O Programa Escola da Terra na UNIFAP: formação continuada nas Escolas do Campo da Educação Básica

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22481/poliges.v3i1.10690

Palavras-chave:

Educação do Campo., Escola da Terra., Formação Continuada

Resumo

O presente artigo apresenta um estudo investigativo e empírico a respeito da política de formação continuada de professores de escolas do campo desenvolvida na Amazônia Amapaense a partir do Programa Escola da Terra, coordenado pela Universidade Federal do Amapá em parceria com a Secretaria de Estado da Educação no Amapá, secretarias municipais de educação, escolas campesinas e Ministério da Educação. O programa contempla a formação dos educadores da educação básica das escolas com classes multisseriadas e escolas quilombolas, como uma das ações do Programa Nacional de Educação do Campo, pautando os desafios enfrentados pelas escolas públicas do campo para assegurar o direito à escolarização de crianças, jovens e adultos campesinos. Como resultado, destacamos a importância da construção de políticas públicas com os povos e educadores do campo na Amazônia, a atuação das Universidades Federais e a mobilização das organizações e dos movimentos sociais como protagonistas na luta pela terra e pelo direito à educação visando a superação das desigualdades de condições para o acesso e permanência na escola pública do campo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ramofly Bicalho, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ)

Professor Associado II na UFRRJ - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Campus Seropédica. Lotado no Departamento de Educação do Campo, Movimentos Sociais e Diversidade. Docente na Licenciatura em Educação do Campo, no PPGEA – Programa de Pós-Graduação em Educação Agrícola e no PPGEduc – Programa de Pós-Graduação em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares. Pós-Doutorado em Educação na Universidade Federal Fluminense – UFF. Atua com as seguintes temáticas: História da Educação do Campo e Movimentos Sociais. Educação Popular e Educação de Jovens e Adultos.

Pedro Clei Sanches Macedo, Instituto Federal do Amapá (IFAP)

Doutorado em Educação (UFRRJ, 2022). Técnico em Assuntos Educacionais no IFAP – Instituto Federal do Amapá – Brasil. Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação do Campo, Movimentos Sociais e Pedagogia da Alternância.

Referências

AMAPÁ. Carta do Amapá para Educação do Campo: I Seminário Estadual de Educação do Campo do Amapá, 24 de novembro de 2004, Amapá: Governo do Estado do Amapá, SEED/AP e SECADI/MEC, 2004. [mimeo]

ARROYO, Miguel G. Currículo, território em disputa. Petrópolis, RJ: Vozes, 2013.

BRASIL, Ministério da Educação. Conselho Nacional de Educação. Resolução CNE/CEB nº 1, de 3 de abril de 2002. Institui diretrizes operacionais para a educação básica nas escolas do campo: Brasília, 2002.

BICALHO, Ramofly. Interfaces da educação do campo e movimentos sociais: possibilidades de formação. Revista Pedagógica. Chapecó, v. 20, n. 43, p. 81-100, 2018.

CALDART, Roseli Salete et al. (org.) Dicionário da Educação do Campo. 2 ed. Rio de Janeiro, São Paulo: Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio, Expressão Popular, 2012.

DRUMMOND, José Augusto; DIAS, Teresa Cristina Albuquerque; BRITO, Daguinete Maria Chaves. Atlas das Unidades de Conservação do Estado do Amapá. Macapá: MMA/IBAMA-AP; GEA/SEMA, 2008. Disponível em : http://www.mpap.mp.br/images/Atlas_das_Unidades_de_Conserva%C3%A7%C3%A3o.pdf. Acesso em 26 jun 2021.

HAGE S. M. (org.) Escola de Direito: reinventando a escola multisseriada. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2010.

HAGE. S. M. (org.) Educação do Campo na Amazônia: retratos de realidade das escolas multisseriadas no Pará. Belém: Gráfica e Editora Gutemberg Ltda, 2005.

HAGE, Salomão Antônio Mufarrej et al (orgs). Programa Escola da Terra: cartografia da diversidade e complexidade de sua execução no Brasil. Curitiba: Editora CRV, 2018.

INEP - Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira. Censo Escolar da Educação Básica 2019. Notas Estatísticas. Ministério da Educação. Disponível http://portal.inep.gov.br/informacao-da-publicacao/-/asset_publisher/6JYIsGMAMkW1/document/id/6798882. Acesso em: 09 jul. 2019.

REIS, Marlo; MENDES, Débora Mate; CUNHA, Suany Rodrigues. Projeto Escola da Terra, das Águas e das Florestas. Macapá-AP: Universidade Federal do Amapá, 2017. [mimeo]

ROSSATO, Geovanio; PRAXEDES, Walter. Fundamentos da educação do campo: história, legislação, identidades camponesas e pedagogia. São Paulo: Editora Loyola, 2015.

Downloads

Publicado

2022-09-15

Como Citar

BICALHO, R.; MACEDO, P. C. S. . O Programa Escola da Terra na UNIFAP: formação continuada nas Escolas do Campo da Educação Básica . Revista de Políticas Públicas e Gestão Educacional (POLIGES), [S. l.], v. 3, n. 1, p. 65-80, 2022. DOI: 10.22481/poliges.v3i1.10690. Disponível em: https://periodicos2.uesb.br/index.php/poliges/article/view/10690. Acesso em: 26 abr. 2024.