Reflexões fenomenológicas sobre a dimensão pessoal na experiência docente e sua importância na formação continuada de professores

Autores

  • Ruben de Oliveira Nascimento

Palavras-chave:

Prática docente reflexiva, Saber docente, Formação continuada, Campo fenomenológico

Resumo

Neste artigo, propomos discutir aspectos da dimensão pessoal na experiência docente, compreendendo a prática docente como acontecimento num campo fenomenal, no qual a percepção que o professor desenvolve sobre esse espaço de atuação contribui para a conformação de subjetividades importantes para a significação de sua prática ou ação docente. Apontamos a subjetividade do professor como um tipo de saber docente útil ao desenvolvimento profissional e pessoal. Defendemos a idéia de que as explicações subjetivas que o professor elabora sobre sua prática docente orientam sua ação na prática, e essas explicações, uma vez devidamente objetivadas, podem ser um rico material auxiliar para a formação de professores, numa perspectiva reflexiva.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2005-07-15

Como Citar

NASCIMENTO, R. de O. Reflexões fenomenológicas sobre a dimensão pessoal na experiência docente e sua importância na formação continuada de professores. Práxis Educacional, [S. l.], v. 1, n. 1, p. 153-170, 2005. Disponível em: https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/486. Acesso em: 4 jul. 2022.