Reflexões fenomenológicas sobre a dimensão pessoal na experiência docente e sua importância na formação continuada de professores
Palavras-chave:
Prática docente reflexiva, Saber docente, Formação continuada, Campo fenomenológicoResumo
Neste artigo, propomos discutir aspectos da dimensão pessoal na experiência docente, compreendendo a prática docente como acontecimento num campo fenomenal, no qual a percepção que o professor desenvolve sobre esse espaço de atuação contribui para a conformação de subjetividades importantes para a significação de sua prática ou ação docente. Apontamos a subjetividade do professor como um tipo de saber docente útil ao desenvolvimento profissional e pessoal. Defendemos a idéia de que as explicações subjetivas que o professor elabora sobre sua prática docente orientam sua ação na prática, e essas explicações, uma vez devidamente objetivadas, podem ser um rico material auxiliar para a formação de professores, numa perspectiva reflexiva.
Downloads
Metrics
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-ShareAlike 4.0 International License.
Você é livre para:
Compartilhar - copia e redistribui o material em qualquer meio ou formato; Adapte - remixe, transforme e construa a partir do material para qualquer propósito, mesmo comercialmente. Esta licença é aceitável para Obras Culturais Livres. O licenciante não pode revogar essas liberdades, desde que você siga os termos da licença.
Sob os seguintes termos:
Atribuição - você deve dar o crédito apropriado, fornecer um link para a licença e indicar se alguma alteração foi feita. Você pode fazer isso de qualquer maneira razoável, mas não de uma forma que sugira que você ou seu uso seja aprovado pelo licenciante.
Não há restrições adicionais - Você não pode aplicar termos legais ou medidas tecnológicas que restrinjam legalmente outros para fazer qualquer uso permitido pela licença.