Universidade Aberta do Brasil (UAB): uma oportunidade possível no Município de Itapetinga-BA
DOI:
https://doi.org/10.22481/poliges.v2i2.9144Palavras-chave:
Educação à distância, Ensino SuperiorResumo
Este trabalho tem como finalidade discutir a relevância da Universidade Aberta do Brasil (UAB) como política pública de acesso ao ensino superior no Município de Itapetinga-BA. Política essa que visa uma maior ampliação e democratização do ensino superior por meio do uso das novas Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs). No que consiste à metodologia do trabalho, foi utilizada a abordagem qualitativa, com levantamento bibliográfico e documental a fim de compreender de forma direta e indireta os dados necessários à discussão da temática. No primeiro momento, apresentamos uma análise teórica a respeito do Ead. Na sequência, apresentamos os dados extraídos dos documentos e suas análises. Ao final, sistematizamos alguns resultados e considerações finais sobre a relevância do Ensino à distância como oportunidade de ampliação e democratização do ensino superior por meio do uso das novas Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs). O polo enfrenta alguns desafios concernentes à evasão de alunos que devido às restrições financeiras não conseguem participar dos encontros presenciais e ainda têm dificuldade de acessar as aulas à distância pela falta de recurso tecnológico. Outros desafios são ainda apontados ao longo da entrevista como a necessidade de maiores investimentos para o, visto que o setor público, por meio dos programas e políticas educacionais, representa um papel significativo para o avanço da Educação a Distância no Brasil. O Sistema UAB em Itapetinga é de fato uma grande oportunidade para o desenvolvimento dos sujeitos, das universidades, do território e da sociedade em geral.
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