LEITURA E ESCRITA NA PERSPECTIVA DE PROFESSORAS PRÉ-ESCOLARES NA AMAZÔNIA PARAENSE.

Autores

  • Sinara Almeida da Costa
  • Rosianne de Sousa Valente
  • Hanna Helen da Silva Rêgo

DOI:

https://doi.org/10.22481/praxis.v14i29.4103

Resumo

Esta pesquisa, pautada nos pressupostos da Teoria Histórico Cultural de Vigotski está vinculada ao estudo “Os Sentidos de Escrita Atribuídos por Crianças Pré-Escolares”, desenvolvida no âmbito do Mestrado Acadêmico em Educação da Universidade Federal do Oeste do Pará - UFOPA. A metodologia consta de observações da prática docente e realização de entrevistas semiestruturadas com duas professoras de pré-escola, sendo uma da rede pública e outra da rede particular de ensino do município de Santarém, PA. Trata-se de uma pesquisa qualitativa com o objetivo de analisar as concepções das professoras da educação infantil acerca da leitura e escrita na pré-escola. A análise do trabalho permitiu observar o contraste quanto aos procedimentos metodológicos desenvolvidos no âmbito da leitura e escrita. Os resultados obtidos demostram que, ainda que haja diferenças significativas quanto ao proceder metodológico das duas professoras para a vivência das crianças com a cultura escrita, ambas se assemelham quando trazem a escolarização precoce para a rotina de atividades, promovendo um regresso quanto às conquistas advindas de estudos no que concerne às práticas de leitura e escrita na educação infantil. A formação das docentes implica diretamente em suas práticas, sendo norteadora para o seu planejamento, mediação e concepção de ensino. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Metrics

Carregando Métricas ...

Downloads

Publicado

2018-08-06

Como Citar

COSTA, S. A. da; VALENTE, R. de S.; RÊGO, H. H. da S. LEITURA E ESCRITA NA PERSPECTIVA DE PROFESSORAS PRÉ-ESCOLARES NA AMAZÔNIA PARAENSE. Práxis Educacional, Vitória da Conquista, v. 14, n. 29, p. 143-159, 2018. DOI: 10.22481/praxis.v14i29.4103. Disponível em: https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/4103. Acesso em: 23 nov. 2024.