores estatais e coletivos/movimentos sociais interessadas em pensar as práticas de documentação que podem dar “sentido e direção a ação política”. Serão consideradas pesquisas e, particularmente, etnografias, que acompanhem a tramitação de propostas legislativas, processos judiciais, as disputas em torno de laudos antropológicos, relatórios de impactos ambientais, a disseminação de relatórios de conferências, a produção de cartas de repúdio, podcast/vídeos e diretrizes e políticas públicas. Almejamos debater como direitos e políticas são formulados e disputados no atual contexto, sobre possíveis formas de inserção etnográfica visando artefatos documentais, e sobre transformações nas práticas de documentação, como a inclusão de etapas virtuais de rotinas burocráticas, além dos impactos e reflexos dessas práticas na vida dos sujeitos. Estamos interessados em reunir trabalhos que priorizem discussões sobre artefatos produzidos por práticas burocráticas, como documentos e outros recursos, não apenas de instituições e setores estatais, mas que respondam ao contexto atual brasileiro de constante ameaça de direitos.

    Período de submissão de Artigos no site: 01 de julho a 20 de Setembro/2022. 

    Período de avaliação: 21 de setembro a 21 de novembro/2022.

    Publicação: 10 de dezembro/2022.

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  • Prorrogado prazo para submissão de artigos para o Dossiê INTERSECÇÕES ENTRE EDUCAÇÃO DO CAMPO/EDUCAÇÃO RURAL NUMA PERSPECTIVA CRÍTICA[1] E AGROECOLOGIA

    2022-02-17

    DOSSIÊ INTERSECÇÕES ENTRE EDUCAÇÃO DO CAMPO/EDUCAÇÃO RURAL NUMA PERSPECTIVA CRÍTICA[1] E AGROECOLOGIA

    Organizadores:

    Arlete Ramos dos Santos (UESB)

    Henrique Tahan Novaes (UNESP)

    Maria Arlete Rosa (UTP)

    Convidamos os pesquisadores e pesquisadoras que estudam a Educação do Campo, conhecida como Educação Rural em outros países, para submissão de textos no Dossiê Intersecções entre Educação do Campo/Educação Rural numa perspectiva crítica e Agroecologia. O objetivo é socializar experiências de gestão educacional, políticas e práticas pedagógicas que acontecem nas escolas do campo/rurais em diferentes países, e que tenham os sujeitos da diversidade no campo como protagonistas, a saber: camponeses, indígenas, quilombolas, assentados e acampados, ribeirinhos, povos das florestas, entre outros.

    A intenção é dar visibilidade às importantes experiências educativas numa abordagem crítica, desenvolvidas nas escolas do campo/rurais, cujas pesquisas evidenciam a luta dos movimentos sociais camponeses como sujeitos epistêmicos que têm como pauta a contracultura essencial para o fortalecimento da luta dos povos do campo, das águas e das florestas. Ainda que identifiquemos propostas neoliberais de destruição e desqualificação do projeto educacional que atenda a realidade do campo, como tem sido a tônica do agronegócio e do Estado capitalista, podemos perceber por meio da produção de conhecimento que a Educação do Campo/Rural crítica tem alcançado importantes avanços que se consolidam nas ações desenvolvidas pelos docentes, comunidade escolar e movimentos sociais em diferentes espaços escolares e não escolares. Principalmente, por meio das discussões inerentes à essa temática que envolvem a agroecologia, a questão agrária, a educação ambiental, a sustentabilidade, observadas no contexto das experiências sobre políticas educacionais, gestão educacional, formação de professores e currículo. Esses temas trabalhados de forma crítica unem segmentos que lutam por uma educação alinhada a um projeto de sociedade que visa a superação da dominação e da exclusão, combate a criminalização dos movimentos sociais, o fechamento de escolas do campo e objetiva um modelo societário mais justo e igualitário.

