O Gestor escolar, sua influência na gestão democrática e participativa no magistério do Soyo

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22481/poliges.v2i3.9711

Palavras-chave:

Gestão democrática , Gestão participativa, Gestor escolar

Resumo

Resumo:

O presente artigo tem como tema: o gestor escolar, sua influência na gestão democrática e participativa no Magistério do Soyo. Destacam-se os objectivos, o problema e a pergunta de pesquisa. Com o objectivo geral: Analisar o papel do gestor escolar, e sua influência na gestão democrática e participativa no Magistério do Soyo. Dessa maneira foi realizada uma revisão bibliográfica e documental, com o propósito de aprofundar os fundamentos e contributos teóricos sobre a temática em estudo, dando suportes científicos sobre o assunto que permitiu elaborar este artigo partindo de uma revisão conceitual e bibliográfica dos vários conteúdos, de uma perspectiva generalizada do tema até se atingir aos aspectos particulares. Seguiu-se posteriormente a elaboração e a aplicação dos instrumentos de colecta de dados, aos participantes com toda a informação necessária. Os mesmos foram elaborados com intuito de responderem aos objectivos propostos, baseados numa pesquisa de tipo não experimental, exploratória, a análise dos dados por meio de instrumentos de colecta de dados, tais como: levantamento bibliográfico, levantamento dos dados quantitativo-qualitativos, por via das entrevistas e questionários previamente elaborados, respeitando todos os critérios necessários das pesquisas fazendo referência aos aspectos considerados chave que nortearam a mesma. Finalmente, após a colecta dos dados, por via dos instrumentos de processamentos, foram demonstrados os resultados e que a maioria dos participantes afirmam que o gestor escolar tem muita influência no processo de gestão democrática e participativa na escola, fruto da dinâmica implementada que permite a participação da comunidade na gestão da escola. Palavras-chave: Gestão democrática. Gestão participativa. Gestor escolar

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Garcia Lukombo, Fundação Universitária Iberoamericana FUNIBER-ESPANHA

Mestrado em Educação, Especialidade de Organização e Gestão de Centros Educativos, Universidad Europea del Atlántico  (UEA) Espanha. Fundação Universitária Iberoamericana FUNIBER-ESPANHA; com experiência em Educação e Ensino Superior, actualmente é Professor no Magistério do Soyo. Angola. Correio eletrônico: Email.lukombo1974@gmail.com; glukombo1974@hotmail.com

Referências

Bastos D. (s/d) Os impactos de uma gestão democrática no desenvolvimento educacional. V Congresso Nacional da Educação. www.conedu.com.br

Boschetti, V, R. Mota, A.B & Abreu, D. L. F.(2016). Gestão escolar democrática: Desafios e perspectivas. http://dx.doi.org/10.5902/2318133822257 Regae: Rev. Gest. Aval. Educ. Santa Maria v. 5 n. p. 103-111.

Campingãla, J. M., Buza, A. G., Domingos Manuel, I. J., (2016) Democratização do Ensino em Angola: estudo de caso na escola primária no distrito urbano da imgombota – Luanda.

Dicionário Básico ilustrado. 2015. Porto editora. Portugal

Gadotti, M.(2004). Pensamento pedagógico brasileiro. São Paulo: Editora Ática

Gentil, P. (2000). Qual educação para qual cidadania? Reflexões sobre a formação do sujeito democrático.

Hattge, M. D.(2007). Escola Campeã: estratégias de governamento e auto-regulação. São Leopoldo. Disponível em:http://www.michelfoucalt. com.br/files/Hattge_dissertacao.pdf

Lamarque, S.D. & Schneider, M.B.D. (2017). Organização e Gestão de Centros Educativos. Florianópolis. FUNIBER.

L.B.S.E.E. Nº 13/01 de 31 de dezembro de 2001. Lei de bases do sistema de educação e ensino, que estabelece os princípios e as regras gerais do sistema de Educação e Ensino. Diário da República n.º 65. Iª-Série Assembleia Nacional. Luanda

L.B.S.E.E. Nº 17/16 de 07 de outubro de 2016. Lei de bases do sistema de educação e ensino, que estabelece os princípios e as regras gerais do sistema de Educação e Ensino. Diário da República nº 170. Iª-Serie. Assembleia Nacional. Luanda.

Libâneo, J.C.( 2001). Organização e gestão da escola: teoria e prática. Goiânia: Editora Alternativa, 259p.

Libâneo, J.C. (2004). Organização e Gestão da Escola: Teoria e Prática, 5. ed. Goiânia, Alternativa.

Lück, H. et al. (2000). A escola participativa: o trabalho do gestor escolar. 4. ed. Rio de Janeiro: DP&A.

Lück, H. (2002). A escola participativa - o trabalho do gestor escolar. ... São Paulo: Pioneira Thomson Learrning.

Lück, H. (2006). Gestão educacional: uma questão paradigmática. Série cadernos de gestão. v, 1 Petrópolis: Vozes.

Lück, H. (2009). Dimensões de gestão escolar e suas competências. Curitiba: Editora Positivo, ISBN - 978-85-385-0027-8.

Lück, H. (2010). A gestão participativa na escola. 8. Ed. – Petrópolis, RJ: Vozes, Série Cadernos de Gestão. 124p.

Lück, H. (2011). Gestão Educacional: uma questão paradigmática. 3ª Ed. São Paulo: Vozes.

Moisés, J.V., Aznar, I. y Agreda, M. (2017). Liderança na Gestão Pedagógica: uma visão dos Directores das Escolas Secundárias. Journal for Educators, Teachers and Trainers, Vol. 8(1). 74 – 90.

Moraes, N. C & Felgar J. A. S.(2013). A importância da gestão escolar democrática http://revistaunar.com.br/cientifica/documentos/vol7_n1_2013/2_a_importancia_da_gestao_escolar_democratica.pdf

Oliveira, J. F; Moraes, K. N; Dourado, L. F. (2012) Gestão escolar democrática: definições, princípios e mecanismos de implementação.

Paro, V.H (2010). A educação, a política e a administração: reflexões sobre a prática do director de escola. Educ. Pesqui. [online]., vol.36, n.3, pp.763-778. ISSN 1517-9702. http://dx.doi.org/10.1590/S1517-97022010000300008in

Paxe, I. (2014). Gestão democrática da escola pública: propostas à reforma educacional em angola. Revista Educação e Fronteiras On-Line, Dourados/MS, v.4, n.10, p.39-52.

Pinto, C.B.G.C. (2009). Implicações da gestão escolar como garantia das relações Professor‐Aluno e de Sucesso no Processo Ensino‐aprendizagem.

Tome, A.S e Reis, R. K.C (2018). "A importância da controladoria na gestão empresaria", Revista Observatorio de la Economía Latinoamericana. ISSN: 1696-8352 En línea: https://www.eumed.net/rev/oel/2018/03/gestao-empresarial.html

Downloads

Publicado

2022-03-29

Como Citar

LUKOMBO, G. O Gestor escolar, sua influência na gestão democrática e participativa no magistério do Soyo. Revista de Políticas Públicas e Gestão Educacional (POLIGES), [S. l.], v. 2, n. 3, p. 4-31, 2022. DOI: 10.22481/poliges.v2i3.9711. Disponível em: https://periodicos2.uesb.br/index.php/poliges/article/view/9711. Acesso em: 21 dez. 2024.