ESTÁGIO CURRICULAR: O MOVIMENTO DE CONSTRUÇÃO IDENTITÁRIA DOCENTE EM NARRATIVAS DE FORMAÇÃO
DOI:
https://doi.org/10.22481/praxis.v14i30.4365Palavras-chave:
Formação de professores. Estágio. Construção da identidade docente.Resumo
Este artigo resulta de investigação que focaliza o Estágio como espaço de aprendizagem e
construção da identidade docente, em contexto de formação inicial, no Brasil e em Portugal. O
objetivo foi analisar como estagiárias brasileiras e portuguesas entendem o componente do Estágio no
processo de construção da sua identidade profissional. Para tanto foram delineadas algumas questões:
Que elementos são destacados como relevantes pelos estagiários? De que maneira o Estágio contribui
para a construção da identidade docente? Como caminho metodológico optou-se pelo uso das
narrativas recolhidas em relatórios e memoriais de formação, adotando-se assim uma abordagem
qualitativa de análise. O suporte teórico é sustentado por referenciais da área da formação de
professores, área multidisciplinar em que diferentes saberes se cruzam. Os dados revelaram que os
movimentos de construção identitária se acentuam no espaço/tempo do Estágio, destacando-se nas
narrativas que esse processo ocorre em diferentes contextos, e que a observação, a (auto)reflexão e as
relações estabelecidas nesse período são fundantes para o processo de tornar-se professor.
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