MONITORAMENTO E AVALIAÇÃO DO PLANO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DE IGUAÍ/BA: DO GOLPE DE 2016 AO CONTEXTO DO COVID-19

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22481/poliges.v1i1.8264

Palavras-chave:

Monitoramento e Avaliação do PME, Golpe de 2016, Pandemia

Resumo

A presente pesquisa teve como objetivo central analisar o processo de Monitoramento e Avaliação do Plano Municipal de Educação (PME) de Iguaí/BA e sua relação com o enfraquecimento da legislação educacional voltada para o desenvolvimento de políticas públicas educacionais, a partir do Golpe de 2016 até os tempos atuais. Tal discussão foi estabelecida dentro do contexto da Pandemia devido a Covid-19. As principais bases teóricas que sustentam este estudo estão pautadas em: Barreto; Rocha (2020); Brasil (2014); Saviani (2017; 2018); Lombardi (2018); Neta, Cardoso e Nunes (2018). Quanto aos aspectos metodológicos, realizou-se a pesquisa de campo com entrevistas semiestruturadas com integrantes da Equipe Técnica Municipal e com a secretária de educação e pesquisa documental com análise dos Relatórios de Monitoramento e Documento de Avaliação do PME. Sobre a estrutura do texto, inicialmente, apresentam-se alguns aspectos relacionados a esse enfraquecimento e como atingiu o Monitoramento e Avaliação do PME. Em seguida, descreve-se a relevância do Monitoramento e Avaliação do PME de modo geral e como este processo ocorreu em Iguaí/BA. Feita essa exposição, constata-se que existem algumas rupturas e descontinuidades ocorridas nas políticas públicas educacionais desde o Golpe de 2016, agravando-se com a Covid-19. Em relação ao Monitoramento e Avaliação do PME de Iguaí/BA, a Secretaria de Educação precisa encontrar alternativas para que este processo aconteça mesmo com o distanciamento social.

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Biografia do Autor

Edcleide da Silva Pereira Novais, SMEC/Iguaí/BA

Mestre em Educação em Ciências. Pedagoga e licenciada em Artes com especialização em Educação Infantil e Políticas Públicas e Gestão da Educação. Tem experiência na Educação Básica e Ensino Superior. Pesquisa os seguintes temas: Educação do Campo, Políticas Públicas, Gestão Educacional, PME e PAR.

Daelcio Ferreira Campos Mendonça, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia

Doutor em Educação (UFBA). Mestre em Educação (UFBA). Especialista em Neuropsicologia (IBPEX). Graduado em Pedagogia (UFBA). Professor da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB-Itapetinga). Coordenador do Seminário de Políticas Públicas e Gestão Educacional. Coordenador da Especialização em Políticas Públicas e Gestão Educacional e Coordenador do Observatório de Políticas Públicas e Gestão Educacional-UESB-Itapetinga. 

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Publicado

2020-12-30

Como Citar

NOVAIS, E. da S. P.; MENDONÇA, D. F. C. MONITORAMENTO E AVALIAÇÃO DO PLANO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DE IGUAÍ/BA: DO GOLPE DE 2016 AO CONTEXTO DO COVID-19. Revista de Políticas Públicas e Gestão Educacional (POLIGES), [S. l.], v. 1, n. 1, p. 86-110, 2020. DOI: 10.22481/poliges.v1i1.8264. Disponível em: https://periodicos2.uesb.br/index.php/poliges/article/view/8264. Acesso em: 2 dez. 2024.

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Artigos