Educação ambiental crítica: enfrentamento de conflitos socioambientais no contexto escolar

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22481/poliges.v3i1.10959

Palavras-chave:

Conflitos Socioambientais, Educação Ambiental Crítica, Formação de Professores

Resumo

A Educação Ambiental é uma importante alternativa pedagógica para o enfrentamento dos conflitos socioambientais recorrentes na escola do campo. Diante desse contexto, esta pesquisa investigou em que medida a temática dos conflitos ambientais interferem na prática pedagógica em escolas do campo, pertencentes a um município do interior do Paraná historicamente extrativista. A pesquisa adotou a abordagem qualitativa do tipo pesquisa participante. Os participantes foram professores e gestores de um município localizado no interior do estado do Paraná. As informações foram analisadas por meio da Análise de Conteúdo de Bardin (1977) e análise qualitativa de Minayo (1998). Os resultados revelaram a preocupação dos participantes com a estagnação econômica e a falta de perspectiva em relação ao município. Além disso, ficou evidente a existência de um conflito socioambiental no município que reflete na prática escolar. Os professores demonstraram ter uma percepção clara dos conflitos socioambientais e injustiças sociais vivenciados pela comunidade, mas não conseguiram fazer a transposição dessa percepção para uma atuação pedagógica que tenha condições de enfrentar essa realidade. Entendemos, portanto, que a adoção dos princípios da vertente crítica da Educação Ambiental pode contribuir para uma formação cidadã consciente e mais apta a intervir na realidade em questão. 

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Biografia do Autor

Adriana Massaê Kataoka, Universidade Estadual do Centro-Oeste (UNICENTRO)

Doutora em Ciências (UFSCar). Docente do Departamento de Ciências Biológicas e PPGEN da UNICENTRO - Brasil. Líder do grupo de pesquisa Núcleo de Educação Ambiental (NEA). dri.kataoka@hotmail.com. 

Bruno Bianchin Alves , Universidade Estadual do Centro-Oeste (UNICENTRO)

Mestrado em ensino de ciências naturais e matemática - UNICENTRO; Docente na rede básica de ensino do Paraná - Brasil. Integrante do NEA - Núcleo de Educação Ambiental da UNICENTRO. Correio eletrônico: brunobianchin12@gmail.com.

Juliana Mara Antonio, Universidade Estadual do Centro-Oeste (UNICENTRO)

Mestrado em ensino de ciências naturais e matemática - UNICENTRO; Docente na rede básica de ensino de Santa Catarina - Brasil. Integrante do NEA - Núcleo de Educação Ambiental da UNICENTRO. Correio eletrônico: julianamara85@gmail.com.

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Publicado

2022-09-15

Como Citar

KATAOKA, A. M.; ALVES , B. B. .; ANTONIO, J. M. Educação ambiental crítica: enfrentamento de conflitos socioambientais no contexto escolar. Revista de Políticas Públicas e Gestão Educacional (POLIGES), [S. l.], v. 3, n. 1, p. 21-43, 2022. DOI: 10.22481/poliges.v3i1.10959. Disponível em: https://periodicos2.uesb.br/index.php/poliges/article/view/10959. Acesso em: 26 abr. 2024.