CONCEPÇÕES DE DESENVOLVIMENTO INFANTIL: O QUE REVELAM PROFESSORAS E DOCUMENTOS OFICIAIS
DOI:
https://doi.org/10.22481/praxis.v15i31.4679Palavras-chave:
Desenvolvimento infantil; Práticas pedagógicas; Educação infantil.Resumo
O objetivo deste artigo, parte de uma pesquisa, é analisar as concepções de desenvolvimento infantil de onze professoras de uma escola pública de Educação Infantil, situada no interior do estado de Minas Gerais e em documentos oficiais. Tem como foco identificar se as concepções de desenvolvimento infantil nos documentos e nas entrevistas com as professoras situam-se mais na esfera do cotidiano ou na esfera da atividade complexa. Trata-se de uma pesquisa qualitativa (2016), de abordagem histórico-cultural, tendo como foco o conceito de desenvolvimento infantil, atividade e linguagem como macrocategorias fundamentais para a compreensão do ser-criança. Os procedimentos metodológicos foram a entrevista e a análise de documentos oficiais. A análise dos documentos oficiais evidencia que o desenvolvimento infantil não é visto como um processo de todas as funções psicofisiológicas integradas da criança e relacionado ao processo de ensino e aprendizagem. Os
resultados evidenciam que as professoras entrevistadas se apoiam mais em conceitos do cotidiano para
sua atuação docente, o que aponta uma ausência de fundamentos teórico-metodológicos para nortear
suas práticas pedagógicas em conhecimentos científicos. Infere-se que a formação docente, seja inicial
ou continuada, precisa garantir aos professores a apropriação de conhecimentos científicos sobre a
criança e seu desenvolvimento.
Downloads
Metrics
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Você é livre para:
Compartilhar - copia e redistribui o material em qualquer meio ou formato; Adapte - remixe, transforme e construa a partir do material para qualquer propósito, mesmo comercialmente. Esta licença é aceitável para Obras Culturais Livres. O licenciante não pode revogar essas liberdades, desde que você siga os termos da licença.
Sob os seguintes termos:
Atribuição - você deve dar o crédito apropriado, fornecer um link para a licença e indicar se alguma alteração foi feita. Você pode fazer isso de qualquer maneira razoável, mas não de uma forma que sugira que você ou seu uso seja aprovado pelo licenciante.
Não há restrições adicionais - Você não pode aplicar termos legais ou medidas tecnológicas que restrinjam legalmente outros para fazer qualquer uso permitido pela licença.