A liberdade e o bem viver condicionados pela modernidade, pela tecnologia e pelo consumo
DOI:
https://doi.org/10.22481/poliges.v3i1.10696Palavras-chave:
Liberdade, Teconlogia, Vida, ConsumoResumo
Liberdade é um conceito que abraça entendimentos diversos, indo desde a compreensão da escolha do homem por qualquer coisa relacionada a si mesmo até a mais profunda teoria econômica. O bem-viver é uma forma de contestação da sociedade capitalista de consumo, da produção excessiva, da concentração de renda e de outros elementos que ultrapassam a essencialidade da sobrevivência humana. A discussão proposta em torno da liberdade e do bem viver será disposta a partir dos prismas da modernidade, em sua essência, da tecnologia e do consumo. Utilizando de um levantamento bibliográfico das teorias de Acosta, Giddens, Gudynas, entre outros autores, o texto objetiva demonstrar ao leitor como essas três variáveis se manifestam como modeladoras da liberdade e confrontam o bem viver em sua maior essência: a garantia de vida digna e emancipatória do ser humano.
Downloads
Referências
ORWELL, George. 1984. Traduzido por Alexandre Hubner e Heloísa Jahn. Editora: Companhia das Letras. 9ª impressão. 2005.
GIDDENS, Anthony. As consequências da modernidade. Traduzido por Raul Fiker. Editora: UNESP. 5ª impressão. 1990.
DUSSEL, Enrique. Desde o”ego” europeu: o “em-cobrimento. Em DUSSEL, Enrique. 1492, o Encobrimento do Outro (A origem do “mito da modernidade”). Petrópolis: Vozes, 1993.
ACOSTA, Alberto. O Bem Viver: uma oportunidade para imaginar outros mundos. São Paulo: Autonomia Literária-Elefante, 2016.
GUDYNAS, Eduardo. Transições ao pós-extrativismo: sentidos, opções e âmbitos. In DILGER, Gerhard; LANG, Miriam; PEREIRA FILHO, Jorge. Descolonizar o imaginário: debates sobre pós-extrativismo e alternativas ao desenvolvimento. São Paulo: Fundação Rosa Luxemburgo, 2016.
PEREIRA, Agostinho Oli Koppe; CALGARO, Cleide. Desenvolvimento sustentável e o consumocentrismo: o paradoxo da modernidade. Em: O consumo na sociedade moderna [recurso eletrônico]: conseqüências jurídicas e ambientais / org. Agostinho Oli Koppe Pereira, Cleide Calgaro, Henrique Mioranza Koppe Pereira. – Caxias do Sul, RS: Educs, 2016.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Revista de Políticas Públicas e Gestão Educacional (POLIGES)
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.