Prorrogado prazo para submissão de artigos para o Dossiê INTERSECÇÕES ENTRE EDUCAÇÃO DO CAMPO/EDUCAÇÃO RURAL NUMA PERSPECTIVA CRÍTICA[1] E AGROECOLOGIA

2022-02-17

DOSSIÊ INTERSECÇÕES ENTRE EDUCAÇÃO DO CAMPO/EDUCAÇÃO RURAL NUMA PERSPECTIVA CRÍTICA[1] E AGROECOLOGIA

Organizadores:

Arlete Ramos dos Santos (UESB)

Henrique Tahan Novaes (UNESP)

Maria Arlete Rosa (UTP)

Convidamos os pesquisadores e pesquisadoras que estudam a Educação do Campo, conhecida como Educação Rural em outros países, para submissão de textos no Dossiê Intersecções entre Educação do Campo/Educação Rural numa perspectiva crítica e Agroecologia. O objetivo é socializar experiências de gestão educacional, políticas e práticas pedagógicas que acontecem nas escolas do campo/rurais em diferentes países, e que tenham os sujeitos da diversidade no campo como protagonistas, a saber: camponeses, indígenas, quilombolas, assentados e acampados, ribeirinhos, povos das florestas, entre outros.

A intenção é dar visibilidade às importantes experiências educativas numa abordagem crítica, desenvolvidas nas escolas do campo/rurais, cujas pesquisas evidenciam a luta dos movimentos sociais camponeses como sujeitos epistêmicos que têm como pauta a contracultura essencial para o fortalecimento da luta dos povos do campo, das águas e das florestas. Ainda que identifiquemos propostas neoliberais de destruição e desqualificação do projeto educacional que atenda a realidade do campo, como tem sido a tônica do agronegócio e do Estado capitalista, podemos perceber por meio da produção de conhecimento que a Educação do Campo/Rural crítica tem alcançado importantes avanços que se consolidam nas ações desenvolvidas pelos docentes, comunidade escolar e movimentos sociais em diferentes espaços escolares e não escolares. Principalmente, por meio das discussões inerentes à essa temática que envolvem a agroecologia, a questão agrária, a educação ambiental, a sustentabilidade, observadas no contexto das experiências sobre políticas educacionais, gestão educacional, formação de professores e currículo. Esses temas trabalhados de forma crítica unem segmentos que lutam por uma educação alinhada a um projeto de sociedade que visa a superação da dominação e da exclusão, combate a criminalização dos movimentos sociais, o fechamento de escolas do campo e objetiva um modelo societário mais justo e igualitário.

Desse modo, o Dossiê tem o intuito de dar destaque à produção acadêmica sobre as ações desenvolvidas nas escolas do campo/rurais para socialização do conhecimento mediante a seleção de artigos inéditos sobre pesquisas teóricas e empíricas que apresentem de forma articulada o diálogo com a Educação do Campo/Rural crítica, a agroecología, as políticas e práticas pedagógicas dos camponeses a partir de diferentes contextos e matizes teóricas. Para isso, destacamos os seguintes eixos temáticos:

  • Reflexões sobre a formação inicial e continuada dos docentes que atuam na Educação do Campo/Rural crítica;
  • Estudos e pesquisas acadêmicas sobre o protagonismo dos movimentos sociais como sujeitos epistêmicos e a Educação do Campo/Educação Rural crítica;
  • Análises críticas de materiais curriculares (livros, documentos legais, projetos político pedagógicos) sobre a presença de conteúdos vinculados à Educação do Campo/Educação Rural crítica, educação ambiental e a agroecología;
  • Experiências educativas de gestão, currículo políticas educacionais e formação docente que envolvam a Educação do Campo/Educação Rural critica, os movimentos sociais do campo e a agroecología;
  • Conflitos de classe no campo e projeto educacional: campesinato e agronegócio em disputa;
  • Experiências inovadoras de sobre o ensino com base na agroecologia, nas escolas do campo/rurais em articulação com a comunidade escolar e com os movimentos sociais;

 

Destacamos os seguintes prazos para a publicação do Dossiê:

Lançamento da chamada: 20/08/2021

Submissão dos trabalhos: 20/08/2021 a 30/04/2022

Divulgação dos trabalhos selecionados: 15/05/2022

Revisão dos trabalhos pelos autores: 20/06 a 25/06/2022

Publicação do Dossiê: 26/06 a 30/06

 

[1] Neste dossiê denominamos de Educação Rural crítica o paradigma de educação defendido pela classe trabalhadora do campo, cuja tônica é a defesa de um projeto de sociedade. Salientamos que no Brasil este mesmo paradigma é denominado de Educação do Campo. Por isso, nos remeteremos à Educação do Campo quando estivermos nos referindo ao Brasil, e à Educação Rural crítica para tratar da educação nas áreas rurais dos outros países.