Educação ambiental crítica: enfrentamento de conflitos socioambientais no contexto escolar
DOI:
https://doi.org/10.22481/poliges.v3i1.10959Palavras-chave:
Conflitos Socioambientais, Educação Ambiental Crítica, Formação de ProfessoresResumo
A Educação Ambiental é uma importante alternativa pedagógica para o enfrentamento dos conflitos socioambientais recorrentes na escola do campo. Diante desse contexto, esta pesquisa investigou em que medida a temática dos conflitos ambientais interferem na prática pedagógica em escolas do campo, pertencentes a um município do interior do Paraná historicamente extrativista. A pesquisa adotou a abordagem qualitativa do tipo pesquisa participante. Os participantes foram professores e gestores de um município localizado no interior do estado do Paraná. As informações foram analisadas por meio da Análise de Conteúdo de Bardin (1977) e análise qualitativa de Minayo (1998). Os resultados revelaram a preocupação dos participantes com a estagnação econômica e a falta de perspectiva em relação ao município. Além disso, ficou evidente a existência de um conflito socioambiental no município que reflete na prática escolar. Os professores demonstraram ter uma percepção clara dos conflitos socioambientais e injustiças sociais vivenciados pela comunidade, mas não conseguiram fazer a transposição dessa percepção para uma atuação pedagógica que tenha condições de enfrentar essa realidade. Entendemos, portanto, que a adoção dos princípios da vertente crítica da Educação Ambiental pode contribuir para uma formação cidadã consciente e mais apta a intervir na realidade em questão.
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