A liberdade e o bem viver condicionados pela modernidade, pela tecnologia e pelo consumo

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22481/poliges.v3i1.10696

Palavras-chave:

Liberdade, Teconlogia, Vida, Consumo

Resumo

Liberdade é um conceito que abraça entendimentos diversos, indo desde a compreensão da escolha do homem por qualquer coisa relacionada a si mesmo até a mais profunda teoria econômica. O bem-viver é uma forma de contestação da sociedade capitalista de consumo, da produção excessiva, da concentração de renda e de outros elementos que ultrapassam a essencialidade da sobrevivência humana. A discussão proposta em torno da liberdade e do bem viver será disposta a partir dos prismas da modernidade, em sua essência, da tecnologia e do consumo. Utilizando de um levantamento bibliográfico das teorias de Acosta, Giddens, Gudynas, entre outros autores, o texto objetiva demonstrar ao leitor como essas três variáveis se manifestam como modeladoras da liberdade e confrontam o bem viver em sua maior essência: a garantia de vida digna e emancipatória do ser humano.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

João Paulo Queiroz Antonini, Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes)

Mestrando pelo Programa de Pós Graduação em Desenvolvimento Social, da Universidade Estadual de Montes Claros. Correio eletrônico: jpantonini@hotmail.com

Antônio Dimas Cardoso, Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes)

Doutor em Sociologia pela Universidade de Brasília; professor titular da Universidade Estadual de Montes Claros. Correio eletrônico: Email: antonio.dimas@unimontes.br.

Referências

ORWELL, George. 1984. Traduzido por Alexandre Hubner e Heloísa Jahn. Editora: Companhia das Letras. 9ª impressão. 2005.

GIDDENS, Anthony. As consequências da modernidade. Traduzido por Raul Fiker. Editora: UNESP. 5ª impressão. 1990.

DUSSEL, Enrique. Desde o”ego” europeu: o “em-cobrimento. Em DUSSEL, Enrique. 1492, o Encobrimento do Outro (A origem do “mito da modernidade”). Petrópolis: Vozes, 1993.

ACOSTA, Alberto. O Bem Viver: uma oportunidade para imaginar outros mundos. São Paulo: Autonomia Literária-Elefante, 2016.

GUDYNAS, Eduardo. Transições ao pós-extrativismo: sentidos, opções e âmbitos. In DILGER, Gerhard; LANG, Miriam; PEREIRA FILHO, Jorge. Descolonizar o imaginário: debates sobre pós-extrativismo e alternativas ao desenvolvimento. São Paulo: Fundação Rosa Luxemburgo, 2016.

PEREIRA, Agostinho Oli Koppe; CALGARO, Cleide. Desenvolvimento sustentável e o consumocentrismo: o paradoxo da modernidade. Em: O consumo na sociedade moderna [recurso eletrônico]: conseqüências jurídicas e ambientais / org. Agostinho Oli Koppe Pereira, Cleide Calgaro, Henrique Mioranza Koppe Pereira. – Caxias do Sul, RS: Educs, 2016.

Downloads

Publicado

2022-09-15

Como Citar

ANTONINI, J. P. Q. .; CARDOSO, A. D. . A liberdade e o bem viver condicionados pela modernidade, pela tecnologia e pelo consumo. Revista de Políticas Públicas e Gestão Educacional (POLIGES), [S. l.], v. 3, n. 1, p. 102-117, 2022. DOI: 10.22481/poliges.v3i1.10696. Disponível em: https://periodicos2.uesb.br/index.php/poliges/article/view/10696. Acesso em: 22 dez. 2024.