O CONCEITO DE AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM NO PROGRAMA NOVO MAIS EDUCAÇÃO

Autores

  • Heike Schmitz Universidade Federal de Sergipe – Brasil
  • Beatriz Noia Souza Universidade Federal de Sergipe - Brasil
  • José Luis Monteiro da Conceição Universidade Federal de Sergipe - Brasil

DOI:

https://doi.org/10.22481/praxis.v15i32.5053

Palavras-chave:

Avaliação da aprendizagem, Escola em tempo integral, Programa (Novo) Mais Educação.

Resumo

Nesta policy análise focalizamos no conceito de avaliação da aprendizagem no Programa Novo Mais Educação (PNME). Para estabelecer os critérios de análise, recorreu-se ao Quadro de referência de qualidade para escolas em tempo integral, sistematizado pelos pesquisadores alemães Holtappels, Kamski e Schnetzer (2009). Propõe-se responder quais desses critérios de qualidade da escola em tempo integral são também implícitos no conceito de avaliação aplicada no PNME. Para isso foram analisados os documentos oficiais do programa, como também, para fins de comparação, os documentos oficiais da implementação do antigo Programa Mais Educação (PME). Como principal resultado da análise, constata-se que na fase da implementação do PME não foi explicitado a avaliação da aprendizagem dos alunos. No PNME há uma preocupação com a avaliação, mas predomina a avaliação de competências cognitivas, principalmente em Português e Matemática, deixando outras competências e habilidades, como a cooperação e autocompetências, em segundo plano.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Metrics

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Heike Schmitz, Universidade Federal de Sergipe – Brasil

Doutora em Educação pela Universidade Federal da Bahia (UFBA). Professora da Universidade Federal de Sergipe no Departamento de Educação e no Núcleo de Pós-Graduação em Educação. Líder do Grupo de Pesquisa em Avaliação, Política, Gestão e Organização da Educação (APOGEU).

Beatriz Noia Souza, Universidade Federal de Sergipe - Brasil

Graduanda em Pedagogia pela Universidade Federal de Sergipe (UFS). e bolsista de Iniciação Científica COPES/UFS. Integrante do Grupo de Pesquisa em Avaliação, Política, Gestão e Organização da Educação (APOGEU)

José Luis Monteiro da Conceição, Universidade Federal de Sergipe - Brasil

Mestre em Educação pela Universidade Federal de Sergipe (UFS). Integrante do Grupo de Pesquisa em Avaliação, Política, Gestão e Organização da Educação (APOGEU).

Downloads

Publicado

2019-05-10

Como Citar

SCHMITZ, H.; NOIA SOUZA, B.; MONTEIRO DA CONCEIÇÃO, J. L. O CONCEITO DE AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM NO PROGRAMA NOVO MAIS EDUCAÇÃO. Práxis Educacional, Vitória da Conquista, v. 15, n. 32, p. 225-250, 2019. DOI: 10.22481/praxis.v15i32.5053. Disponível em: https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/5053. Acesso em: 25 abr. 2024.