DISCUTINDO CONCEPÇÕES SOBRE SEXUALIDADE INFANTIL: UM TEMA DELICADO

Autores

  • Litiéli Wollmann Schutz Universidade Federal de Santa Maria – Brasil
  • Lucas da Silva Martinez Universidade Federal de Santa Maria – Brasil
  • Sueli Salva Universidade Federal de Santa Maria – Brasil

DOI:

https://doi.org/10.22481/praxis.v15i31.4682

Palavras-chave:

Crianças. Educação infantil. Sexualidade infantil

Resumo

Esta pesquisa objetiva analisar as concepções construídas por três professoras da rede
privada de um município do Rio Grande do Sul, no nível da educação infantil, em relação às manifestações da sexualidade infantil. Desde muito pequenas as crianças expressam curiosidades sobre o seu corpo e o corpo dos outros, exploram e descobrem o que lhes causam dor, prazer e desconforto. As concepções acerca da temática, ainda se configuram como algo assustador e proibido,
fazendo com que a sexualidade infantil, permaneça, na maioria das vezes uma incógnita ao olhar adulto. Os estudos teóricos estão baseados em Louro (2008), Schindhelm (2013), Weeks (2000) entre outros e outras. Essa pesquisa caracteriza-se como qualitativa de cunho exploratório, tendo como principal ferramenta para a produção dos dados a entrevista desencadeada a partir de palavras e imagens utilizadas como evocadoras de memória. O resultado do processo foi organizado a partir de narrativas das professoras, e a análise centrou-se no destaque de percepções, concepções e ideias que
as professoras foram expressando em suas entrevistas. Como resultados da pesquisa pode-se perceber
que a discussão sobre sexualidade infantil está repleta de preconceitos e tabus. As professoras não se sentem preparadas para trabalhar esses aspectos com as crianças. Os espaços para a discussão e reflexão sobre a sexualidade infantil são quase inexistentes, prevalecendo o não dito.  

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Biografia do Autor

Litiéli Wollmann Schutz, Universidade Federal de Santa Maria – Brasil

Mestranda em Educação pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Membro do grupo de pesquisa Filosofia, Cultura e Educação (FILJEM).

Lucas da Silva Martinez, Universidade Federal de Santa Maria – Brasil

Doutorando em Educação pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM).

Sueli Salva, Universidade Federal de Santa Maria – Brasil

Doutora em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Pósdoutorado pela Universidade de Milão (UNIMI-Itália). Professora do Programa de PósGraduação em Educação da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM).

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Publicado

2019-01-17

Como Citar

SCHUTZ, L. W.; MARTINEZ, L. da S.; SALVA, S. DISCUTINDO CONCEPÇÕES SOBRE SEXUALIDADE INFANTIL: UM TEMA DELICADO. Práxis Educacional, Vitória da Conquista, v. 15, n. 31, p. 452-470, 2019. DOI: 10.22481/praxis.v15i31.4682. Disponível em: https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/4682. Acesso em: 22 dez. 2024.