A influência do empresariado na educação pública nacional: as estratégias do capital para definir um novo projeto de sociedade.
DOI:
https://doi.org/10.22481/poligs.v3i2.11102Palavras-chave:
Empresariado, Neoliberalismo , Políticas Públicas Educacionais, Base Nacional Comum Curricular (BNCC)Resumo
Esse artigo objetiva discutir as influências do empresariado na educação pública nacional, evidenciando como no atual contexto da política neoliberal, essa ação é agravada pelas investidas e estratégias dos organismos internacionais e como os intelectuais e grupos conglomerados tem exercido o poder hegemônico. As reflexões sobre essa temática foram suscitadas durante o percurso da disciplina Organização do Trabalho Pedagógico, do Mestrado Acadêmico em Ensino PPGEn, da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia-UESB. A perspectiva de análise é o materialismo histórico e dialético. O presente artigo foi dividido em cinco seções: Introdução, Neoliberalismo e Educação, Relação do Empresariado e Educação, Por fim uma Base Nacional Comum Curricular e Conclusões Preliminares.
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