    Desse modo, o Dossiê tem o intuito de dar destaque à produção acadêmica sobre as ações desenvolvidas nas escolas do campo/rurais para socialização do conhecimento mediante a seleção de artigos inéditos sobre pesquisas teóricas e empíricas que apresentem de forma articulada o diálogo com a Educação do Campo/Rural crítica, a agroecología, as políticas e práticas pedagógicas dos camponeses a partir de diferentes contextos e matizes teóricas. Para isso, destacamos os seguintes eixos temáticos:

    • Reflexões sobre a formação inicial e continuada dos docentes que atuam na Educação do Campo/Rural crítica;
    • Estudos e pesquisas acadêmicas sobre o protagonismo dos movimentos sociais como sujeitos epistêmicos e a Educação do Campo/Educação Rural crítica;
    • Análises críticas de materiais curriculares (livros, documentos legais, projetos político pedagógicos) sobre a presença de conteúdos vinculados à Educação do Campo/Educação Rural crítica, educação ambiental e a agroecología;
    • Experiências educativas de gestão, currículo políticas educacionais e formação docente que envolvam a Educação do Campo/Educação Rural critica, os movimentos sociais do campo e a agroecología;
    • Conflitos de classe no campo e projeto educacional: campesinato e agronegócio em disputa;
    • Experiências inovadoras de sobre o ensino com base na agroecologia, nas escolas do campo/rurais em articulação com a comunidade escolar e com os movimentos sociais;

     

    Destacamos os seguintes prazos para a publicação do Dossiê:

    Lançamento da chamada: 20/08/2021

    Submissão dos trabalhos: 20/08/2021 a 30/04/2022

    Divulgação dos trabalhos selecionados: 15/05/2022

    Revisão dos trabalhos pelos autores: 20/06 a 25/06/2022

    Publicação do Dossiê: 26/06 a 30/06

     

    [1] Neste dossiê denominamos de Educação Rural crítica o paradigma de educação defendido pela classe trabalhadora do campo, cuja tônica é a defesa de um projeto de sociedade. Salientamos que no Brasil este mesmo paradigma é denominado de Educação do Campo. Por isso, nos remeteremos à Educação do Campo quando estivermos nos referindo ao Brasil, e à Educação Rural crítica para tratar da educação nas áreas rurais dos outros países.

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  • CHAMADA PARA DOSSIÊ POLÍTICAS PÚBLICAS E GESTÃO EDUCACIONAL

    2021-10-20

    Convidamos pesquisadores e pesquisadoras que estudam a temática de Políticas Públicas e Gestão Educacional ou que possuem experiência de gestão de políticas públicas ou gestão educacional, para submissão de textos no Dossiê Experiências em Políticas Públicas e Gestão Educacional: interseccionlidade(s) e internacionalização em pauta. O dossiê acolherá resultados de pesquisas e experiências, nacionais e internacionais, que problematizem as diferentes estratégias do Estado no enfrentamento às desigualdades sociais, de raça, gênero, classe, etnia, educacionais e no reconhecimento e garantia de direitos.

    Organizadores (as):
    Prof. Dr. Silvano da Conceição - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB/Jequié/BA)
    Prof. Dra. Jacqueline da Silva Costa - Docente Adjunta da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-brasileira (Unilab/CE)
    Profa. Ms. Nubia dos Reis Ramos - Docente Assistente da Universidade do Estado da Bahia (UNEB/Salvador)
    Profa. Dra. Eliane Costa Santos - Docente Adjunta da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-brasileira (Unilab/BA).

    Data limite para submissão: 20/11/2021. Link: https://periodicos2.uesb.br/index.php/poliges/about/submissions

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  • CHAMADA PARA DOSSIÊ INTERSECÇÕES ENTRE EDUCAÇÃO DO CAMPO/EDUCAÇÃO RURAL NUMA PERSPECTIVA CRÍTICA E AGROECOLOGIA

    2021-08-26

    DOSSIÊ INTERSECÇÕES ENTRE EDUCAÇÃO DO CAMPO/EDUCAÇÃO RURAL NUMA PERSPECTIVA CRÍTICA[1] E AGROECOLOGIA

    Organizadores:

    Arlete Ramos dos Santos (UESB)

    Henrique Tahan Novaes (UNESP)

    Maria Arlete Rosa (UTP)

    Convidamos os pesquisadores e pesquisadoras que estudam a Educação do Campo, conhecida como Educação Rural em outros países, para submissão de textos no Dossiê Intersecções entre Educação do Campo/Educação Rural numa perspectiva crítica e Agroecologia. O objetivo é socializar experiências de gestão educacional, políticas e práticas pedagógicas que acontecem nas escolas do campo/rurais em diferentes países, e que tenham os sujeitos da diversidade no campo como protagonistas, a saber: camponeses, indígenas, quilombolas, assentados e acampados, ribeirinhos, povos das florestas, entre outros.

