CHAMADA PARA DOSSIÊ - V 5 n. 2 - 10ª Edição - Tema: POLÍTICAS, GESTÃO E FINANCIAMENTO DA EDUCAÇÃO EM TERRITÓRIOS DIFERENCIADOS: CAMPO, INDÍGENAS E QUILOMBOLAS
Organizadores: Arlete Ramos dos Santos (UESB), Luciélio Marinho (UFPB), Joedson Brito dos Santos (UFCG)
O contexto recente de experiência e regime político democrático, instaurado, no país, a partir da Constituição Federal de 1988, reafirmou os direitos sociais, dentre eles o direito à educação como condição para constituição de um país e sociedade mais justa e de bem estar social para todos. Tal processo favoreceu a criação de mecanismos e espaços públicos de participação social em decisórios, e um movimento de lutas e por conseguinte permitir o protagonismo das classes populares lutarem pelo direito à educação em territórios diferenciados. Nesse contexto ocorreu avanços nas políticas e programas educacionais, bem como nos mecanismos e na política de financiamento do direito à educação, mesmo que, ainda persistam as limitações e contradições, sobretudo, quando se trata de pensar o financiamento como política pública de educação para as populações subalternas, nos termos gramsciano. Nesse sentido, é necessário destacar a necessidade de socializarmos estudos e pesquisas sobre as políticas educacionais e as formas de luta para garanti-las ou conquistá-las que estão a acontecer nos territórios diferenciados que compreendem os povos do campo, das águas e das florestas. Sobretudo, entendendo o contexto atual do capital neoliberal, as investidas do neoconservadorismo e a implementação dos mecanismos da Nova Gestão Pública na Educação. Assim, convidamos a toda a comunidade científica para a submissão de artigos ao Dossiê Gestão, Políticas e Financiamento da Educação em Territórios diferenciados: campo, indígenas e quilombolas. Esta chamada está aberta até o dia 15 de outubro de 2024 e a previsão de publicação é para dezembro de 2024.
Datas importantes:
Último dia para submissão: 15/10/2024
Resultado: 15/11/2024
Publicação: 30/12/2024
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