TORNAR-SE PROFESSOR (A):

GÊNESES DA IDENTIFICAÇÃO PROFISSIONAL DE SUPERVISORES DO PIBID NO CEARÁ

Autores

  • Cláudio César Torquato Rocha Universidade Estadual do Ceará - Brasil
  • Maria Mikaele da Silva Cavalcante Universidade Estadual do Ceará - Brasil
  • Silvina Pimentel Silva Universidade Estadual do Ceará - Brasil

DOI:

https://doi.org/10.22481/praxis.v14i27.2919

Palavras-chave:

Palavras-chaves: Identidade docente. PIBID. Professores da educação básica.

Resumo

Este trabalho discute como professores da Educação Básica elaboram sua identificação docente. Por meio de entrevistas realizadas com trinta professores supervisores do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID), vinculados a seis instituições de ensino superior do Ceará, buscou-se responder ao questionamento: como docentes que exercem a função de supervisores no PIBID se tornaram professores?Os dados coletados são oriundos de um estudo mais aprofundado sobre Desenvolvimento Profissional Docente e Inovação Pedagógica, apoiado pelo Programa Observatório da Educação (Edital CAPES n. 049/2012). Para a análise recorreu-se às formulações de Marcelo (2000), Gatti (2009, 2012), Tardif e Lessard (2011), entre outros. Na discussão dos dados foram observados diferentes processos de elaboração da identidade docente: processos que dizem respeito ao gosto pelo conteúdo a ser ensinado, outros referentes à influência da família sobre a decisão de ser professor, havendo ainda aqueles que mencionam a atuação professoral no meio docente antes de tornarem professores licenciados. Ressalta-se, também, a presença de processos em que a formação do professor é fruto do acaso. As conclusões levaram à compreensão de que os processos sociais e individuais da docência surgem em percursos de formação e que se tornar professor não é via de mão única, pelo menos no tocante à opinião dos professores supervisores do PIBID participantes deste estudo.

 

 

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Biografia do Autor

Cláudio César Torquato Rocha, Universidade Estadual do Ceará - Brasil

 

 

 

 

Maria Mikaele da Silva Cavalcante, Universidade Estadual do Ceará - Brasil

 

 

 

 

Silvina Pimentel Silva, Universidade Estadual do Ceará - Brasil

 

 

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Publicado

2018-03-06

Como Citar

ROCHA, C. C. T.; CAVALCANTE, M. M. da S.; SILVA, S. P. TORNAR-SE PROFESSOR (A):: GÊNESES DA IDENTIFICAÇÃO PROFISSIONAL DE SUPERVISORES DO PIBID NO CEARÁ. Práxis Educacional, [S. l.], v. 14, n. 27, 2018. DOI: 10.22481/praxis.v14i27.2919. Disponível em: https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/2919. Acesso em: 26 set. 2021.

Edição

Seção

Artigos