A influência do empresariado na educação pública nacional: as estratégias do capital para definir um novo projeto de sociedade.

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22481/poligs.v3i2.11102

Palavras-chave:

Empresariado, Neoliberalismo , Políticas Públicas Educacionais, Base Nacional Comum Curricular (BNCC)

Resumo

Esse artigo objetiva discutir as influências do empresariado na educação pública nacional, evidenciando como no atual contexto da política neoliberal, essa ação é agravada pelas investidas e estratégias dos organismos internacionais e como os intelectuais e grupos conglomerados tem exercido o poder hegemônico. As reflexões sobre essa temática foram suscitadas durante o percurso da disciplina Organização do Trabalho Pedagógico, do Mestrado Acadêmico em Ensino PPGEn, da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia-UESB. A perspectiva de análise é o materialismo histórico e dialético. O presente artigo foi dividido em cinco seções: Introdução, Neoliberalismo e Educação, Relação do Empresariado e Educação, Por fim uma Base Nacional Comum Curricular e Conclusões Preliminares.

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Biografia do Autor

Kergilêda Ambrósio de Oliveira Mateus, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)

Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Estadual de Santa Cruz; Mestrado em Educação pela Universidade Federal de Uberlândia e Doutorado em Educação pela Universidade Federal de São Carlos. Atualmente é professora adjunta no Departamento de Ciências Humanas, Educação e Linguagem na Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia - UESB. Atua como docente no Programa de Pós graduação em Ensino da UESB. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Formação de Professores; Práticas Sociais e Processos Educativos; Educação do Campo; Currículos; Movimentos Sociais e Educação de Jovens e Adultos

Anne Cisera Teixeira de Santana, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)

Mestranda do Programa de Pós Graduação em Ensino PPGEn, da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia UESB. Pedagoga pela UNEB – Campus XII. Licenciada em Ciências Biológicas – Campus VI. Professora da rede municipal de ensino de Caetité/BA e Palmas de Monte Alto/BA; Especialista em Coordenação Pedagógica pela UNEB – Campus I, Especialista em História Social do Trabalho pela UESB; Membro do Grupo de Pesquisa Movimentos Sociais, Educação Popular e Educação de Jovens e Adultos/CNPq/UESB.. Correio eletrônico: 2021M0263@uesb.edu.br

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Publicado

2022-12-27

Como Citar

MATEUS, K. A. de O. .; SANTANA, A. C. T. de .; SANTOS, G. S. dos . A influência do empresariado na educação pública nacional: as estratégias do capital para definir um novo projeto de sociedade. Revista de Políticas Públicas e Gestão Educacional (POLIGES), [S. l.], v. 3, n. 2, p. 159-177, 2022. DOI: 10.22481/poligs.v3i2.11102. Disponível em: https://periodicos2.uesb.br/index.php/poliges/article/view/11102. Acesso em: 22 dez. 2024.