As escolas multisseriadas do campo no Município de Cerro Azul: o processo de ensino e aprendizagem

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22481/poliges.v3i1.10964

Palavras-chave:

Educação do Campo, Ensino e aprendizagem, Escolas Multisseriadas, Sustentabilidade.

Resumo

Resumo

Este artigo apresenta um recorte da tese de doutorado intitulada “Ensino e aprendizagem em escolas rurais multisseriadas e as contribuições da psicologia histórico-cultural e da pedagogia histórico-crítica”, desenvolvida durante o período de 2014 a 2017. Esta investigação teve como objetivo geral analisar o processo de ensino aprendizagem em sala de aula, em relação aos determinantes externos e internos que contribuem para concretizar a experiência das escolas multisseriadas. A metodologia da pesquisa de cunho qualitativo, desenvolveu-se mediante pesquisa bibliográfica e pesquisa de campo; sendo ancorada também pelos estudos desenvolvidos junto ao grupo de pesquisa do NUPECAMP[1] (Núcleo de Pesquisa em Educação do Campo, Movimentos Sociais e Práticas Pedagógicas), da Universidade Tuiuti do Paraná. Os resultados da pesquisa reforçaram o potencial inerente à essas escolas e a possibilidade do desenvolvimento de um ensino fundado numa concepção contra hegemônica de educação, que possibilite o acesso ao conhecimento científico, historicamente construído pela humanidade.

 

 

 

 

 

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Biografia do Autor

Regina Bonat Pianovski, Universidade Tuiuti do Paraná

Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Federal do Paraná (1981). Professora de pós-graduação e graduação. Especialista em psicopedagogia, psicomotricidade e educação especial. Mestre e Doutora em Educação pela Universidade Tuiuti do Paraná. Membro do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Educação do Campo, Movimentos Sociais e Práticas Pedagógicas, da Universidade Tuiuti do Paraná (NUPECAMP - PPGEd/UTP). Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Ensino-Aprendizagem, atuando principalmente nos seguintes temas: educação do campo, aprendizagem e práticas pedagógicas. Correio-eletrônico: reginabonat@yahoo.com.br

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Publicado

2022-09-15

Como Citar

PIANOVSKI, R. B. . As escolas multisseriadas do campo no Município de Cerro Azul: o processo de ensino e aprendizagem. Revista de Políticas Públicas e Gestão Educacional (POLIGES), [S. l.], v. 3, n. 1, p. 44-64, 2022. DOI: 10.22481/poliges.v3i1.10964. Disponível em: https://periodicos2.uesb.br/index.php/poliges/article/view/10964. Acesso em: 24 abr. 2024.