GESTÃO DEMOCRÁTICA DA EDUCAÇÃO SOB OS OLHOS E CORPOS DE JOVENS INTERNADOS PERANTE A LEI

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22481/poliges.v1i1.8262

Palavras-chave:

Gestão democrática, Juventude, Socioeducativo

Resumo

Este artigo é parte do resultado de uma dissertação de mestrado que estudou a gestão democrática e o direito à educação em escolas públicas inseridas em Unidades de Internação, pesquisa desenvolvida em um programa de Pós-Graduação em Educação. A investigação partiu de uma inspiração marxista, tendo como referenciais teóricos os conceitos de hegemonia de Gramsci (1968), de Aparelhos Ideológicos do Estado, de Althusser (1985) e a docilidade dos corpos, de Foucault (1999). Seu objetivo foi, além de um estudo sobre a legislação que normatiza a oferta de educação escolar para a população jovem submetida a medidas restritivas de liberdade, analisar as percepções dos sujeitos inseridos em duas escolas vinculadas a um sistema municipal de ensino e dos demais profissionais das unidades de internação (gerentes, professores, educadores sociais, alunos) localizadas em Comunidades de Atendimento Socioeducativo de Internação (CASE), sobre os limites e possibilidades da Gestão Democrática nessa realidade educacional singular. O presente texto faz um recorte dos resultados da pesquisa de campo realizada sobre tais percepções. Os resultados apontam as dificuldades encontradas nas duas escolas pesquisadas de se exercitar a gestão democrática nos moldes como este princípio é colocado na legislação educacional vigente e na literatura  pertinente desse campo do conhecimento, mesmo que alguns depoimentos dos colaboradores da pesquisa mostrassem possibilidades da efetivação de alguns indicadores dessa modalidade de gestão.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Washington Luis de Andrade Cardoso Junior, SEMED/Lauro de Freitas

Possui Licenciatura em História pela Universidade Federal da Bahia, com Mestrado em Educação e cursando doutorado em andamento pela mesma Universidade. Atua como professor de História nas Redes Municipais de Ensino de Salvador e Lauro de Freitas. Tem experiência em pesquisas relacionadas às políticas educacionais e gestão escolar. Na condição de Diretor de Assuntos Educacionais do ASPROLF-SINDICATO, entidade sindical que representa os trabalhadores/as da Rede Pública Municipal de Lauro de Freitas, acompanha as atividades dos espaços de controle social, em especial do Conselho Municipal de Educação, como suplente do segmento da representação docente.

Maria Couto Cunha, Universidade Federal da Bahia

Possui Doutorado em Educação pela Universidade Federal da Bahia, UFBA, Mestrado em Educação pela Universidade Federal da Bahia, UFBA, Especialização em Metodologia do Ensino Superior, pelo Centro de Estudos de Pós Graduação Olga Mettig, CEPOM, Graduação em Bacharelado em Ciências Sociais, pela Universidade Federal da Bahia, UFBA, Graduação em Licenciatura em Ciências Sociais, pela Universidade Federal da Bahia. Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação da UFBA, atuando nas áreas da Política, Gestão da Educação e formação de professores da educação básica.

Referências

ALTHUSSER, Louis. Aparelhos Ideológicos de Estado: nota sobre os aparelhos ideológicos do Estado. 2.ed. Tradução: Walter José Evangelista e Maria Laura Viveiros de Castro. Introdução crítica José Augusto Guilhon Albuquerque, Rio de Janeiro: Edições Graal, 1985.

BARDIN, Laurence. Análise de Conteúdo. Tradução: Luís Antero Reto, Augusto Pinheiro. São Paulo: Edições 70, 2016.

BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil. 1988. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituição/constituição.htm. Acesso em: 12 dez. 2018.

BRASIL. Lei de Diretrizes e bases da Educação Nacional, Lei 9394, 20 dez. 1996. Estabelece as diretrizes e bases para educação nacional. Brasília. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituição/constituição.htm. Acesso em 12 dez.

BRASIL. Lei nº 8035, de 20 de dezembro de 2010. Aprova o Plano Nacional de Educação para o decênio 2011-2020. Diário oficial da União, Brasília, DF, 20 dez. 2010.

BRASIL. Lei 12.594, de 18 de janeiro de 2012. Institui o Sistema Nacional de Atendimento Socioeducativo (SINASE). Diário Oficial da União, Brasília, 18 jan.2012.

FREITAG, Bárbara. Escola, estado e sociedade. São Paulo: Moraes, 1986.

FOUCAULT, Michel. Vigiar e punir: nascimento da prisão. 20.ed. Tradução: Raquel Ramalhete. Petrópolis: Vozes, 1999.

GRAMSCI, Antonio. Os Intelectuais e a Organização da Cultura, Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1968

PARO, Vitor. Henrique. Gestão Escolar, Democracia e qualidade do ensino. 2. ed. rev, São Paulo: Intermeios, 2018.

POULANTZAS, Nicos. O Estado, o poder, o socialismo. São Paulo: Paz e Terra, 2002.

PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO. Escola Municipal Professor Carlos Formigli.12p. Salvador, [201-]. SALVADOR. Lei Orgânica do Município do Salvador. Câmara Municipal de Salvador. 5 de abril de 1990. Disponível em: http://www.cms.ba.gov.br/uploads/LOM001.pdf. Acesso em: 12 mar. 2019.

SALVADOR. Lei Complementar nº36. Estatuto do Magistério. Câmara Municipal de Salvador. 30 de abril de 2004. Disponívelem: https://leismunicipais.com.br/estatuto-do-magisterio-salvador-ba. Acesso em: 12 mar. 2019.

SALVADOR. Decreto nº 30.118. Prefeitura Municipal de Salvador. 29 de agosto de 2018. Disponível em: https://leismunicipais.com.br/estatuto-domagisterio-salvador-ba. Acesso em: 12 mar. 2019.

SAVIANI, Dermeval. Pedagogia Histórico-Crítica: Primeiras Aproximações. Campinas: Autores Associados, 2011.

SOUZA, Ângelo. Ricardo, de. As condições de democratização da gestão da escola pública brasileira. Revista Ensaio: avaliação das políticas públicas em Educação. Rio de Janeiro, v.27, n.103, p. 271-290, abr./jun. 2019.

SOUZA, Jessé de. A Ralé Brasileira: quem é e como vive. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2009.

Downloads

Publicado

2020-12-30

Como Citar

CARDOSO JUNIOR, W. L. de A.; CUNHA, M. C. GESTÃO DEMOCRÁTICA DA EDUCAÇÃO SOB OS OLHOS E CORPOS DE JOVENS INTERNADOS PERANTE A LEI. Revista de Políticas Públicas e Gestão Educacional (POLIGES), [S. l.], v. 1, n. 1, p. 19-39, 2020. DOI: 10.22481/poliges.v1i1.8262. Disponível em: https://periodicos2.uesb.br/index.php/poliges/article/view/8262. Acesso em: 18 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos