O investimento direto estrangeiro: uma reflexão sobre a atração de investimentos internacionais no Município de Bailundo-Huambo-Angola

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22481/poliges.v3i1.10545

Palavras-chave:

Investimento direto, Economia Internacional, Comércio Internacional, Município do Bailundo

Resumo

O presente artigo prende-se com o desafio de abordar a temática do Investimento Directo Estrangeiro, olhando para a possibilidade de Investimentos Internacionais para o Município do Bailundo. Para tal, uma abordagem conceitual e introdutória se fez necessário, partindo assim de uma esteira discursiva comum com leitor. Na sequência, fez-se uma análise sob o ponto de vista legislativo, olhando para as garantias legais que a República de Angola oferece, para o Investimento Privado Estrangeiro. Finalmente, um olhar atento ao cenário econômico e um estudo mercadológico geral foi feito consciencializando assim o possível investidor para uma tomada de decisão a mais acertada possível. A grande problemática do presente artigo foi levantar questões e reflexões de cujas respostas prenderão os olhares dos leitores para este Município. Entre as quais, cita-se como exemplo a questão: O que é o Investimento Directo Estrangeiro? Que possibilidades a legislação prevê para incentivar a interação de investidores na região? Que oportunidades econômicas o Município do Bailundo oferece? Para responder as questões acima, foi adotado o método bibliográfico e uma pesquisa de campo, isto é alguns recortes do relatório do Município do Bailundo. 

 

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Gedeão Chilumbo Abel, Universidade Internacional Iberoamericana do México (UNINI)

Mestre em Logística Internacional, pelo Centro Universitário Internacional, Pós -Graduado em Docência do Ensino Superior Pela Faculdade Pitágoras Unopar, Licenciado em Administração de Empresa pela Faculdade Pitágoras de Londrina/Brasil, Experiência profissional como Analista do Comércio Exterior pela Easy Logistic. Autor do Livro: Espiritualidade e Sociedade: Uma Abordagem Devocional. Docente Universitário. Correio eletrônico: chilumbo.abel@gmail.com

Letícia Silva Araújo, Universidade Estadual da Paraíba (UEPB)

Mestranda em Relações Internacionais pela Universidade Estadual da Paraíba (UEPB); Pós-graduação em Comércio Exterior e Negócios Internacionais pela Faculdades Metropolitanas Unidas (FMU) (MBA, latu senso); Bacharela em Relações Internacionais pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Possui experiência profissional como Consultora Internacional, Técnica Extensionista do Programa de Qualificação para Exportações (PEIEX) em Ituverava (SP) entre 2019 e 2021 e Técnica Extensionista do PEIEX-PB desde 2021 e Diretora de Comercial pela Empresa Júnior de Relações Internacionais (Líderi Jr.). Correio eletrônico: leticia_araujo95@live.com

Mário Graça da Costa, Instituto Superior Politécnico Caála - Huambo - Angola

Doutorando em Educação na linha de pesquisa em Organização e Gestão de Centro Educativos pela Universidade Internacional Iberoamericana do México – UNINI MÉXICO;  Professor do Instituto Superior Politécnico Caála – Angola -  Huambo afecto ao Departamento de Ensino e Investigação em Psicologia. Mestre em Educação na  Especialidade  de Organização e Gestão de Centros Educativos pela Universidade Europeia de Atlântico – Espanha; Pós - Graduado em Pedagogia e Gestão de Projectos pela UJES (pós Lato Sensu);  Pós – Graduado em Administração Autárquica pelo Instituto de Cooperação Jurídica  da Universidade de Lisboa em parceria com a Faculdade de Direito da  UJES (pós Lato Sensu); Licenciado em Engenharia Informática e Computadores pela Universidade José Eduardo dos Santos – Angola; Membro efectivo da Ordem dos Engenheiros de Angola com Cédula Profissional n.º 3484; Membro do grupo de investigação MASUNINI-BR; Email: mario.graca@doctorado.unini.edu.mx.

