OS DESAFIOS DO ENSINO REMOTO NA EDUCAÇÃO DO CAMPO
DOI:
https://doi.org/10.22481/poliges.v1i1.8263Palavras-chave:
Educação do campo, Ensino remoto, Políticas públicasResumo
O artigo trata de uma discussão sobre os desafios no trabalho docente no ensino remoto em tempos de pandemia e toma como base os dados da pesquisa tipo survey originada do projeto “Os desafios enfrentados pelos docentes na utilização das tecnologias educacionais por meio do ensino remoto emergencial nas atividades escolares nos municípios localizados no estado da Bahia, no contexto da pandemia do Covid-19”. A referida pesquisa foi realizada entre o período de abril e maio de 2020 e contou com a participação de 756 professores de diversos níveis e modalidades dos sistemas públicos e redes privadas de ensino. Esse trabalho foi realizado pelo grupo de Estudos e Pesquisas Movimentos Sociais, Diversidade Cultural e Educação do Campo e da Cidade – GEPEMDECC/UESB. A metodologia do projeto, e sob a qual este texto está orientado, fundamenta-se no materialismo histórico dialético, o qual necessita inferir sobre questões subjacentes às realidades que emergem de um cenário histórico, econômico, político e social que incide implícita ou explicitamente na vida dos sujeitos. Como instrumento de coleta de dados utilizou-se um questionário disponibilizado via plataforma eletrônica do Google e aplicado com professores. Os resultados apontam para o registro da investida na proposta de ensino remoto, ao mesmo tempo em que desvelam as fragilidades deste projeto na Educação Básica.
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