Políticas Públicas na Educação do Campo: a Formação Docente no Município de Serra do Ramalho

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22481/poliges.v2i1.8241

Palavras-chave:

Educação do campo, Formação de professores do campo, Políticas Públicas

Resumo

A presente pesquisa intitulada ‘Políticas públicas na Educação: reflexões a partir do processo de formação dos docentes que atuam em escolas no campo no município de Serra do Ramalho- BA’ objetivou compreender como acontece a formação dos professores que atuam nas escolas do meio rural e como esta formação implica na prática pedagógica. A pesquisa foi desenvolvida com a direção, os professores de uma escola do campo da cidade de Serra do Ramalho e com a coordenadora geral de educação do município. Utilizou-se da abordagem embasada nos pressupostos qualitativos, a pesquisa foi de campo do tipo participante, e para produzir os dados essa investigação fez uso do questionário, entrevista semiestruturada, diário de campo e análise documental. A análise dos dados permitiu construir uma visão mais ampla a respeito dos significados atribuídos à educação do campo, à formação específica para atuar nessa modalidade de educação, bem como, a visão desses sujeitos a respeito do tipo de educação que é oferecida aos povos do campo. Os dados mostraram, também, a necessidade de ampliar as oportunidades de formação inicial e continuada específicas para os educadores do campo, com vistas a oportunizar a construção de habilidades que os instrumentalizem para desenvolver práticas que respeitem a cultura camponesa e contribuam para a construção da autonomia dos povos do campo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Inaiara Alves Rolim, UNIVERSIDADE ESTADUAL DE SANTA CRUZ

Mestranda em Educação pela UESC, coordenadora de Educação do Campo na Secretaria de Educação de Serra do Ramalho - BA e membro do grupo de pesquisa GEPEMDECC, Brasil. Email: inaiararolim@gmail.com.

Edna Souza Moreira, UNEB campus XVII

Possui Doutorado em Educação pela Universidade Federal de Minas Gerais – UFMG; Mestre em Educação e Contemporaneidade pela Universidade do Estado da Bahia – UNEB; Professora do Departamento de Ciências, Humanas e Tecnologia – DCHT, Campus XVII, Universidade do Estado da Bahia – UNEB, no curso de Pedagogia. Email: esmoreira@uneb.br

Referências

ARROYO, Miguel Gonzalez. A educação básica e o movimento social do campo. In:_____,CALDART, Roseli Salete; MOLINA, Mônica Castagna (orgs). Por uma Educação do Campo. 2. ed. Petrópolis – RJ: Vozes, 2004.

BELTRAME, Sônia Aparecida Branco. A formação dos educadores do campo. Cadernos de Pesquisa: Pensamento Educacional, v. 4 n. 8, 2009. Disponível em: https://interin.utp.br/index.php/a/article/view/1907/1626 Acesso em 20 de março de 2021.

BRAGA, Luiz Ricardo; MOREIRA, Edna Souza. Educação do campo, currículo e formação de professores: retratos de uma realidade. VI Colóquio Internacional Educação e Contemporaneidade. São Cristovão-SE 2012.

BRASIL, Lei nº 9.394/96. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. MEC, Brasília, 1996.

BRASIL, Decreto nº 7.352, de 4 de novembro de 2010.

BRASIL, Ministério da Educação, Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade. Referencias para uma política de educação do campo: caderno de subsídios. Brasília, 2ª ed. 2005.

BRASIL, Diretrizes Operacionais para a Educação Básica nas Escolas do Campo – Resolução CNE/CEB nº1 de 03 de abril de 2002 – Ministério da Educação Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade (SECAD).

COELHO, Leila Rocha Sarmento. A função social da escola na educação do campo. Revista Lugares de Educação, Bananeiras/PB, v. 1, n. 2, jul.-dez., 2011.

MOLINA, Mônica Castagna; ANTUNES-ROCHA, Maria Isabel. Educação do campo, história, práticas e desafios no âmbito das políticas de formação de educadores – reflexões sobre o Pronera e o Procampo. Revista Reflexão e Ação, Santa Cruz do Sul, v.22, n.2, p.220-253, jul./dez.2014 http://online.unisc.br/seer/index.php/reflex/index.

SANTOS, Ramofly Bicalho dos. Histórico da educação do campo no Brasil- Eixo temático: Educação do Campo, Trabalho e Movimentos Sociais. In: Berenblum, Andrea & Oliveira, Lia Maria Teixeira de. Educação: diálogos do cotidiano. Seropédica (RJ): Outras letras Editora, 2011.

Downloads

Publicado

2021-05-11

Como Citar

ROLIM, I. A.; MOREIRA, E. S. Políticas Públicas na Educação do Campo: a Formação Docente no Município de Serra do Ramalho. Revista de Políticas Públicas e Gestão Educacional (POLIGES), [S. l.], v. 2, n. 1, p. 126-147, 2021. DOI: 10.22481/poliges.v2i1.8241. Disponível em: https://periodicos2.uesb.br/index.php/poliges/article/view/8241. Acesso em: 20 set. 2021.

Edição

Seção

Artigos