FORMAÇÃO ACADÊMICA E INFLUÊNCIA DOS PROFESSORES NOS PROJETOS PROFISSIONAIS DE UNIVERSITÁRIOS
DOI:
https://doi.org/10.22481/praxis.v15i31.4681Resumo
Buscamos conhecer, sob a perspectiva de estudantes universitários, os pontos positivos e negativos da formação acadêmica e discutir, nas perspectivas da moral e da ética, sobre a influência dos professores nos projetos profissionais dos estudantes. Entrevistamos, utilizando o método clínico de Piaget, 51 universitários da área da saúde da Universidade Federal do Vale do São Francisco (UNIVASF), campus Petrolina. De forma geral, os participantes identificam mais pontos positivos do
que pontos negativos na formação acadêmica. Além disso, constatamos que aspectos relacionados aos
professores, ao relacionamento entre os alunos, à cultura da universidade, dentre outros, são identificados tanto como ponto positivo como ponto negativo. A maioria dos participantes considera que os professores influenciam seus projetos de vida profissional, e de forma positiva. No entanto, embora em baixa frequência, é importante considerar as respostas dos participantes que afirmam que seus projetos não são influenciados pelos professores e, principalmente, aquela que sinaliza que os professores influenciam de maneira negativa. Esperamos que os dados encontrados em nossa pesquisa instiguem trabalhos de intervenção no contexto universitário, proporcionando reflexões a respeito dos princípios que devem nortear um ensino comprometido com a ética e a transformação social.
Downloads
Metrics
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Você é livre para:
Compartilhar - copia e redistribui o material em qualquer meio ou formato; Adapte - remixe, transforme e construa a partir do material para qualquer propósito, mesmo comercialmente. Esta licença é aceitável para Obras Culturais Livres. O licenciante não pode revogar essas liberdades, desde que você siga os termos da licença.
Sob os seguintes termos:
Atribuição - você deve dar o crédito apropriado, fornecer um link para a licença e indicar se alguma alteração foi feita. Você pode fazer isso de qualquer maneira razoável, mas não de uma forma que sugira que você ou seu uso seja aprovado pelo licenciante.
Não há restrições adicionais - Você não pode aplicar termos legais ou medidas tecnológicas que restrinjam legalmente outros para fazer qualquer uso permitido pela licença.