DIMENSÕES A SEREM CONSIDERADAS PARA A DISCUSSÃO DE POLÍTICAS EDUCACIONAIS NA REALIDADE AMAZÔNICA

Autores

  • Maria Lília Imbiriba Sousa Colares Universidade Federal do Oeste do Pará – Brasil
  • Ana Elisa Spaolonzi Queiroz Assis Universidade Estadual de Campinas – Brasil
  • José Roberto Rus Perez Universidade Estadual de Campinas – Brasil / Universidade Federal do Oeste do Pará – Brasil

DOI:

https://doi.org/10.22481/praxis.v14i27.2926

Palavras-chave:

Palavras Chave: Políticas Públicas. Amazônia. Educação.

Resumo

No contexto de uma pesquisa financiada no escopo do Programa de Cooperação Acadêmica – PROCAD e nomeada "As Experiências Pedagógicas das Políticas de Educação Integral na Amazônia: Rede de Pesquisa e Formação Acadêmica" envolvendo três Universidades (Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP; Universidade Federal de Rondônia - UNIR e Universidade Federal do Oeste do Pará - UFOPA), este trabalho visa a parte norte do Brasil, em particular a cidade de Santarém, no estado do Pará. Nosso objetivo é problematizar e refletir sobre a relação entre três dimensões: socioeconômica, educacional e ambiental, que, embora apresentadas separadamente, são imbricadas e devem ser consideradas em uma perspectiva dialógica na discussão das políticas educacionais na realidade amazônica. A metodologia baseia-se em pesquisa bibliográfica e documental, de modo que os dados apresentados são oriundos de órgãos públicos nacionais e estaduais. Portanto, a estrutura do artigo possui uma introdução para apresentar a área onde o estudo é conduzido, seguido da exposição dos dados de cada dimensão, terminando com algumas considerações para discutir políticas públicas educacionais na região amazônica.

 

 

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Biografia do Autor

Ana Elisa Spaolonzi Queiroz Assis, Universidade Estadual de Campinas – Brasil

 

 

 

José Roberto Rus Perez, Universidade Estadual de Campinas – Brasil / Universidade Federal do Oeste do Pará – Brasil

 

 

 

 

 

 

 

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Publicado

2018-03-06

Como Citar

COLARES, M. L. I. S.; ASSIS, A. E. S. Q.; PEREZ, J. R. R. DIMENSÕES A SEREM CONSIDERADAS PARA A DISCUSSÃO DE POLÍTICAS EDUCACIONAIS NA REALIDADE AMAZÔNICA. Práxis Educacional, Vitória da Conquista, v. 14, n. 27, 2018. DOI: 10.22481/praxis.v14i27.2926. Disponível em: https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/2926. Acesso em: 22 dez. 2024.

Edição

Seção

Artigos