ESCRITA LITERÁRIA: DESAFIOS E POSSIBILIDADES
DOI:
https://doi.org/10.22481/praxis.v15i31.4667Palavras-chave:
Educação. Escrita literária. Teoria histórico-cultural.Resumo
Trata-se do projeto de ensino “Escrita literária: desafios e possibilidades” desenvolvido com alunos dos primeiros anos dos cursos técnicos integrados ao Ensino Médio do Instituto Federal de Rondônia. As ações partiram da seguinte problematização: Como despertar o interesse dos alunos pelo texto literário e motivá-los a escrever textos diferentes daqueles usuais da área escolhida? Para isso delineou-se como objetivo criar ambiente favorável à leitura e escrita literária em que os discentes sintam-se sujeitos do processo. Na condução das ações, utilizamos os postulados de Fiorin e Savioli (2006) por defenderem a escrita literária como possibilidade de recriação do mundo, de Antunes (2003) que nos apresentou as várias etapas interdependentes e intercomplementares envolvidas na criação do texto literário, e na teoria Histórico-cultural de Vygotski (1995) que defende o uso da escrita a partir de uma necessidade do sujeito. Como eixos de ação, elaboramos situações em que os alunos tiveram contato com a leitura de textos literários, atuando como críticos do processo de composição textual, em seguida o planejamento da obra, revisão e reescrita. Como resultado tem-se que os alunos deixaram de ser leitores e escritores passivos e tornaram-se sujeitos da ação ao verem função no ato de escrever.
Downloads
Metrics
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Você é livre para:
Compartilhar - copia e redistribui o material em qualquer meio ou formato; Adapte - remixe, transforme e construa a partir do material para qualquer propósito, mesmo comercialmente. Esta licença é aceitável para Obras Culturais Livres. O licenciante não pode revogar essas liberdades, desde que você siga os termos da licença.
Sob os seguintes termos:
Atribuição - você deve dar o crédito apropriado, fornecer um link para a licença e indicar se alguma alteração foi feita. Você pode fazer isso de qualquer maneira razoável, mas não de uma forma que sugira que você ou seu uso seja aprovado pelo licenciante.
Não há restrições adicionais - Você não pode aplicar termos legais ou medidas tecnológicas que restrinjam legalmente outros para fazer qualquer uso permitido pela licença.