O investimento direto estrangeiro: uma reflexão sobre a atração de investimentos internacionais no Município de Bailundo-Huambo-Angola
DOI:
https://doi.org/10.22481/poliges.v3i1.10545Palavras-chave:
Investimento direto, Economia Internacional, Comércio Internacional, Município do BailundoResumo
O presente artigo prende-se com o desafio de abordar a temática do Investimento Directo Estrangeiro, olhando para a possibilidade de Investimentos Internacionais para o Município do Bailundo. Para tal, uma abordagem conceitual e introdutória se fez necessário, partindo assim de uma esteira discursiva comum com leitor. Na sequência, fez-se uma análise sob o ponto de vista legislativo, olhando para as garantias legais que a República de Angola oferece, para o Investimento Privado Estrangeiro. Finalmente, um olhar atento ao cenário econômico e um estudo mercadológico geral foi feito consciencializando assim o possível investidor para uma tomada de decisão a mais acertada possível. A grande problemática do presente artigo foi levantar questões e reflexões de cujas respostas prenderão os olhares dos leitores para este Município. Entre as quais, cita-se como exemplo a questão: O que é o Investimento Directo Estrangeiro? Que possibilidades a legislação prevê para incentivar a interação de investidores na região? Que oportunidades econômicas o Município do Bailundo oferece? Para responder as questões acima, foi adotado o método bibliográfico e uma pesquisa de campo, isto é alguns recortes do relatório do Município do Bailundo.
Downloads
Referências
ALBINO, Firmino Camilo; TAVARES, Fernando Oliveira; PACHECO, Luís. Investimento Direto Estrangeiro em Angola: Foreign Direct Investment in Angola. Portugueses Journal of Finance, Management and Accounting. Portugal. Vol 2, Nº 3, Mar. 2016.
ANGOLA. Lei no 10/21 de 22 de Abril de 2021: Que altera a Lei 10/18 de 26 de Junho, Lei do Investimento Privado. -Revoga a alínea e_ do Artigo 8º, a alínea e) do artigo 10º, o no 2 do Artigo 20º e o artigo 39º da Lei no 10/18 de 26 de Junho e republica a referida Lei. Diário da República: I Série -No 71. Luanda, Cidade Alta, 2021.
________. Lei nº 10/21 de 26 de Junho de 2018. Lei de Investimento Privado. Diário da República. Órgão Oficial da República de Angola. I Série – Nº 92. 2018a.
________. Plano Nacional de Desenvolvimento: 2018-2022. Governo de Angola. Vol 1. 2018b
CAMARGO, Camila. Investimentos e Demonstrativos Financeiros. Editora IBPEX: Curitiba, 2007.
CORBARI, Ely Cleia e MACEDO, Joel de Jesus. Análise de Projeto e Orçamento Empresarial. Editora Intersaberes: Curitiba, 2014
CORREIA. Amanda. Geologia Econômica: Uma Breve Introdução. Disponível em: http://igeologico.com.br/geologia-economica-uma-breve-introducao/ -Postado em 12/07/2018, Acessado em 11/02/2018.
FERREIRA. Paulo Vagner. Análise de Cenários Económicos. Editora Intersaberes: Curitiba, 2015
JAFFEE, David; STOKES, Randall. Foreign Investment and Trade Dependence. The Sociological Quarterly, Volume 27, Number 4, pages 533-546. Copyright, 1986.
KUNIETAMA. Henrique Nene. O Impacto do Investimento Direto Estrangeiro no Crescimento Económico de Angola. Instituto Superior de Contabilidade e Administração do Porto e Instituto Politécnico do Porto: Lisboa, 2014.
LERNER, Diego Fraga. Os regimes jurídicos de proteção ao investimento estrangeiro direto: o papel desempenhando pelos países emergentes. 2009. 121 f. Dissertação (Mestrado) – Faculdade de Direito, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2009.
MELHEM. Marcel Gulin e DA COSTA. Rosinei Novochaldlo. Contabilidade Avançada: Uma Abordagem Direta e Atualizada. Editora Intersaberes: Curitiba, 2012.
OLIVEIRA, C. M. (2014). Gerindo Recursos, construindo capacidades, criando valor nos processos de internacionalização das empresas nacionais - aplicação ao setor exportador de calçado. Porto: Tese de Doutoramento - Universidade Portucalense.
SAMUELSON. Paula A. e NORDHAUS. William D. Economia. Eurobooks Editora: Portugal, 2011.
TRIPOLI. Angela Cristina Kochinski e PRATES. Rodolfo Coelho. Comércio Internacional: Teoria e Prática. Intersaberes: Curitiba, 2016.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Revista de Políticas Públicas e Gestão Educacional (POLIGES)
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.