Educação do e no Campo e agroecologia: novos caminhos para a educação científica
DOI:
https://doi.org/10.22481/poliges.v3i1.10728Palavras-chave:
Educação do Campo, Ensino de Ciências, BNCC, AgroecologiaResumo
O presente artigo busca trazer o debate em torno da relação ensino de ciências e agroecologia para a educação do campo. Para este debate busca-se constituir a problematização em torno dos recentes movimentos de imposição curricular protagonizados pela Base Nacional Comum Curricular e o risco que a mesma tem para a desarticulação da educação do campo. Assim, desenvolvo uma análise histórica da relação educação popular com o projeto educativo da educação do e no campo;trago a compreensão do campo de saber constituido da agroecologia para desenvolver uma análise das possibilidades e relações que se constituem entre agroecologia e ensino de ciências a partir de seis linhas temáticas que se constituem da relação dos saberes agroecológicos com os saberes advindos do ensino de ciências. O que depreendemos desta construção epistemológica do ensino de ciências no interior da educação do campo relacionado a agroecológica é que há multiplas possibilidades de ressignificação dos saberes e teorias do ensino científico. Também compreendemos que os projetos educativos agroecológicos podem tornar-se pontos de resistência ao processo impositivo colocado pela BNCC.
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