Aberta chamada para Submissão de Artigos para a 7ª Edição (jul. - dez. 2023) da Revista POLIGÉS: DOSSIÊ: “Gestão Educacional e Políticas Públicas: desafios e resistências no cenário brasileiro”.
Dossiê: “Gestão Educacional e Políticas Públicas: desafios e resistências no cenário brasileiro”.
A educação é um direito fundamental de todos os cidadãos e uma das principais ferramentas para a construção de uma sociedade mais justa e igualitária. No Brasil, porém, a gestão educacional e as políticas públicas enfrentam diversos desafios e resistências que precisam ser abordados e discutidos de maneira profunda e abrangente.
É neste contexto que se insere o Dossiê intitulado “Gestão Educacional e Políticas Públicas: desafios e resistências no cenário brasileiro”. Esta publicação visa fomentar o debate e a reflexão sobre temas relevantes e urgentes relacionados à educação.
Além disso, o Dossiê também tem como objetivo tecer reflexões sobre ações da gestão educacional para materializar as políticas públicas, bem como os desafios e resistências enfrentados pelos atores educacionais, destacando as diferentes formas de resistência que têm surgido no cenário educacional brasileiro. Para esta proposta elencamos os seguintes eixos temáticos:
Monitoramento e avaliação de políticas públicas educacionais e dos planos decenais de Educação;
Garantia do acesso e permanência dos alunos na escola;
Financiamento da educação;
Redução das desigualdades educacionais, socioeconômica e racial existente e
Formação inicial e continuada de professores.
A publicação deste Dossiê que comporá a 8ª Edição da Revista POLIGÉS é, portanto, de extrema importância para todos os interessados em promover uma educação de qualidade e acessível para todos os brasileiros. Ao reunir artigos e análises de especialistas e pesquisadores renomados, o Dossiê traz uma visão ampla e diversificada sobre as questões educacionais em nosso país, permitindo uma compreensão mais profunda e crítica dos desafios e das resistências enfrentados.
Por tudo isso, espera-se que esta publicação seja amplamente divulgada e discutida, no âmbito acadêmico, movimentos sociais, organizações da sociedade civil, ou mesmo entre os gestores públicos e profissionais da educação. Assim, cumprirá seu papel de contribuir na construção de uma educação mais justa e inclusiva para todos os brasileiros.
Destacamos os seguintes prazos para a publicação do Dossiê:
Lançamento da chamada: 08/05/2023
Submissão dos trabalhos: 08/05 a 30/09/2023
Divulgação dos trabalhos selecionados: 10/10/2023
Revisão dos trabalhos pelos autores: 11/10 a 30/11/2023
Publicação do Dossiê: 05/12 a 31/12/2023
Organizadores:
Edcleide da Silva Pereira Novais (UNEB)
Daniel Santos Braga (UEMG)
Ana Maria Alves Saraiva (UFMG)