Referências

ALBINO, Firmino Camilo; TAVARES, Fernando Oliveira; PACHECO, Luís. Investimento Direto Estrangeiro em Angola: Foreign Direct Investment in Angola. Portugueses Journal of Finance, Management and Accounting. Portugal. Vol 2, Nº 3, Mar. 2016.

ANGOLA. Lei no 10/21 de 22 de Abril de 2021: Que altera a Lei 10/18 de 26 de Junho, Lei do Investimento Privado. -Revoga a alínea e_ do Artigo 8º, a alínea e) do artigo 10º, o no 2 do Artigo 20º e o artigo 39º da Lei no 10/18 de 26 de Junho e republica a referida Lei. Diário da República: I Série -No 71. Luanda, Cidade Alta, 2021.

________. Lei nº 10/21 de 26 de Junho de 2018. Lei de Investimento Privado. Diário da República. Órgão Oficial da República de Angola. I Série – Nº 92. 2018a.

________. Plano Nacional de Desenvolvimento: 2018-2022. Governo de Angola. Vol 1. 2018b

CAMARGO, Camila. Investimentos e Demonstrativos Financeiros. Editora IBPEX: Curitiba, 2007.

CORBARI, Ely Cleia e MACEDO, Joel de Jesus. Análise de Projeto e Orçamento Empresarial. Editora Intersaberes: Curitiba, 2014

CORREIA. Amanda. Geologia Econômica: Uma Breve Introdução. Disponível em: http://igeologico.com.br/geologia-economica-uma-breve-introducao/ -Postado em 12/07/2018, Acessado em 11/02/2018.

FERREIRA. Paulo Vagner. Análise de Cenários Económicos. Editora Intersaberes: Curitiba, 2015

JAFFEE, David; STOKES, Randall. Foreign Investment and Trade Dependence. The Sociological Quarterly, Volume 27, Number 4, pages 533-546. Copyright, 1986.

KUNIETAMA. Henrique Nene. O Impacto do Investimento Direto Estrangeiro no Crescimento Económico de Angola. Instituto Superior de Contabilidade e Administração do Porto e Instituto Politécnico do Porto: Lisboa, 2014.

LERNER, Diego Fraga. Os regimes jurídicos de proteção ao investimento estrangeiro direto: o papel desempenhando pelos países emergentes. 2009. 121 f. Dissertação (Mestrado) – Faculdade de Direito, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2009.

MELHEM. Marcel Gulin e DA COSTA. Rosinei Novochaldlo. Contabilidade Avançada: Uma Abordagem Direta e Atualizada. Editora Intersaberes: Curitiba, 2012.

OLIVEIRA, C. M. (2014). Gerindo Recursos, construindo capacidades, criando valor nos processos de internacionalização das empresas nacionais - aplicação ao setor exportador de calçado. Porto: Tese de Doutoramento - Universidade Portucalense.

SAMUELSON. Paula A. e NORDHAUS. William D. Economia. Eurobooks Editora: Portugal, 2011.

TRIPOLI. Angela Cristina Kochinski e PRATES. Rodolfo Coelho. Comércio Internacional: Teoria e Prática. Intersaberes: Curitiba, 2016.

Downloads

Publicado

2022-09-15

Como Citar

ABEL, G. C. .; ARAÚJO, L. S. .; COSTA, M. G. da. O investimento direto estrangeiro: uma reflexão sobre a atração de investimentos internacionais no Município de Bailundo-Huambo-Angola . Revista de Políticas Públicas e Gestão Educacional (POLIGES), [S. l.], v. 3, n. 1, p. 5-20, 2022. DOI: 10.22481/poliges.v3i1.10545. Disponível em: https://periodicos2.uesb.br/index.php/poliges/article/view/10545. Acesso em: 23 abr. 2024.