Políticas Públicas na Educação do Campo: a Formação Docente no Município de Serra do Ramalho

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.22481/poliges.v2i1.8241

Palabras clave:

Educação do campo, Formação de professores do campo, Políticas Públicas

Resumen

A presente pesquisa intitulada ‘Políticas públicas na Educação: reflexões a partir do processo de formação dos docentes que atuam em escolas no campo no município de Serra do Ramalho- BA’ objetivou compreender como acontece a formação dos professores que atuam nas escolas do meio rural e como esta formação implica na prática pedagógica. A pesquisa foi desenvolvida com a direção, os professores de uma escola do campo da cidade de Serra do Ramalho e com a coordenadora geral de educação do município. Utilizou-se da abordagem embasada nos pressupostos qualitativos, a pesquisa foi de campo do tipo participante, e para produzir os dados essa investigação fez uso do questionário, entrevista semiestruturada, diário de campo e análise documental. A análise dos dados permitiu construir uma visão mais ampla a respeito dos significados atribuídos à educação do campo, à formação específica para atuar nessa modalidade de educação, bem como, a visão desses sujeitos a respeito do tipo de educação que é oferecida aos povos do campo. Os dados mostraram, também, a necessidade de ampliar as oportunidades de formação inicial e continuada específicas para os educadores do campo, com vistas a oportunizar a construção de habilidades que os instrumentalizem para desenvolver práticas que respeitem a cultura camponesa e contribuam para a construção da autonomia dos povos do campo.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Inaiara Alves Rolim, UNIVERSIDADE ESTADUAL DE SANTA CRUZ

Mestranda em Educação pela UESC, coordenadora de Educação do Campo na Secretaria de Educação de Serra do Ramalho - BA e membro do grupo de pesquisa GEPEMDECC, Brasil. Email: inaiararolim@gmail.com.

Edna Souza Moreira, UNEB campus XVII

Possui Doutorado em Educação pela Universidade Federal de Minas Gerais – UFMG; Mestre em Educação e Contemporaneidade pela Universidade do Estado da Bahia – UNEB; Professora do Departamento de Ciências, Humanas e Tecnologia – DCHT, Campus XVII, Universidade do Estado da Bahia – UNEB, no curso de Pedagogia. Email: esmoreira@uneb.br

Citas

ARROYO, Miguel Gonzalez. A educação básica e o movimento social do campo. In:_____,CALDART, Roseli Salete; MOLINA, Mônica Castagna (orgs). Por uma Educação do Campo. 2. ed. Petrópolis – RJ: Vozes, 2004.

BELTRAME, Sônia Aparecida Branco. A formação dos educadores do campo. Cadernos de Pesquisa: Pensamento Educacional, v. 4 n. 8, 2009. Disponível em: https://interin.utp.br/index.php/a/article/view/1907/1626 Acesso em 20 de março de 2021.

BRAGA, Luiz Ricardo; MOREIRA, Edna Souza. Educação do campo, currículo e formação de professores: retratos de uma realidade. VI Colóquio Internacional Educação e Contemporaneidade. São Cristovão-SE 2012.

BRASIL, Lei nº 9.394/96. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. MEC, Brasília, 1996.

BRASIL, Decreto nº 7.352, de 4 de novembro de 2010.

BRASIL, Ministério da Educação, Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade. Referencias para uma política de educação do campo: caderno de subsídios. Brasília, 2ª ed. 2005.

BRASIL, Diretrizes Operacionais para a Educação Básica nas Escolas do Campo – Resolução CNE/CEB nº1 de 03 de abril de 2002 – Ministério da Educação Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade (SECAD).

COELHO, Leila Rocha Sarmento. A função social da escola na educação do campo. Revista Lugares de Educação, Bananeiras/PB, v. 1, n. 2, jul.-dez., 2011.

MOLINA, Mônica Castagna; ANTUNES-ROCHA, Maria Isabel. Educação do campo, história, práticas e desafios no âmbito das políticas de formação de educadores – reflexões sobre o Pronera e o Procampo. Revista Reflexão e Ação, Santa Cruz do Sul, v.22, n.2, p.220-253, jul./dez.2014 http://online.unisc.br/seer/index.php/reflex/index.

SANTOS, Ramofly Bicalho dos. Histórico da educação do campo no Brasil- Eixo temático: Educação do Campo, Trabalho e Movimentos Sociais. In: Berenblum, Andrea & Oliveira, Lia Maria Teixeira de. Educação: diálogos do cotidiano. Seropédica (RJ): Outras letras Editora, 2011.

Publicado

2021-05-11

Cómo citar

ROLIM, I. A.; MOREIRA, E. S. Políticas Públicas na Educação do Campo: a Formação Docente no Município de Serra do Ramalho. Revista de Políticas Públicas e Gestão Educacional (POLIGES), [S. l.], v. 2, n. 1, p. 126-147, 2021. DOI: 10.22481/poliges.v2i1.8241. Disponível em: https://periodicos2.uesb.br/index.php/poliges/article/view/8241. Acesso em: 21 nov. 2024.

Número

Sección

Artigos