VER PARA CRER? DESAFIOS EDUCACIONAIS SOBRE O PODER DA FOTOGRAFIA

Autores

  • Liliana Oliveira da Rocha
  • Patrícia Ferraz de Matos

DOI:

https://doi.org/10.22481/praxis.v14i29.4105

Resumo

Este artigo pretende reflectir acerca dos desafios educacionais levantados pelo poder da fotografia. Traça-se um contexto histórico e cultural em torno da invenção da fotografia, abordando a sua receptividade, a sua capacidade de espelhar a realidade e a sua elevação ao estatuto de arte. Abordam-se ainda os poderes da fotografia (dizer a verdade, manipular, encenar e ver alem do visível), sobretudo a partir dos ensaios de Roland Barthes, Walter Benjamin e Susan Sontag. Por fim, reflecte-se sobre a forma como a imagem fotográfica condiciona as experiências dos indivíduos.

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Publicado

2018-08-06

Como Citar

ROCHA, L. O. da; MATOS, P. F. de. VER PARA CRER? DESAFIOS EDUCACIONAIS SOBRE O PODER DA FOTOGRAFIA. Práxis Educacional, [S. l.], v. 14, n. 29, p. 177-197, 2018. DOI: 10.22481/praxis.v14i29.4105. Disponível em: https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/4105. Acesso em: 3 dez. 2021.