Gestão escolar, trabalho pedagógico e educação do campo: análise de um contexto
DOI:
https://doi.org/10.22481/poliges.v2i1.8516Palavras-chave:
Educação do Campo. Gestão Escolar. Trabalho PedagógicoResumo
A Educação do Campo vem conquistando um lugar de destaque na agenda das políticas públicas, inaugurando um outro olhar sobre o campo. O Movimento Por uma Educação do Campo é fruto do acúmulo de diversas experiências políticas, educativas e pedagógicas construídas historicamente pelo conjunto de movimentos populares do Brasil. A Educação do Campo apresenta-se como um paradigma transformador da sociedade que visa à emancipação dos sujeitos, à superação das relações de trabalho excludentes e produção de uma existência humana digna. Desse modo, a epistemologia da Educação do Campo vai exigir a transformação da escola, principalmente quanto à Gestão da escola/democratização do espaço escolar. Nesse sentido, o presente texto tem como foco trazer reflexões sobre a gestão escolar no cotidiano das escolas do campo. Traz um recorte de pesquisas finalizadas e em andamento vinculadas ao Grupo de Pesquisa Observale, Grafho e ao Mestrado Profissional em Educação do Campo da UFRB.
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