Autonomia escolar: pesrspectiva para para uma gestão democrática

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22481/poliges.v2i2.9131

Palavras-chave:

Autonomia, Gestão democrática , Participação

Resumo

O presente trabalho discute a gestão escolar democrática com base no princípio da autonomia, com objetivo de compreender em que medida essa autonomia está sendo efetivada. Para isso, buscou-se identificar os aspectos dessa autonomia na construção do projeto político pedagógico, na forma de provimento para o cargo de diretor e na participação do conselho escolar na gestão dessas escolas. A partir de autores como Dourado (2019); Libâneo (2004); Lück (2006) e Paro (2003), a pesquisa teve uma abordagem qualitativa por meio do estudo de caso em duas escolas públicas, sendo uma municipal e outra estadual em Itororó-BA. Utilizou-se a entrevista com perguntas estruturadas, como instrumento para coleta de dados. Os resultados demonstram que o grau de autonomia encontrado ainda não é condizente com a gestão democrática, apesar de estar recomendada nos dispositivos legais e na literatura, na prática, não garantem que ela ocorra, uma vez que um dos modelos de gestão encontrados estavam ligados à indicação política, e em outra, possuindo alguns aspectos democráticos como a eleição direta para diretor, nem todos participantes conheciam o PPP, mesmo fazendo parte do conselho da escola. Contudo, a autonomia da escola faz parte de um longo caminho para que se construa uma gestão democrática, sendo possível para isso, propiciar formas e mecanismos institucionais que viabilizem e estimulem a participação na tomada de decisões dos servidores da escola e de seus usuários.

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Biografia do Autor

Tayse Farias Gomes Eloi Malta, Prefeitura Municipal de Itororó-BA

Graduada em Pedagogia pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB). Especialista em Políticas Públicas e Gestão Eduacional (UESB-Itapetinga-DCHEL).

Rafael Martins Ribeiro, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)

É doutorando no programa de Doctorado en Ciencias de la Educación pela Universidad Nacional de Rosario (UNR), Argentina. Tem Pós-Graduação Lato-sensu em Produção de Mídias para a Educação Online pela Universidade Federal da Bahia(2018) e Pós-Graduação em Mídias na Educação pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (2012). Possui graduação em pedagogia pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (2010). Atualmente é Docente da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, atuando na Área de Praticas Educativas. 

Cristina Silva dos Santos, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)

Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Estadual de Santa Cruz (1998), Mestrado em Educação pela Universidade Estadual de Maringá (2008) e Doutorado em Memória:Linguagem e Sociedade pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (2017). Atualmente é professora assistente da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, Coordenadora do Programa de Formação de Professores da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia.

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Publicado

2021-10-20

Como Citar

MALTA, T. F. G. E. .; RIBEIRO, R. M.; SANTOS, C. S. dos . Autonomia escolar: pesrspectiva para para uma gestão democrática. Revista de Políticas Públicas e Gestão Educacional (POLIGES), [S. l.], v. 2, n. 2, p. 184-208, 2021. DOI: 10.22481/poliges.v2i2.9131. Disponível em: https://periodicos2.uesb.br/index.php/poliges/article/view/9131. Acesso em: 22 dez. 2024.

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Artigos