TORNAR-SE PROFESSOR (A):
GÊNESES DA IDENTIFICAÇÃO PROFISSIONAL DE SUPERVISORES DO PIBID NO CEARÁ
DOI:
https://doi.org/10.22481/praxis.v14i27.2919Palavras-chave:
Palavras-chaves: Identidade docente. PIBID. Professores da educação básica.Resumo
Este trabalho discute como professores da Educação Básica elaboram sua identificação docente. Por meio de entrevistas realizadas com trinta professores supervisores do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID), vinculados a seis instituições de ensino superior do Ceará, buscou-se responder ao questionamento: como docentes que exercem a função de supervisores no PIBID se tornaram professores?Os dados coletados são oriundos de um estudo mais aprofundado sobre Desenvolvimento Profissional Docente e Inovação Pedagógica, apoiado pelo Programa Observatório da Educação (Edital CAPES n. 049/2012). Para a análise recorreu-se às formulações de Marcelo (2000), Gatti (2009, 2012), Tardif e Lessard (2011), entre outros. Na discussão dos dados foram observados diferentes processos de elaboração da identidade docente: processos que dizem respeito ao gosto pelo conteúdo a ser ensinado, outros referentes à influência da família sobre a decisão de ser professor, havendo ainda aqueles que mencionam a atuação professoral no meio docente antes de tornarem professores licenciados. Ressalta-se, também, a presença de processos em que a formação do professor é fruto do acaso. As conclusões levaram à compreensão de que os processos sociais e individuais da docência surgem em percursos de formação e que se tornar professor não é via de mão única, pelo menos no tocante à opinião dos professores supervisores do PIBID participantes deste estudo.
Downloads
Metrics
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Você é livre para:
Compartilhar - copia e redistribui o material em qualquer meio ou formato; Adapte - remixe, transforme e construa a partir do material para qualquer propósito, mesmo comercialmente. Esta licença é aceitável para Obras Culturais Livres. O licenciante não pode revogar essas liberdades, desde que você siga os termos da licença.
Sob os seguintes termos:
Atribuição - você deve dar o crédito apropriado, fornecer um link para a licença e indicar se alguma alteração foi feita. Você pode fazer isso de qualquer maneira razoável, mas não de uma forma que sugira que você ou seu uso seja aprovado pelo licenciante.
Não há restrições adicionais - Você não pode aplicar termos legais ou medidas tecnológicas que restrinjam legalmente outros para fazer qualquer uso permitido pela licença.