    A intenção é dar visibilidade às importantes experiências educativas numa abordagem crítica, desenvolvidas nas escolas do campo/rurais, cujas pesquisas evidenciam a luta dos movimentos sociais camponeses como sujeitos epistêmicos que têm como pauta a contracultura essencial para o fortalecimento da luta dos povos do campo, das águas e das florestas. Ainda que identifiquemos propostas neoliberais de destruição e desqualificação do projeto educacional que atenda a realidade do campo, como tem sido a tônica do agronegócio e do Estado capitalista, podemos perceber por meio da produção de conhecimento que a Educação do Campo/Rural crítica tem alcançado importantes avanços que se consolidam nas ações desenvolvidas pelos docentes, comunidade escolar e movimentos sociais em diferentes espaços escolares e não escolares. Principalmente, por meio das discussões inerentes à essa temática que envolvem a agroecologia, a questão agrária, a educação ambiental, a sustentabilidade, observadas no contexto das experiências sobre políticas educacionais, gestão educacional, formação de professores e currículo. Esses temas trabalhados de forma crítica unem segmentos que lutam por uma educação alinhada a um projeto de sociedade que visa a superação da dominação e da exclusão, combate a criminalização dos movimentos sociais, o fechamento de escolas do campo e objetiva um modelo societário mais justo e igualitário.

    Desse modo, o Dossiê tem o intuito de dar destaque à produção acadêmica sobre as ações desenvolvidas nas escolas do campo/rurais para socialização do conhecimento mediante a seleção de artigos inéditos sobre pesquisas teóricas e empíricas que apresentem de forma articulada o diálogo com a Educação do Campo/Rural crítica, a agroecología, as políticas e práticas pedagógicas dos camponeses a partir de diferentes contextos e matizes teóricas. Para isso, destacamos os seguintes eixos temáticos:

    • Reflexões sobre a formação inicial e continuada dos docentes que atuam na Educação do Campo/Rural crítica;
    • Estudos e pesquisas acadêmicas sobre o protagonismo dos movimentos sociais como sujeitos epistêmicos e a Educação do Campo/Educação Rural crítica;
    • Análises críticas de materiais curriculares (livros, documentos legais, projetos político pedagógicos) sobre a presença de conteúdos vinculados à Educação do Campo/Educação Rural crítica, educação ambiental e a agroecología;
    • Experiências educativas de gestão, currículo políticas educacionais e formação docente que envolvam a Educação do Campo/Educação Rural critica, os movimentos sociais do campo e a agroecología;
    • Conflitos de classe no campo e projeto educacional: campesinato e agronegócio em disputa;
    • Experiências inovadoras de sobre o ensino com base na agroecologia, nas escolas do campo/rurais em articulação com a comunidade escolar e com os movimentos sociais;

     

    Destacamos os seguintes prazos para a publicação do Dossiê:

    Lançamento da chamada: 20/08/2021

    Submissão dos trabalhos: 20/08 a 30/11/2021

    Divulgação dos trabalhos selecionados: 15/02/2022

    Revisão dos trabalhos pelos autores: 15/02 a 01/03/2022

    Publicação do Dossiê: 20/04 a 31/04/2022

     

    [1] Neste dossiê denominamos de Educação Rural crítica o paradigma de educação defendido pela classe trabalhadora do campo, cuja tônica é a defesa de um projeto de sociedade. Salientamos que no Brasil este mesmo paradigma é denominado de Educação do Campo. Por isso, nos remeteremos à Educação do Campo quando estivermos nos referindo ao Brasil, e à Educação Rural crítica para tratar da educação nas áreas rurais dos outros países.

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  • Revista de Políticas Públicas e Gestão Educacional (POLIGES) amplia prazo para submissão de Artigos.

    2021-07-02

    A POLIGES ampliou o prazo para a submissão de Artigos. O limite será o dia 20 de Julho, para o n. 2 (maio. /ago.), 2021. Em tempo solicitamos a divulgação de nossa Revista.  A Equipe de Editores da Revista POLIGES comunica ainda que a submissão de Artigos é contínua.
    Eventualmente, além de Artigos de demandas permanentes, publicaremos dossiês. Interessados em submeter, por gentileza, entrar em contato no email poliges@uesb.edu.br.
    Para ser nosso parceiro, por favor, faça seu cadastro aqui no site. No caso específico da função de Avaliador deste Periódico, é necessário ter concluído ou estar em andamento no doutorado em Educação ou áreas afins. Vamos juntos colaborar com a ampliação da circulação de conhecimento no amplo campo das Políticas Públicas e Gestão Educacional.
    Atenciosamente,
    Editores POLIGES

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