Caminhos da política estadual cearense, entre ações e intenções: professor diretor de uma turma em questão

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22481/poliges.v2i1.8341

Palavras-chave:

Política Educacional, Política neoliberal, Projeto Professor Diretor de Turma

Resumo

O artigo apresenta uma discussão sobre a Política Educacional do Estado do Ceará e seu alinhamento à ideologia neoliberal, que acarretou modificações no contexto educacional, especificamente com o Projeto Professor Diretor de Turma (PPDT), objeto desta investigação. Nosso objetivo é descrever o processo de implementação do Projeto Professor Diretor de Turma no Ceará. A pesquisa adota abordagem qualitativa e desenvolve estudo de cunho teórico, crítico e reflexivo acerca do PPDT. Considera-se que o PPDT é uma política educacional que impõe corresponsabilização do professor à frente do projeto com questões inerentes à gestão da escola, além de precarizar a atuação reflexiva em sala de aula, priorizar a obtenção de resultados e sobrecarregar o ofício docente.

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Biografia do Autor

José Wandsson do Nascimento Batista, Secretaria Estadual de Educação do Ceará

Mestre em Educação e Ensino pelo programa de Mestrado Acadêmico Intercampi em Educação e Ensino (MAIE) da Universidade Estadual do Ceará (UECE). É professor efetivo da rede pública estadual do Ceará, atualmente atua como Orientador da Célula de Desenvolvimento da Escola e da Aprendizagem - CEDEA na 12ª Coordenadoria Regional de Desenvolvimento da Educação - CREDE 12/Quixadá-CE.

Vitória Chérida Costa Freire, Universidade Estadual do Ceará

Doutoranda pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual do Ceará (PPGE-UECE), Mestre em Educação pelo PPGE/UECE. Integrante do grupo de pesquisa Práticas Educativas, Memórias e Oralidades (PEMO).

Lia Machado Fiuza Fialho, Universidade Estadual do Ceará

Doutora em Educação Brasileira pela Universidade Federal do Ceará, Pós-Doutorada em Educação pela Universidade Federal da Paraíba. Professora doutora do Centro de Educação da Universidade Estadual do Ceará, Professora Permanente do Programa de Pós-graduação em Educação (PPGE/UECE) e do Mestrado Profissional em Planejamento e Políticas Públicas (MPPP/UECE). Líder do Grupo de Pesquisa Práticas Educativas Memórias e Oralidades - PEMO. Editora da revista Educação & Formação do PPGE/UECE. Pesquisadora produtividade CNPQ.

Cristine Brandenburg, Universidade do Vale do Acaraú

Doutora pelo Programa de Pós-Graduação em Educação Brasileira pela Universidade Federal do Ceará, Bolsista CNPq (2019). Vice-Líder do grupo de pesquisa Práticas Educativas Memórias e Oralidades (PEMO). Editora da Revista Práticas Educativas, Memórias e Oralidades - Revpemo. Membro da equipe editorial da revista Ensino em Perspectivas (EnPe). Atualmente docente do Instituto Dom José de Educação e Cultura/Universidade do Vale do Acaraú (IDJ/UVA.

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Publicado

2021-05-11

Como Citar

BATISTA, J. W. do N.; FREIRE, V. C. C.; FIALHO, L. M. F.; BRANDENBURG, C. Caminhos da política estadual cearense, entre ações e intenções: professor diretor de uma turma em questão. Revista de Políticas Públicas e Gestão Educacional (POLIGES), [S. l.], v. 2, n. 1, p. 47-65, 2021. DOI: 10.22481/poliges.v2i1.8341. Disponível em: https://periodicos2.uesb.br/index.php/poliges/article/view/8341. Acesso em: 20 set. 2021.

Edição

Seção

Artigos